Receba novas matérias via e-mail adicionando o endereço

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

ENGULA O CHORO, PRESIDENTE DILMA!


Carta para presidente Dilma, da Dannie Karam, Santa Maria, RS. Endosso as palavras dela, que reproduzo na íntegra. A matéria foi me passada por e-mail. Assumo inteira responsabilidade pela reprodução.  Respondo, também, pelo conteúdo da matéria, solidariamente.
 
Engula o choro, presidente. 
Engula o choro ao falar da tragédia de Santa Maria. 
Engula o choro e todos os problemas desse país que nele estão escancarados. 
Engula que o medo do segurança de ser demitido neste país é maior do que sua consciência de deixar as pessoas saírem sem pagarem suas contas para não morrerem. 
Engula a soberba dos donos de empresa desta nação que não estão nada preocupados com pessoas como eu e até mesmo como a senhora porque estão focados demais em lucrar, e preferem fechar as portas como numa câmara de gás a ter prejuízos. 
Engula a pressão que todos os seus funcionários sentem todos os dias. 
Engula que para arcar com seus altíssimos impostos, todos eles dão um jeitinho bem brasileiro de se desviar dos regulamentos e leis. 
Engula que os órgãos responsáveis por evitar que isso aconteça não funcionam. 
Engula que eles deixaram essa, entre tantas e tantas casas mais, funcionar sem licença. 
Engula que provavelmente alguém que também ganha pouquíssimo aceitou um suborno para que isso acontecesse. 
Engula que a senhora deu "é" sorte por ser apenas essa casa entre todos os tantos lugares que deveriam estar fechados, que caiu na boca da mídia. 
Engula a mídia que vai atacar com todo o sensacionalismo possível em cima das famílias que estão procurando celulares em cima de corpos para reconhecer seus filhos. 

Engula as operadoras que não funcionam e que provavelmente impediram uma série de vítimas a pedirem socorro. 
Engula que o socorro que chega para se enfiar em lugares como este, pegando fogo, cheio de corpos de jovens para serem resgatados, recebe um salário vergonhoso, com descontos ainda mais vergonhosos, e ainda assim executam um trabalho triste e digno antes de voltarem para a casa e agradecerem por seus próprios estarem dormindo.

Não, presidente. 

Não chore ao falar da tragédia. 
Faça! 
Faça alguma coisa. 
E pare de nos dar como exemplos uma série de catástrofes para tomar medidas idiotas que não valerão de nada alguns meses depois. 
Não se emocione. 
Acione! 
Acione a todos os órgãos públicos, faça uma limpa em sua maldita corrupção e devolva à segurança pública, às instituições sérias, aos professores, aos bombeiros, aos enfermeiros, aos seguranças, aos jovens, o mínimo de dignidade. 
Não faça um discurso. 
Mude o percurso. 
Mude tudo porque estamos cansados de ver nossos iguais pegando fogo, morrendo afogados, morrendo nas filas, morrendo no crack, morrendo, morrendo, morrendo, e tendo como última imagem aquela tv aos fundos anunciando o fim de mais uma bilionária obra de estádio de futebol.

Não, presidente. 

Desculpe, mas na minha frente, a senhora não pode chorar. Não pode chorar sua culpa. 
Não pode chorar sua inércia. 
Não pode chorar no Chile mas também não pode chorar em Santa Maria. 
Porque isso é muito maior do que só um acidente. Isso é muito maior do que só sua comoção. 
Engula o seu choro, presidente. 
O seu, o dos jovens que perceberam que não teriam mais o que fazer que não morrer, e em especial, o de seus amigos e familiares, que em um país como esse, não têm outra opção que não chorar. 

Engula o choro, presidente."

DANNIE KARAM.


Ossami Sakamori, 68, engenheiro civil, foi professor da UFPR, filiado ao PDT.  Twitter: @sakamori12 

4 comentários:

  1. Isso é emocionante de bonito e verdadeiro,....
    Engula,,.,,

    ResponderExcluir
  2. Meu nobre Professor:
    Eu tb tinha postado essa carta mas com uma autora diferente.
    Acabei dando o crédito a pessoa errada e vejo que voce também não percebeu.
    A verdadeira autora é a Dannie Karam e ela postou essa carta no link: http://pipocapimentaepoesia.com.br/2013/01/27/engula-o-choro-presidente/

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. ISSO MESMO CHORAR E DEPOIS APOIAR VERGONHOSAMENTE RENAM PARA SENADO PARA TER GOVERNABILIDADE È SER FALSA MENTIROSA E NÃO SE IMPORTAR COM O PAÌS SEU POVO NEM COM SEUS SERIOS PROBLEMAS.AO DEIXAR PETROBRAS NAS MAÕES DE POLITICOS INESCRUPULOSOS E CORRUPTOS VOCÊ DILMA ESTA DESTRUINDO UMA DAS MAIORES EMORESAS DO MUNDO E ORGULHO DO BRASIL,PORTANTO AO INVES DE DERRAMAR FALSAS LAGRIMAS TENHA A HONRADEZ DE DIRIGIR O BRASIL COM SERIEDADE E JUSTIÇA E DEIXAR DE FAZER TUDO DE PIOR PARA A NAÇÃO PENSANDO EM SE REELEGER

    ResponderExcluir
  4. Brilhante esse desabafo dessa moça e também do senhor de postar aqui para dividir o que a maioria pensa sobre essa tragédia que abalou o país

    ResponderExcluir

Não há censura ou moderação nos comentários postados aqui.
De acordo com a legislação em vigor, o editor deste blog é responsável solidário pelos comentários postados aqui, inclusive de anônimos.