segunda-feira, 20 de agosto de 2012

MÉXICO CRESCE MAIS QUE BRASIL

Não é só no futebol que o México vem superando o Brasil. O país passa por um bom momento econômico, e diversos analistas consideram que a economia mexicana tornou-se a principal estrela da América Latina, suplantando o Brasil. No mercado de ações, enquanto o IPC mexicano valorizou-se 9,36% em 2012 e 19,08% nos últimos 12 meses, o Ibovespa ficou para trás, com 4,1% e 11,2%, respectivamente. O PIB mexicano cresceu 3,9% em 2011, comparado aos 2,7% do Brasil. Mas foram nos últimos trimestres que o contraste entre as duas economias ficou mais evidente. O México vem crescendo a um ritmo trimestral de 4% ou mais desde o segundo semestre do ano passado, enquanto o Brasil desacelerou a partir de um nível bem inferior: a expansão caiu de 2,1% no terceiro trimestre de 2011 para 0,8% no primeiro trimestre deste ano. Fonte: Estadão.

A diferença é particularmente forte no setor industrial, a área mais vulnerável da economia brasileira recentemente. O Brasil teve taxas negativas para a produção industrial nos últimos três trimestres, enquanto no México o segmento cresceu a um ritmo próximo de 5%. Refletindo a maré de otimismo com o México, o grupo financeiro Nomura previu em julho que a economia mexicana, crescendo a uma média de 3,5% a 4,5%, iria ultrapassar a brasileira num prazo de dez anos. Fonte: Estadão.

Enquanto o Brasil está preocupado com julgamento do mensalão, com a CPMI do Cachoeira, do plano espuma da Dilma e eleições municipais, o México está crescendo a uma taxa de 3,5% a 4,5% e o segmento industrial crescendo próximo de 5% ao ano.   Oxalá, o vento mude de direção aqui no front interno, para que a previsão da corretora Nomure não acerte na previsão.

Acorda presidente Dilma, que se não correr os mexicanos vão deixar o Brasil comendo poeira!

Ossami Sakamori, 68, engenheiro civil, foir prof. da UFPR
Twitter: @sakamori10

2 comentários:

Rose disse...

A ideologia ultrapassada do PT contra o setor privado vai afundar o Brasil.

Samuel Arthur *@samueletc disse...

A indústria no México cresce porque várias empresas norte-americanas ultrapassam as fronteiras em busca de salários menores. O lucro continua com os norte-americanos. O México ainda nao se descolou dos EUA. Todo setor industrial do país é transnacional. As fraudes eleitores no México em 2006 são notórias. PIB nao mede nada. Podem até estar crescendo, mas estão no atraso.