sábado, 24 de agosto de 2013

Dilma está com bomba no colo! Cartel do Siemens.

A coluna da Sonia Racy, do tradicional jornal Estadão, de ontem, traz notícias importantes sob o título "A quem interessar", detalhando a participação da empresa Siemens, auto-denunciante do cartel do Metrô de São Paulo, nas obras do PAC.  


Siemens participa em obras:

1. Refinaria Premium 1 no Maranhão (Chemtech)
2. Refinaria Premium 2 no Ceará (Chemtech)3. Refinaria Abreu e Lima em Pernambuco (Chemtech)
4. Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Chemtech)
5. Plataforma P-58 no Espírito Santo (Chemtech)
6. Usina de Belo Monte, no Pará (Voith Hydro, joint venture da Siemens)
7. Usina de Jirau (Siemens)
8. Usina de Santo Antônio (Siemens)
9. Parques eólicos nordestinos (Siemens)
10. Gasoduto Sudeste/Nordeste, da Petrobrás (Siemens)


Comentário.

Há dias o ministro da Justiça do governo Dilma Eduardo Cardozo veio ao público denunciar suposto esquema de cartel denunciado pelo próprio integrante do cartel, a empresa Siemens, que teria acontecido nos sucessivos governos do PSDB, em especial, do Geraldo Alckmin de São Paulo.  

O esquema de METROduto vem sendo sistematicamente colocado na imprensa, informando os nomes dos supostos beneficiários.  Digamos vazamento de documentos de investigações, supostamente, sigilosos do inquérito policial.   Nada contra a denúncia da imprensa. Como já disse nas duas matérias específicas sobre METROduto do Geraldo Alckmin, toda suspeita deve ser apurada e os responsáveis sejam punidos, se for o caso, incluindo o governador Alckmin.  

A prática de carteis estão disseminados em todos órgãos públicos, federais, estaduais e municipais.  Só não vê quem não quer enxergar.  O famoso caso de cartel dos empreiteiros do DNIT continuam agindo com desenvoltura nos governos Lula e Dilma.  E outros tantos que nem vou tomar tempo para contar.

Vamos ao assunto da empresa alemã Siemens que teria auto-denunciado a participação no cartel de fornecimento de equipamentos para Metrô de São Paulo.  O cartel de fornecimento de equipamentos e peças não se circunscreve ao Metro de São Paulo, conforme relação de obras e órgãos em que a mesma empresa Siemens participa.  

Nem tudo que reluz é diamante.  Diante da auto-denúncia pela empresa Siemens perante o CADE, coincidentemente, vinculado ao ministério da Justiça, deveria o mesmo ministro da Justiça mandar apurar com todo rigor que se aplica ao Metro de São Paulo, nas obras da sua própria esfera, o governo federal, a possível ocorrência de carteis nos fornecimentos de equipamentos e peças da Siemens para inúmeras obras do PAC.  

Vou longe ainda, que crie CPI do cartel do Metrô de São Paulo, com abrangência para as obras do PAC.  Que apure tudo que tem que ser apurado.  Que além do Metrô de São paulo, os responsáveis pela liberação de verbas do PAC e da própria mãe do PAC, a presidente Dilma, sejam investigados com rigor que será dado ao governador Alckmin. O assunto urge porque os principais suspeitos Geraldo Alckmin e Dilma Roussef são respectivamente candidatos à reeleição ao governo de São Paulo e à presidência de República.

Condeno veementemente, a não convocação da CPI.  Espero, também, que a CPI, não fique inconcluso como aconteceu com a CPMI do Cachoeira num acordo entre o PT e PSDB.  

Ossami Sakamori

4 comentários:

Unknown disse...

O PT anunciou que é favor da CPI da Siemens, mas é tudo jogo de cena. A CPI se tornou numa bancada de acordos e barganhas, estamos vendo, aqui no Rio, o que está acontecendo com a CPI que vai "investigar" os abusos da empresas de ônibus. A CPI está desmoralizada, o que, na minha opinião deveria ser considerada motivo de uma séria crise política e institucional.

sakamori10@gmail.com disse...

Recebo muitas críticas sobre cartel que faz parte Siemens. Dizem estas pessoas, que Siemens praticou corrupção somente nos governos do PSDB. Será? Precisamos, sim, apurar a participação da Siemens nas obras do PAC, por que não?

Unknown disse...

Sim, a qualquer CPI que for feita, sempre irá desaguar no PT e seu aliados. A rede de corrupção do PT e aliados é muito mais ampla do que imaginamos.

Anônimo disse...

Na verdade, meu caro amigo Sakamori, quem está com uma bomba na mão é o povo brasileiro que assiste seu lindo país afundar num mar de corrupção e impunidade. Ou acabamos com esses 3 poderes de Brasília ou eles acabam com o Brasil. Ass.: OLD MONSTER.