Amazônia é nossa! Perito Judicial Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Foi professor da Escola de Engenharia da UFPR. Macroeconomia e política.
terça-feira, 26 de fevereiro de 2013
ÍNDICE DE DESEMPREGO. DILMA MENTE!
Diante da saída de trabalhadores temporários do mercado de trabalho, a taxa de desemprego subiu para 5,4% em janeiro --havia sido de 4,6% em dezembro, a mais baixa da série história do IBGE, iniciada em março de 2002. Os dados são da Pesquisa Mensal de Emprego do instituto e foram divulgados nesta terça-feira. Fonte: Folha.
A taxa de janeiro deste ano, porém, é a mais baixa para o mês em dez anos. O primeiro resultado do IBGE para janeiro é de 2003, já que esta série foi iniciada em março de 2002. Em 2012, o percentual havia ficado em 5,5%. Fonte: Folha.
Com esse cenário, o número de pessoas ocupadas cresceu 1,2% em janeiro na comparação com igual mês de 2012 e caiu 1,2% em relação a dezembro. De dezembro para janeiro, 293 mil trabalhadores perderam seus empregos. Fonte: Folha.
Comentário.
Presidente Dilma, acho que eu fugi da escola. A minha conta de matemática, não fecha, de jeito nenhum. Eu acho que vou rasgar o meu diploma de engenharia. Tantos anos estudando e não consigo fechar fechar a equação de primeiro grau, quando se trata de número de desempregado no Brasil.
Não sou economista, mas sei que existe 2 índices de desemprego, um calculado pelo DIEESE e outro pelo IBGE, o primeiro se refere a região metropolitana de São Paulo e o segundo índice nacional resultado da Pesquisa Mensal de Desemprego do instituto. O índice do IBGE que a Dilma utiliza para balizar o número de desempregado no País.
Tive curiosidade de levantar o número de desempregado, considerando o número de 5,4%, calculado pelo IBGE. Pelo índice, chega-se a conclusão de que em janeiro havia 1 milhão 318 mil desempregados, em nível nacional. Para uma população de 194 milhões de habitantes, o número é pífio, quase como pleno emprego. O Brasil deve ser um País, uma maravilha!
O que não me entra na cabeça é que exista 22 milhões de miseráveis, com perdão da palavra, que tem ganho per capita menor que R$ 70,00 por mês. Não entendi bem, essa conta. Só tem 1 milhão e 318 mil desempregados, mas tem 22 milhões de miseráveis! Eu acho que a Dilma está querendo me engambelar. Uma das duas, ou eu estou louco ou ela é mentirosa. Qual será a hipótese correta?
Dilma mente! Caso contrário, me levem para o sanatório!
Ossami Sakamori, 68, engenheiro civil, foi professor da UFPR, filiado ao PDT. Twitter: @sakamori12
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
A mentira do PT do Lula e da Dilma,a gerentona é uma coisa patológica...Eles simplesmente, não conseguem parar.
Aguardando mais uma bolsa...Celly Mattos
Postar um comentário