sábado, 28 de julho de 2012

VENEZUELA NO MERCOSUL, DIA 31

A presidente da Argentina, Cristina Fernández de Kirchner, viajará na próxima segunda-feira (30) a Brasília para participar da cúpula extraordinária do Mercosul na qual se oficializará a entrada da Venezuela no bloco, na terça (31).
A entrada da Venezuela foi aprovada em 29 de junho, na cúpula do Mercosul de Mendoza, no oeste argentino. Na ocasião, Argentina, Brasil e Uruguai aprovaram a incorporação do país governado por Hugo Chávez e a suspensão do Paraguai, devido à destituição de Fernando Lugo da Presidência. Com a suspensão paraguaia, foi possível a oficialização do país de Chávez, que se concretizará no evento da próxima terça em Brasília. O mandatário venezuelano, assim como a anfitriã brasileira Dilma Rousseff, já haviam confirmado presença.  Fonte: Folha.


A entrada da Venezuela no Mercosul foi aprovado pelo Parlamento brasileiro, o que importa.  A Venezuela dá dimensão maior ao Mercosul.  Como o próprio nome sugere, Mercosul é um bloco de natureza econômica, algo como Mercado Comum Europeu.  Resta ainda consolidar a entrada definitiva do Chile e Bolívia, que ainda são países convidados. A participação dos outros países da América do Sul, no futuro, também são importantes.  Com o tempo isso virá a acontecer. 


Não tenho dúvida de que, com a criação do Mercosul, as relações entre 4 países membros melhoram, em muito. A própria rivalidade entre argentinos e brasileiros vai se transformando em cooperação.  Muitos entraves e problemas a serem resolvidos ainda, mas a criação do bloco deu outra dimensão à América do Sul em específico.


Quando pensamos em bloco econômico, devemos agir visando um horizonte um pouco maior sem se ater aos nomes dos governantes de plantão, seja quem for.  Dentro desta visão, a suspensão temporário do Paraguai do bloco, foi erro também.  Afinal, por vias tortas a Venezuela está dentro do Mercosul, dando ao bloco maior representatividade perante mundo econômico global, o que importa. 


Ossami Sakamori, 67, engenheiro civil, foi prof. da UFPR
Twitter: @sakamori10

Um comentário:

Lucìlia disse...

Mesmo a Venezuela sendo governada pelo dèspota Chavez, e o Paraguai "expulso" por retaliação vc concorda. Isso porque economicamente serà bom? Como sua visão è de empresàrio e imvestidor, creio que temha visão a longo prazo. Como gosto de aprender, procuro ler vàrias opiniões, ou seja, leio artigos de pessoas diferentes para tentar formar a minha.