domingo, 2 de setembro de 2012

PETROBRAS. NAVIO PLATAFORMA EM TESTE, PEGA FOGO!


Um navio plataforma encomendado pela Petrobras à Odebrecht Óleo e Gás pegou fogo enquanto fazia testes no mar de Cingapura. O navio faz parte de uma encomenda que a estatal fez ao consórcio Odebrecht Óleo e Gás/TK. De acordo com a Odebrecht Oléo e Gás, o navio estava em testes, na última quinta-feira (30), quando ocorreu o incêndio. Fonte: Folha.


O navio, que terá de voltar ao estaleiro para reparos, tinha previsão de entrega em outubro. Batizado de FPSO Cidade de Itajaí, o navio tem capacidade de produção de até 80 mil barris de petróleo por dia. A construção foi contratada pelo consórcio ao estaleiro Jurong, no país asiático. A Petrobras apresentou o FPSO em agosto como uma das duas plataformas que iriam garantir o cumprimento das metas de produção da companhia.  Fonte: Folha.

Eu venho chamando atenção sobre o açodamento em lançar diversos programas da Petrobras, sobretudo do pré-sal.  Assim como aconteceu o incêndio da plataforma na fase de teste, não garante que isto venha ocorrer na fase de produção.  O caso de vazamento de óleo do poço de Campo de Frade, da Chevron, só vem a confirmar, também, que negligências campeiam o sistema de produção de petróleo no Brasil.  

A presidente Dilma e a presidente da Petrobras, Graça Foster vem forçando a barra, em antecipar a produção de óleo no sistema pré-sal e isto me preocupa muito.  Além de ter ouvido em depoimento, em audiência pública no Senado, o representante dos petroleiros sobre fragilidade do sistema de segurança na produção de óleo da Companhia, só vem a confirmá-lo com este incêndio.  Imagine, se acontece acidente na exploração do petróleo a 7.000 metros de profundidade!  Se BP levou meses para resolver problema do vazamento no pós-sal, o que poderá acontecer no pré-sal?  

Garanto que não estou torcendo contra Dilma, pelo contrário estou defendendo a população brasileira de um possível desastre ambiental irreparável, na fauna marinha brasileira.  Todos comentários postados me remetem como o paladino da oposição e tentam grudar na minha testa como se eu fosse um tucanalha. Não nem uma coisa, nem outra.  Não quero saber, à essa altura, de partidarizar os temas nacionais.  Não sou nem PT e muito menos PSDB.  Sou apenas partidário do Brasil Melhor!

Ossami Sakamori, 68, engenheiro civil, filiado ao PDT, foi prof. da UFPR. Twitter: @Sakamori10

2 comentários:

Chico Ribeiro disse...

Não incomode-se com as opiniões maldosas, siga a sua lina de raciocínio, que está BOA de mais. Esclarecedora e patriótica.

Unknown disse...

Concordo plenamente.