sábado, 13 de outubro de 2012

DILMA ESTÁ ENTERRANDO A PETROBRAS!



A presidente da companhia, Maria das Graças Foster, apresentou no dia 28 ao ministro da Fazenda e presidente do conselho de administração da Petrobrás, Guido Mantega, uma lista extensa de projetos que podem precisar ser suprimidos por falta de caixa. Do ministro, Graça ouviu na ocasião que o conselho de administração da Petrobrás não é o fórum adequado para decidir sobre reajustes. Segundo as fontes, Mantega manteve a indicação de que haverá aumento, mas a data e o porcentual estão em aberto e dependem de uma complexa conjuntura inflacionária, em avaliação pelo governo. Não está confirmado ou descartado aumento ainda neste ano. Fonte: Folha.

Ao apresentar a lista de projetos que poderiam ser cortados, há duas semanas, Graça pediu uma recomposição dos aumentos que não foram dados em junho. Mesmo após os reajustes, o Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE) calcula a defasagem de preços com o mercado internacional hoje em 26%, e o prejuízo acumulado de janeiro a agosto em R$ 3,3 bilhões. Em um dos cenários apresentados por Graça ao governo no encontro, há duas semanas, a presidente da Petrobrás abriu mão de um reajuste neste ano, pedindo aumento único em janeiro - quando a redução de preços no setor elétrico deve dar um alívio à inflação. Fonte: Folha.


A presidente Dilma e o seu ministro da Fazenda Guido Mantega erraram e continuam errando em segurar o aumento do preço dos combustíveis, unicamente, em função do calendário eleitoral.  Os prejuízos se acumulam mês a mês.  E o percentual de defasagem está muito alto, 26% na refinaria, segundo CBIE.  O efeito do aumento de capital da Petrobrás efetivado pelo presidente Lula, a esta altura, praticamente se anulou.  Agora, a Petrobras está queimando a própria gordura.  Já se sabe que a Companhia colocou à venda o filé mignon, que são as participações nos poços do Golfo do Méximo, muito promissores.  Só resta mesmo, vender aos estrangeiros parte da reserva do pré-sal.  Não vai tardar muito. 

Em matéria anterior, coloquei que a Petrobras está vendendo almoço para para poder jantar, isto está demonstrado que é fato real, comprovado pelas próprias declarações da presidente da Petrobras Graça Foster. Não pode passar despercebido a incompetência, também, da própria Graça Foster. Por ocasião da sua indicação, a presidente Dilma, enalteceu a capacidade da indicada, a Graça Foster, sua companheira de cela no DOPS à época da ditadura.  Parece que o curriculum de ter sido companheira de cela não tem funcionado no caso da Petrobras.  Ou a parceria está funcionando tão uníssona que, juntos, Dilma e Graça Foster estão enterrando a Petrobras.  À essa altura, a recomposição da Petrobras, no "status quo" anterior à administração do governo Dilma, vai ser à duras penas, como demonstrado aqui.

Dilma está enterrando a Petrobras!

Ossami Sakamori, 68, engenheiro civil, foi professor da UFPR, filiado ao PDT. Twitter: @sakamori12



Um comentário:

Francisco Sales Queiroz disse...

No buraco o LuloDiumoPTismo já pôs! Falta agora finalizar as pás de terra que já começaram a pôr! De qualquer forma essa conta o povo vai pagar de uma forma ou de outra e um aumento certamente sairá logo após o segundo turno! Se brincar, eles não esperam nem a contagem dos votos e já anunciam essa facada no bolso dos brasileiros!