quinta-feira, 6 de setembro de 2012

SBT JÁ É MINORITARIAMENTE DO CARLOS SLIM, CONTRARIANDO REVISTA VEJA

A assessoria da EBX informou nesta quarta-feira que o empresário Eike Batista, controlador da holding, está sempre interessado em olhar novas oportunidades de negócios, mas não tem nenhuma negociação em curso para compra do SBT, rede de televisão do apresentador Silvio Santos. Fonte: Folha.

No sábado, a revista "Veja" informou que o empresário contratou um assessor, o tunisiano Aziz Ben Ammar, que estaria formando um fundo para captar dinheiro no Oriente Médio e Leste Europeu para comprar participações minoritárias em grandes empresas e fazer uma oferta pelo SBT. Fonte: Folha.

A pretensão do Eike Batista de adquirir o grupo SBT está longe de acontecer.  Acontece que o Senor Abravanel, conhecido com Silvio Santos, já vendeu 30% da participação acionária do SBT para o Carlos Slim, maior fortuna do mundo, dono da América Móvil.  No Brasil o Carlos Slim é dona da Claro e Embratel, agora, com forte atuação na mídia, via telecomunicações.  O Silvio Santos, acredito, só não vendeu o restante do controle do SBT para o magnata Carlos Slim porque a legislação brasileira não permite participação de estrangeiro em TVs além de 30%.

No Brasil, perante as autoridades, o Senor Abravanel é dono sozinho do SBT.  A venda se realizou há mais de 5 anos, na forma de "contrato de gaveta" comumente usado e aceito pela legislação internacional.  O Senor Abravanel tem ligação direta com o Carlos Slim,  esta ligação desconhecida pela grande mídia como a revista Veja.  Se soubesse do "contrato de gaveta" não teria falado tanta bobagem afirmando a possível compra do SBT do Silvio  Santos pelo empresário Eike Batista.  Da parte do Eike Batista, está tudo bem.  Quanto mais falar dele, massageia o ego dele.  Por falar em Eike Batista, as ações da companhia petrolífera OGX vem despencando há alguns meses.

Quem viver, saberá!

Ossami Sakamori, 68, engenheiro civil, filiado ao PDT, foi prof. da UFPR. E-mail: sakamori10@gmail.com

Nenhum comentário: