sexta-feira, 7 de setembro de 2012

DIA 7 DE SETEMBRO. COMEMORAR O QUE?

Hoje é dia 7 de setembro, dia que deveríamos estar comemorando a independência do Brasil.  Que independência?  Quando Dom João VI veio fugido do Portugal ao Brasil, fez uma dívida com o governo inglês para cobrir as despesas de viagem do trupe do seu reinado.  

Dom Pedro I, quando proclamou a República, o país já estava devendo tubos de dinheiro para os ingleses.  Daí começou a epopeia da dívida pública brasileira.  Passa governos, de militares a civis e de civis para militares, sempre endividando mais, dependendo cada vez mais de países do primeiro mundo.  E agora, também, dos chineses. Dependente em tecnologia e capital para os países do primeiro mundo.  Então, não somos independentes?  Ou somos?

Sai governo, entra governo, de todas matizes ideológicas, sempre os governos de plantão "achacando" o dinheiro do contribuinte.  Apenas mudam de nome a forma de achaque.  Uma hora comissão. Vez por outra nome pomposo como "fee" ou "flat" que nada mais são do que propinas.  Os tempos passaram e a sonegação de impostos ou facilitação de alguma coisa passaram a ser denominado de Caixa 2.  Na modernidade, os pseudos socialistas, a ladroagem passou a chamar de "dinheiro não contabilizado".  

Com nomes diversos, significando a mesma coisa, a "roubalheira explícita" de dinheiro público ou seja dinheiro do contribuinte, pelos agentes públicos e privados.  Como nos mensaleiros, os crimes são de colarinho branco, no máximo, as penas serão prisão domiciliar para aqueles que são condenados.  Ninguém dessa turma de condenados pelo mensalão, vai dividir a cela com reles presos, ladrão de galinha.  Estarão cumprindo pena nos mansões que eles vivem.

Eu brigo, resisto, brado, na tentativa de colocar o meu país denominado Brasil, livre e independente desses sangue sugas do país.  Ainda terei o prazer de um dia, comemorar a verdadeira "independência do Brasil" dos malfeitores do país.  Ainda não podemos, infelizmente.

Ossami Sakamori, 68, engenheiro civil, filiado ao PDT, foi prof. da UFPR.  E-mail: sakamori10@gmail.com

2 comentários:

sergio disse...

Querido "Saka": Mais uma vez, parabéns por sua inteligência e lucidez. Este texto é uma demonstração de que você conhece muito bem o país em que vive. Infelizmente, através dos anos, nada mudou. Continuamos a ser comandados por poderes inidôneos que roubam nosso dinheiro e riquezas... Nosso povo continua alienado e confiando nesses aproveitadores... Até hoje não tem, apesar da roubalheira e impunidade, um movimento para fechar esse congresso corrupto. Não tenho o mesmo otimismo que você... Vejo "nuvens negras" para o Brasil... Abraço, amigo :)

jmsolano disse...

Vc como sempre um craque quando escreve sobre o Brasil.