A pior seca dos Estados Unidos em décadas estimula uma produção recorde
de grãos no Brasil. Falta, no entanto, infraestrutura para vendê-los. Mas os antigos gargalos logísticos, que neste ano ganharam novos ingredientes, podem atrapalhar a festa. As greves de servidores federais, neste mês, e a dos caminhoneiros, no
mês passado, podem ter efeito prolongado e afetar o transporte da
próxima safra de soja. Fonte: Folha.
Hoje, em Lucas do Rio Verde (MT), toneladas de milho armazenadas a céu
aberto aguardam uma janela logística para seguir aos principais portos e
centros de consumo.
A falta de silos para guardar grãos, que põe em risco a colheita --por
deixar o cereal sujeito a influências externas, como o clima-, não é um
fato inédito. Ficou, porém, mais evidente neste ano. fonte: Folha.
"A produção cresce bastante, e a infraestrutura não acompanha. Em breve,
teremos problemas logísticos", diz o produtor Gilmar Dell Osbell, de
Bom Jesus do Araguaia (MT), que elevará em 55% a área de soja neste ano. Fonte: Folha.
A presidente Dilma vai anunciar nesta semana um conjunto de obras de infraestrutura no valor global de R$100 bilhões. Mas, por enquanto, vai ser tudo "espuma", porque as obras começarão a ser licitadas no ano que vem. Nem projetos de execução ainda tem. É programa para, de no mínimo 5 anos. Enquanto isso.... os agricultores se lascando, para não dizer outra palavra.
Já há algum tempo escrevi artigos sobre a deficiência de transportes rodoviárias, ferroviárias, fluviais no Brasil, aqui neste blog. Podem acessar se quiserem. O problema é gravíssimo. Não há no país um Plano Nacional de Desenvolvimento Econômico Social, muito menos, planejamento nacional de infraestrutura logística. Sempre é assim, espera explodir problemas para correr atrás do prejuízo.
Diante do problema, o que os sucessivos governos fazem? Anunciam "espumas" para satisfazer os eleitores, mas não para satisfazer os produtores, quer seja do campo ou das indústrias.
No Brasil o sistema é presidencialista. Lembro desta condições para apontar o verdadeiro culpado da situação que acabamos de relatar. Cabe à presidência da República tomar atitudes preventivas e curativas. Cabe à presidência da República elaborar Plano Nacional de Desenvolvimento Econômico Social, de longo prazo. Não adianta fazer PPA um plano de médio e longo prazo, pois PPA é uma colcha de retalhos que atendem apenas interesses comensais.
Pelo amor de Deus, presidente Dilma! Faça alguma coisa de concreto! Mostre que é gerentona, a imagem, que seus marketeiros passaram tentam passar à população . Ficar anunciando "espuma" como fazia o seu antecessor Lula, já caiu da moda. Pare de falar em "meu governo" como se a senhora fosse o dono do Brasil! Brasil é de todos nós! A senhora é apenas "síndico" temporário desse país que se chama Brasil. Vamos trabalhar, vamos?
Brasil é de todos nós!
Ossami Sakamori, 68, engenheiro civil, foi prof. da UFPR
Twitter: @sakamori10
2 comentários:
Ahahahaha, muito bom! Talvez, Sakamori, não haja ninguém competente o suficiente para sanar tais problemas, então, o que se vai fazendo de habitual é "empurrar com a barriga" ou com a peruca. Abraços.
Essas taipas aí... Aonde iremos parar ?
Postar um comentário