sexta-feira, 20 de julho de 2012

BRASIL É BIPOLAR, AFIRMA FINANCIAL TIMES

Pelo jeito, não estou sozinho a dizer que a presidente Dilma é "bipolar".  Pelo menos, a Financial Times, afirma que o país que a Dilma governa é "bipolar". A reportagem foi publicada no jornal Estado de São Paulo.  Reproduzo trechos, sem edição.  
 
A economia brasileira continua “bipolar”, segundo uma reportagem do Finacial Times. Recentemente vinha se difundindo a ideia de que o País anda com um pé no freio e outro no acelerador. Por um lado o consumo aumentava, com ajuda de estímulos pontuais do governo, e por outro os investimentos e a indústria não acompanhavam.
Agora, o Financial Times observa outro tipo de ambivalência no País. Por um lado, o otimismo dos empresários está em queda – desceu de segundo maior do mundo, no primeiro trimestre, para oitavo, no segundo.
Por outro, o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), órgão do governo, informa que, na média, os brasileiros (aqui não só os empresários) estavam mais otimistas em junho deste ano do que em maio e também do que em junho do ano passado.

A reportagem pergunta “por que os empresários brasileiros ficaram subitamente deprimidos enquanto o cidadão médio, nas ruas, continua tão alegre?” A resposta vem em seguida: “Com a taxa de desemprego ainda em recorde de baixa, custos de empréstimo caindo e cortes de impostos em alguns produtos preferidos, a crescente classe média brasileira ainda está para sentir o impacto da desaceleração econômica.

A resposta é muito simples, se a presidente Dilma, toma atitude bipolar, o povo fica como barata tonta.  Alguns entram em depressão e outros em euforia.  Ou a mesma pessoa, o povo, ora está em depressão, ora em euforia.  Sintoma típico de uma pessoa bipolar, a presidente.  Que digam os médicos!

Ossami Sakamori, 67, engenheiro civil, foi prof. da UFPR
Twitter: @sakamori10

Um comentário:

Rose disse...

Bipolar é a midia, que ora mostra noticiários sobre a nossa infeliz realidade, ora convida analistas companheiros que vendem uma imagem de fantasia na TV.