O governo Dilma Rousseff anuncia na próxima quarta-feira um pacote de
concessões que passará ao setor privado rodovias e ferrovias em obras
estimadas em R$ 90 bilhões nos próximos cinco anos. O pacote de quarta, que será anunciado em reunião com um grupo de 30
grandes empresários, inclui a concessão de rodovias no Sudeste, no
Centro-Oeste e no Nordeste com a exigência de duplicação de 5.700
quilômetros (algo como ir de São Paulo a Belém, no Pará, e voltar). Fonte: Folha.
Também será anunciada a concessão de 8.000 quilômetros (oito vezes a
distância entre São Paulo e Brasília) de novas ferrovias que serão
construídas e operadas pela iniciativa privada. Fonte: Folha.
No fim do mês, o governo deverá concretizar o plano de conceder três
portos novos, no Amazonas, no Espírito Santo e na Bahia, com
investimentos de mais R$ 5 bilhões, e o destravamento de outros R$ 5
bilhões de investimentos privados em portos já concedidos. Fonte: Folha.
Em setembro, será a vez das concessões de aeroportos, das medidas de
desoneração da folha de pagamento e do programa de redução do custo de
energia elétrica, ainda não fechados. Fonte: Folha.
O governo decidiu fatiar seu pacote de medidas para gerar notícias
positivas na economia ao longo dos próximos 30 dias. Além disso, quer
evitar a repetição de erros cometidos no lançamento de outros programas,
quando o número excessivo de ações deixou algumas sem destaque e
repercussão. Fonte: Folha.
A expectativa no mercado é que o governo leve de seis meses a um ano
para concluir os projetos de cada empreendimento e período igual para
realizar as concorrências que definirão os vencedores. Com isso, os investimentos de fato só devem começar a partir do segundo
semestre de 2013. Não haverá cobrança de outorga nas rodovias (quando se
cobra uma espécie de luvas para ter direito à concessão), mas o
ganhador deverá bancar os investimentos combinados com o menor pedágio. Fonte: Folha.
Procurarei ser objetivo, farei 5 observações pertinentes ao assunto.
Primeira. A iniciativa da presidente, de princípio, é positiva, porém, como em todos anúncios não existe projetos ainda, espero que não fique apenas em "anúncios espetaculosos" como aquele feito pelo presidente Lula em relação ao "pré-sal". De qualquer forma, é uma guinada no pensamento político do partido da presidente, que defendeu sempre a estatização do serviço público, que considero positiva.
Segunda. Os sucessivos governos, FHC, Lula e agora Dilma, simplesmente esqueceram de elaborar um Plano de Desenvolvimento Econômico Social do país de longo prazo. O que existe é uma colcha de retalhos previstos no PPA, aprovado pelo Congresso Nacional, atualizado a cada 4 anos. Isto é gravíssimo e pode trazer consequências sérias.
Terceira. É uma pena que na pressa da presidente Dilma em conceder as ferrovias, não tenha estabelecidos que elas deverão ser operadas com trens expressos, a uma velocidade média de 120 Km/h.
Quarta. Espero que a exigência de cumprimento de metas de duplicações nas rodovias, não seja tão generosos como foram as licitações já realizadas pelo presidente Lula e Dilma. As exigências de duplicações, foram muito generosas quanto ao prazo, tudo para conseguir, no curto prazo, tarifas menores.
Quinta. É uma pena que o anúncio das concessões sejam feitas, justamente no período de propaganda eleitoral, agosto e setembro. Por enquanto, anúncio de boas intenções, porque, de concreto não existem projetos executivos das obras que serão anunciadas.
Só o tempo dirá se os anúncios de boas intenções que serão feitos pela presidente Dilma efetivamente virem realidade, porque o país está a merecer uma infraestrutura adequada à sua dimensão geográfica e política.
Ossami Sakamori, 68, engenheiro civil, foi prof. da UFPR
Twitter? @sakamori10
Um comentário:
Caro Sakamori,
Já vimos este filme antes, Projetos fumaça, causam furor e depois ficam abandonados, tipo combustível de mamona, pré sal e aoutros trens balas da vida!
Me assustou hoje a quebra na safra de grãos dos EUA, enquanto tivemosa maior safra de milho no Brasil, ou seja vai subir o preço interno.
Outra coisinha, a população " com maior poder aquisitivo agora" consome mais proteina animal, que ficará muito mais cara apartir de Outubro, assim como a gasolina. Resultado! A velha inflação, majoração de preços sem controle, quem tem o produto cobra mais.
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