terça-feira, 25 de setembro de 2012

LULA SE COMPARA A DEUS!



O ex-presidente Lula disse ontem, em comício em Mauá, que agradecia a Deus por ter curado seu câncer para que possa reeleger a presidente Dilma Rousseff em 2014. "Uma única coisa que eu agradeço a Deus: é que ele me curou. Para que eu possa não apenas eleger Donisete [Braga, candidato em Mauá] como também para, se Deus quiser, em 2014, reeleger a companheira Dilma", afirmou. Fonte: Folha.

O Brasil é um país democrático, assim creio.  Cada um pensa como quiser e diz o que quer, são direitos fundamentais do cidadão braisleiro.  Está escrito na Constituição brasileira.  Embora, muitas vezes, não se cumpre com fidelidade, o que diz o Artigo 5º sobre os direitos fundamentais do cidadão, está lá, como Cláusula Pétria.  Cada cidadão brasileiro pode ter sua religião e sua crença.  E sobretudo, cada cidadão pode expressar o seu pensamento livremente, sem censura.  Aquele que o faz, responde por aquilo que expressa, perante a lei.  É assim a Carta Magna, objeto de uma matéria minha sobre o tema com o título "Artigo 5º da Constituição".

Voltando ao assunto da declaração do presidente Lula.  Ele não infringe o seu direito de expressão de pensamento.  Presidente Lula, embora, semi-analfabeto, como ele se proclama, ele é muito inteligente.  Tudo que ele diz, traduz o que ele pensa, mesmo em linguagem tosca.  Ele disse que é a "única coisa" que agradece a Deus, se referindo ao câncer que se acometeu e que, segundo ele, Deus o curou.  As outras conquistas veio do seu poder, assim entendi. Ele se acha todo poderoso, como de fato é, uma espécie de chefe da quadrilha que governo o país. Muitos líderes da história da humanidade se achavam infalíveis e onipotentes.  Para refrescar a memória, todos eles tiveram fim tristes, sem exceção. Lula toma caminho daqueles. Que Deus preserve a sua saúde, o que todo brasileiro deseja.  Mas, para o seu próprio bem e para que parcela significativa da população continuem o adorando, que deixe de se comparar a Deus.  

Presidente Lula, você já fez muito pelo Brasil, apesar de lambança do mensalão, mas está na hora de retirar-se da vida política. Recomendo. Primavera já chegou!

Ossami Sakamori, 68, engenheiro civil, foi professor da UFPR, filiado ao PDT. Twitter: sakamori10@gmail.com

Nenhum comentário: