terça-feira, 18 de setembro de 2012

MENSALÃO X REDES SOCIAIS


O Supremo Tribunal Federal (STF) vem julgando o processo penal de número 470, referente ao mensalão, com extremo rigor, que a população brasileira desejava.  Até que enfim, dá-se impressão de que o país entrou na rota da normalidade.  Havia algum tempo que não se via o julgamento de um processo importante para a vida do país, acontecer num clima de sobriedade e rigor.  O julgamento esta servindo de balizamento para o comportamento ético dos políticos brasileiros.  Fica o exemplo para que o país saia de um verdadeiro clima de "gandaia" que imperava antes dos votos de ministros do STF.  O julgamento não terminou, mas independente dos resultado, o Brasil cresceu perante o mundo.  

Isto que foi dito já é de conhecimento público.  O que quero chamar atenção nesta matéria é que os ministros do STF, sofreram pressões enorme da população para que assim agisse.  Se em outros tempos, as pressões vinham das passeatas de ruas, de panelaços e de movimento de caras pintadas, nos dias de hoje, as pressões vem das redes sociais, dos blogs, dos portais e de outras formas de comunicação via web. Este fato, tem passado despercebido pela grande maioria da população, mas é sinal dos novos tempos.  Assim como aconteceu a "primavera árabe" e agora recente a guerra civil na Síria vem a demonstrar claramente a importância da rede mundial de computadores.

Talvez, nós mesmos, participantes dos blogs, das redes sociais, não tenhamos tomado conta da importância da manifestação via web, para consolidação da verdadeira democracia no mundo e em especial no Brasil.  Por estas e outras razões é que abomino, veementemente, qualquer tipo de censura que venha a ser exercido em nome do Estado, cerceando a liberdade de expressão, qualquer que seja.  Exemplos de tentativa de censura, não faltam.  Eu tenho minhas convicções de que há censura exercido pelo aparelhos do governo nas redes sociais no Brasil.  É triste, mas é verdade!

Vamos em frente, que estamos ganhando a guerra, apesar de algumas batalhas perdidas!

Ossami Sakamori, 68, engenheiro civil, filiado ao PDT, foi professor da UFPR.  E-mail: sakamori10@gmail.com

3 comentários:

Ado Galvão disse...

A verdade e a liberdade sempre encontram meios de fazer suas vozes se sobreporem ao arbítrio e interesses escusos. E se for em nome da pátria, ecoará mais forte do que mil trombetas...

Agüero disse...

Concordo plenamente com Ado. A liberdade de expressão não será sufocada por pressões. É um caminho sem volta. WEB é a arma. Redes sociais, blogs, etc. Continue nessa força Ossami!

Rose disse...

O cidadão do Século XXI usa a tecnologia contra a truculência petista primitiva. Nossa PRIMAVERA é de flores, mas que sabe usar os espinhos para defender a Nação, jamais para agredir injustamente.