quinta-feira, 20 de setembro de 2012

MENSALÃO. LULA FOI O CHEFE DA QUADRILHA


Afirmar o que está dito na chamada deste artigo, vou responder pelo crime de difamação e calúnia.  Além de ter no meu encalço agentes do governo, pegando no meu pé.  Tenho experiências tristes sobre isto.  No entanto, se a imprensa não pode falar, vou me arriscar a falar.

Ao assistir detidamente, nestes últimos 50 dias de julgamento do processo penal de número 470, conhecido como mensalão, chego a mesma conclusão que a população, que tem o mínimo de consciência, chega.  Os réus do mensalão estão sendo abatidos um a um.  Num processo de volta à normalidade institucional, começando pelo STF. O poder judiciário é um dos pilares da democracia.  E este vem demonstrando ao país, para que veio ou para que existe.  Chego a me emocionar de orgulho pela instituição STF do Brasil. 

Curiosamente, o presidente Lula, que seria o pivô do esquema mensalão, operado pelo seu chefe da Casa Civil, José Dirceu, por longo período, mais de 2 anos, está fora do processo.  Nem vamos analisar quem pecou em não incluir o presidente Lula no processo mensalão.  Diz o Procurador Geral da República, que havendo indícios suficientes, deve iniciar o processo investigativo pelo juízo de 1ª instância.  OK. Não entendo uma linha de processo judicial, portanto acredito que isto tudo seja verdade.  Acredito que seja.  Nem tenho motivo para duvidar.

No entanto, as circunstâncias mostram que efetivamente o comando do processo mensalão coube ao presidente Lula.  A compra de votos dos parlamentares foram importantes para aprovação das leis importantes para o seu governo.  Se não houve conivência, houve omissão deliberada para que o processo mensalão fosse comandado pela Casa Civil, dentro do próprio Palácio Planalto.  As evidências de que realmente tivera sua anuência é cristalina.  Não deixam dúvidas.  Só o que falta é a prova material.  Apenas isto.  

Não posso afirmar, pelas letras jurídicas, que o presidente Lula é o chefe da quadrilha, mas moralmente, o povo já fez o seu julgamento.  O povo sabe que Lula foi o responsável pela quadrilha que operou o processo mensalão.  E a história nos mostrará e confirmará o que já é público e notório.

Ossami Sakamori, 68, engenheiro civil, filiado ao PDT, foi professor da UFPR. E-mail: sakamori10@gmail.com

2 comentários:

Unknown disse...

Nada de incrível, Coincidência ou não, temos o mesmo ponto de vista, e o mesmo raciocínio sobre o assunto, mas tenho certeza que não somos só nos.

Fernando disse...

Bravo! Você é mesmo o cara dos culhões! Bravo!