A Petrobras vem sendo também obrigada a importar derivados para
abastecer o mercado interno, o que já teve impacto no balanço do
primeiro trimestre e, por causa da alta do dólar, deve ser ainda mais
forte no segundo. Segundo Graça Foster, o mercado brasileiro consumiu 570 mil barris de
gasolina por dia no primeiro semestre de 2012, dos quais 110 mil foram
importados. Fonte: Folha.
A importação de derivados de petróleo pela Petrobras subiu 13% no
primeiro semestre do ano, na comparação com o mesmo período de 2011. De acordo com Graça Foster, o lucro da estatal no segundo trimestre do
ano deve ser menos da metade dos R$ 9,2 bilhões registrados no primeiro
trimestre de 2012. A queda deve ser ainda pior se comparada ao lucro de
R$ 10,9 bilhões registrado um ano antes. O resultado deve ser fraco devido ao câmbio e às dívidas contraídas pela empresa.Fonte: Folha.
Eu venho insistindo sobre a fragilidade da Petrobrás, em função de a Companhia estar sendo utilizada pelo governo Dilma, como instrumento de política monetária, em prejuízo dos acionistas minoritários e enfim dos contribuintes em geral.
O governo insiste em manter sob controle os preços dos combustiveis, por conta das eleições municipais deste ano. O governo Dilma, quer e quer de qualquer maneira, ganhar as eleições municipais, oferecendo ao público uma falsa impressão de que o país está na plena normalidade.
Para suprir a falta de geração de caixa é que a Petrobrás está sendo obrigado a vender ativos filé mignon, o direito de exploração dos campos do golfo do México. Nada como um dia atrás do outro para confirmar que realmente a Petrobrás está sendo sucateada. Não é o que eu gostaria que estivesse acontecendo.
Ossami Sakamori, 68, engenheiro civil, foi prof. da UFPR
Twitter: @sakamori10
Um comentário:
Meu amigo SAKA. O brasileiro só vai acordar quando o país estiver totalmente quebrado e com inflação na casa dos 2 dígitos!!!
Postar um comentário