Amazônia é nossa! Perito Judicial Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Foi professor da Escola de Engenharia da UFPR. Macroeconomia e política.
sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013
OBRIGADO AMIGOS! 1 ano de blog.
Este blog completa hoje, 1 ano de existência. Estou a comemorar. Para um engenheiro que mal sabe expressar corretamente, usando linguagem coloquial e chula, já é uma vitória.
O blog foi inaugurado com o objetivo de denunciar as mazelas da administração pública. O objetivo deste espaço é fazer comentários sobre os últimos acontecimentos nas áreas de economia e política. Ao longo de 1 ano, creio estar cumprindo o papel de analisar e comentar fatos que a grande imprensa nacional não faz.
Já estou no ocaso da minha vida, 68 anos. Pessoal e profissionalmente já fiz praticamente tudo que tinha a fazer para o benefício próprio. Já passei por situações de constrangimentos injustas, por expressar em pareceres, posições opostas aos interesses dos governos e de grandes corporações. Felizmente, ainda, a justiça funciona neste País. As coisas vão se ajeitando.
Ao longo da minha vida profissional, orgulho-me de ter exercido a carreira de magistério na Universidade Federal do Paraná, à convite, por período curto. No mais, sou da área de construção civil e de obras públicas, originariamente. Tive habilitação em Economia e Estatística, dentro do curso de engenharia. Sou pequeno investidor desde 1971. Já atuei no mercado financeiro, dentro e fora da bolsa. Está aí, o meu breve relato.
São 45 anos de chão de fábrica! Vivi intensa e diretamente os bastidores da política, os bastidores do poder econômico. Prestei consultorias para empresas saírem de situações de desconforto. Vi com os meus próprios olhos, o sub-mundo dos poderes públicos. Vi também, as coisas corretas acontecerem na administração pública. Tenho olho de águia. Enxergo quase tudo o que acontece atrás dos biombos dos Palácios, as coisas boas e as coisas más.
Ultimamente, o que se vê muito na administração pública é muita falácia, muita espuma, muita fantasia, muita mentira. Quando ouço discurso de algum político ou alguma autoridade, enxergo o que eles querem "passar" para o povo e a verdadeira "intensão" daqueles anúncios. Utilizam-se muito palavras e frases de efeitos, novos, para dissimular situações opostas. Fico triste, quando vejo que o mal exemplo vem de cima, ou precisamente do topo do poder da República. Diz-se uma coisa, mas a intensão é exatamente oposta.
Não vou competir com os jornalistas, analistas, articulistas, notáveis economistas, poderosos empresários e muito menos com a poderosa mídia, mas apenas complementar as opiniões e ponto de vistas de cada um. Creio, assim, estar contribuindo com a pátria, ao contrário de muitos que me criticam. Nem sou ave de rapina e nem tenho vacação para ser herói. O espaço de comentários, no rodapé de cada matéria, está disponível para expressar tecer toda e qualquer consideração, mesmo que seja contra o conteúdo postado por mim. É assim que funciona a democracia, creio eu.
Estatística de hoje: a) número de matérias: 568, b) número de seguidores: 426, c) número de comentários: 873 e d) número de visitas: 116.792. Uai, para mim, está mais que bótimo!
Ossami Sakamori, 68, engenheiro civil, foi professor da UFPR, filiado ao PDT. Twitter: @sakamori12
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Parabéns, Prof. Sakamori, pelo 1º aniversário do blog!!! Continue escrevendo porque nós estamos sempre aqui lendo e comentando quando a notícia nos fala alto no coração.
Sucesso! Abraços!
Sonia Salim
Postar um comentário