Abaixo, reprodução de trechos da coluna do articulista Sérgio Malbergier. Comentário muito interessante, que reproduzo sem o meu comentário, costumeiro. Perfeito texto. O inteiro teor, poderá encontrar no site da Folha. www.folha.com.br
Depois de passar o rolo compressor pelos bancos privados, o governo
Dilma volta-se agora contra as empresas de telefonia para exigir
melhorias no serviço privatizado pelos tucanos em 1998.
O governo Dilma e as agências reguladoras têm bons motivos para
questionarem setores que lideram rankings de reclamações dos
historicamente desprotegidos consumidores brasileiros. Coincidentemente,
são batalhas extremamente populares em todas as camadas da população.
Bingo! Depois do juro mais baixo, a telefonia melhor, o plano de saúde
mais generoso... Mesmo se o PIB não ajudar, a campanha de reeleição já
tem grandes bandeiras.
Mas seria muito bom se governo e agências usassem seus canhões também na
defesa dos consumidores dos serviços públicos de segurança, saúde,
educação, saneamento básico, para ficar só nos básicos. Quantas
reclamações estes serviços teriam no Procon? Quantas multas teriam de
pagar? Quantos investimentos teriam de fazer para darem atendimento
minimamente razoável à população, que compulsoriamente contrata seus
serviços ao pagar os pesados impostos?
Sérgio Malbergier é jornalista. Foi editor dos cadernos "Dinheiro" (2004-2010) e "Mundo" (2000-2004), correspondente em Londres (1994) e enviado especial da Folha a países como Iraque, Israel e Venezuela, entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário