Receba novas matérias via e-mail adicionando o endereço

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

BOVESPA DEVE OPERAR EM ALTA


Day after do furacão Sandy.  Os prejuizos constatados são menores do que se imaginava, US$ 20 bilhões.  Para os EEUU o número é relativamente pequeno.  O sistema de alerta funcionou, ainda assim, houve 30 mortes, o que é triste.  Mas, poderia ter sido pior, se não funcionasse o sistema de alerta.  Enfim, o furacão Sandy passou e a NYSE vai abrir hoje.  

A economia globalbateu no fundo do poço.  E como as bolsas mundiais, menos NYSE, antecipam os fatos futuros e operarm em alta, desde segunda-feira.  Apesar do Sandy, o Dow Jones e Nasdaq devem abrir em alta, creio em alta expressiva, apesar do índice futuro indicar alta moderada.  Cada analista apresenta o seu ponto de vista, concordando ou não. A minha análise, que venho divulgando desde segunda-feira (29/10), indica que as bolsas mundiais bateram no fundo do poço.

O índice Bovespa deve ser de alta, colado nos índices mundiais, notadamente no do Dow Jones.  Não vejo motivo objetivo que indique o contrário.  Mesmo aqui no Brasil, terminado as eleições municipais e a Petrobras anunciando o aumento de combustíveis em 15%, mesmo que em janeiro de 2013, o índice Bovespa deve caminhar para uma trajetória de alta.  Expressiva ou não, será de alta.  Os pequenos investidores deverão retornar ao mercado, em consequência.  

A trajetória de alta deve estar, sempre, acompanhada de períodos de realizações de lucros, o que é normal em bolsas.  Será normal, também, alguns papeis, contrariando a tendência geral operar em baixa.  Faz parte do mercado de ações.  Como já disse anteriormente, enfáticamente, o mercado de ações é para investimento de longo prazo.  Longo prazo, no meu entender, vai além de 5 anos!  Ideal seria, comprar papeis para viver de dividendos das companhias, sem ter que vender, como fazem os fundamentalistas.

Lembre-se da máxima do mercado.  Na média, quem ganha são os investidores institucionais ou grandes especuladores.  Os pequenos mais perdem do que ganham.  Os pequenos fazem o papel de vítimas do processo especulativo.  Quem entra no jogo terá que estar consciente disso.  É quem gosta mesmo do jogo acho melhor ir para Punta Del Leste ou para Ciudad Del Leste jogar no cassino, que dá quase na mesma.  

Ossami Sakamori, 68, engenheiro civil, foi professor da UFPR, filiado ao PDT.  Twitter: @sakamori10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não há censura ou moderação nos comentários postados aqui.
De acordo com a legislação em vigor, o editor deste blog é responsável solidário pelos comentários postados aqui, inclusive de anônimos.