Amazônia é nossa! Perito Judicial Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Foi professor da Escola de Engenharia da UFPR. Macroeconomia e política.
quinta-feira, 11 de abril de 2013
DILMA é SARNEY DE SAIA, na economia!
O Planalto já trabalha com a possibilidade de o Banco Central elevar os juros na próxima semana, apesar de fazer uma avaliação positiva da inflação oficial de março. No mês passado, o IPCA avançou 0,47%, ante 0,60% em fevereiro. Fonte: Folha.
Na avaliação de auxiliares de Dilma, o BC pode decidir agir imediatamente mais para, no curto prazo, influenciar na formação das expectativas sobre a inflação. O efeito de médio prazo seria garantir que o IPCA se distancie dos 6%, iniciando trajetória mais consistente na direção do centro da meta, de 4,5%. Fonte: Folha.
Comentário.
A Dilma e a equipe econômica, vem a demonstrar, inequivocamente, de que não estão preparados para conduzir a política econômica do governo, se é que tenha alguma. Cada um fala, pensa e age de maneira dissociada, sem se importar com as metas do governo anunciado pelo Banco Central do Brasil. Presidente Dilma, ministro Mantega e presidente do BC Alexandre Tombini falam línguas diferentes. Isto é ruim para todos os atores da economia brasileira. O Aero Lula está sem Plano de Voo. É voo cego, mesmo! Quando encontra pequena turbulência não sabem o que fazer para estabilizar o voo.
A meta de inflação estabelecida pelo próprio governo, quando mandou orçamento para o Congresso, previu que seria de 4,5%. Essa história de "teto" e "piso" da meta, admitindo variação de 2% para cima ou para baixo do "centro" da meta não tem importância nenhuma. O artificio foi criado pelo Banco Central, certo de que a meta perseguida fugirá do controle. Por que, de repente, toca alarme, acende luz amarela, porque ultrapassou o "teto" (sic) de 6,5%? Deveria ter-se preocupado quando estava fugindo da meta de 4,5%!
O governo diz que vai aumentar a taxa Selic. O mercado financeiro sugere que faça isto. Falam até em números, 3 tacada de 0,25%, para terminar o ano em 8% ao ano. Sendo que a primeira, já neste mês, ou na pior das hipóteses na próxima reunião do COPOM. Outra mentira inventada pela equipe da Dilma. Os juros, sozinhos, não segura a inflação! Se assim fosse, os EEUU, Alemanha e Japão estariam com inflação explodindo, respectivamente eles praticam juros de 0,25%, 0,75% e 0,10% ao ano. Juros Selic altos, podem resolver, momentaneamente, crise de liquidez no sistema.
A inflação é provocada pelo excesso de liquidez no sistema. Uma pequena parte do circulante poderão migrar para os títulos do Tesouro, teoricamente, enxugando o mercado. Teoricamente, porque na contra mão, o governo estimula o crédito através de bancos oficiais, despejando dinheiro no mercado. É mais ou menos aquela história de tentar enxugar o gelo com o pano. No caso o gelo é o Crédito Fácil e o pano é a taxa Selic. O governo deveria se preocupar é com o tamanho do gelo, não o tamanho do pano. Dá para entender, assim?
A inflação está comportado, segundo governo, porque está dentro dos limites da meta. Esta história maluca de meta de inflação estar no intervalo entre 2,5% e 6,5%, que só doido pode entender. E todos os agentes do governo e da iniciativa privada, entendem esta linguagem maluca! Eu não entendo assim. Se a meta da inflação é de 4,5% tem que ser 4,5% e pronto! Agora, vai a bomba relógio! Eu já disse em outras matérias que há uma bomba relógio ligado.
A inflação está dentro da meta da Dilma, graças ao engessamento do dólar no patamar de R$ 2. A inflação comportada embute defasagem de preço de combustíveis na bomba, impondo pesado ônus para a Petrobras. A inflação está no patamar que está, porque o custo das térmicas ligadas, R$ 1,5 bilhão ao mês, não está sendo transferido para tarifas. O engessamento não pode perdurar por muito tempo, sob pena de quebrarem empresas exportadoras privadas, Petrobras e Eletrobras. Está cada vez mais próximo, a hora de onça beber a água.
Impressiona-me muito, a calma da Dilma, sobretudo com os engessamentos. Ela parece muito feliz. Lembro-me, da cara do Sarney à época do congelamento de preços, parecia muito feliz. Alertas ao Sarney, à época do Plano Cruzado, foram feitas, mas o Sarney optou em manter a popularidade em alta, em detrimento da correção do rumo. Deu no que deu, explodiu! A presidente Dilma, faz a mesma coisa. Para manter a popularidade em alta, mantém engessado o mercado. Se não fizer correção do rumo, no curto prazo, isto tudo vai explodir! O primeiro sinal de alerta foi dado, o índice de inflação anualizada de março acima da meta. Isto é apenas o começo!
Dilma é Sarney de saia, na economia!
Ossami Sakamori, 68, engenheiro civil, foi professor da UFPR, filiado ao PDT. Twitter: @sakamori12
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Isso tudo poderá por a perder o REAL.
Saka,...
Bem,...ao menos o Sarney tinha seus "ficais". Dilma tem seu "consumidores gastadores", que de forma atabalhoada, mantém a ilusão do consumismo. Digo ilusão, por que a conta, seja via carnê ou impostos(o carnezão do leão),terá que ser, ou paga com nosso suor, ou pendurada na conta da inadimplência.
Dilma&Mantega, simplesmente não entendem NADA de economia! Eles estão certos de que o rabo é que abana o cachorro. Esquecem que a base da economia, é a poupança e não a gastança; que crescimento é produtividade e não "chutes" de bolas de cristal, desprovidos de nexo,que só fazem o Ministro Mantega(rançosa) ser o palhaço mór da república,...câmbio pode até ser algo manipulado(afinal que nação não dá uma mãozinha?), mas tem que ser feito com maestria, mantendo-o no centro da realidade factível para o bom andamento da balança comercial e mais: Inflação não é algo que admita brincadeiras ou margens folgadas. Inflação é um monstro que cresce assustadoramente; fica grande e ninguém mais controla ou domina! O bicho cria vida própria e engole principalmente bobalhões como Dilma&Mantega,..aliás, alimenta-se deles!
Como o colega acima, tenho respeitoso receio pelo destino do Real. Temo que tudo acabe em pizza, mas sem tomates e queira Deus que tenhamos ao menos o trigo nosso de cada dia,....
Não, Dilma não é o Sarney de saias,...na verdade é ele, nu!
Perfeito Sakamori , parabens pela iniciativa.
Eu trabalho com desenvolvimento de software para bancos de investimentos nos USA , e de 2 anos pra ca tenho visto muita transferencia de dinheiro muito dinheiro dos politicos brasileiros para bancos em Miami , eles sabem muito bem que o real vai implodir
Prezado Alex,
Estas transferências duvidosas, vão ser facilitadas com a instalação, definitiva do BB Américas. Estou de olho, nisso!
Nos próximos dias, farei matéria sobre a conjuntura atual. Nuvens pretas no horizonte.
Qualquer informação confidencial poderá ser enviada no e-mail: sakamori10@gmail.com . O sigilo da fonte, sempre, será preservada.
Obrigado pelo útil comentário!
Postar um comentário