Receba novas matérias via e-mail adicionando o endereço

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

YOANE SÁNCHEZ, CUBA É AQUI !


A imprensa brasileira dá destaque à chegada da blogueira Yani Sánchez, jornalista cubana, como "pop star".  Nada contra ela, mesmo sabendo que ela se auto-financia, segundo as suas próprias palavras, de rendimentos sobre os artigos e publicações que faz à midia internacional sobre a situação política do seu país, Cuba.  

A situação da Yani Sánchez em Cuba dá uma certa inveja para os blogueiros independentes aqui do Brasil.  Apesar de algumas restrições, como ela própria descreve, foi possível a Yani participar ativamente do seu blog e das redes sociais, sem ser impedido pelo governo de Havana.  E ela, como ativista político, obteve do Raul Castro, visto de saída como uma cidadã comum.  

Já vou afirmando que não sou ideologicamente e nem politicamente alinhado com o socialistmo cubano.  Pelo contrário, sou visceralmente contra o regime cubano, tanto quanto o regime do Hugo Chávez venezuelano.  Quero dizer, nas linhas acimas, que Yane Sánchez desfruta de uma "liberdade" concedida do regime cubano de Raul Castro.  Se não fosse, ela estaria na cadeia como tantos outros dissidentes políticos.

O Brasil não se acostumou com a democracia.  Deu para notar sobre notas da imprensa brasileira, sobre manifestação pró-Cuba demonstrado por meia dúzia de "gato pingado" à recepção da blogueira.  Uma vez por toda! Democracia é isto, tanto não pode tolher liberdade de elogiar à blogueira Yani, quanto impedir a liberdade de manifestar contrariamente à sua atuação.  

O Brasil não é nem do branco e do nem negro.  O Brasil não é nem do PT e nem do PSDB.  O Brasil não é da elite e muito menos da classe economicamente pobre.  O Brasil não é dos conservadores e nem dos progressistas.  O Brasil não é dos banqueiros e nem da classe produtiva.  O Brasil não é dos militares e nem dos militantes. O Brasil é de todos nós!

Posto isto, quero fazer denúncia sobre "censura branca" que impera no Brasil.  Posso afirmar que não há observancia do Artigo 5° da Constituição no País.  Não quero abrir polêmica, mas digo com conhecimento de causa de que existe represálias aos que contrariam os interesses de governos instalados desde 2002.   Refiro-me às ameaças explícitas e não explícitas, que espero não venha se concretizar.  Já passei a fase de ter medo! 

Não há liberdade de expressão no Brasil, Cuba é aqui !

Ossami Sakamori, 68, engenheiro civil, foi professor da UFPR, filiado ao PDT.  Twitter: @sakamori12

4 comentários:

  1. o problema aqui mestre Sakamori é que a blogueira esta sendo hostilizada por ativistas ligados ao partido do governo e através de um plano diabolico orquestrado pela diplomacia cubana em reunião com estes meliantes antes da chegada da blogueira, então não se trata de direito de opinião contrário a este ou aquele mas sim do uso da maquina do estado, com assessor de um dos principais ministro da presidente participando ativamente de atos de vandalismo e isto é vergonhoso para o nosso Brasil.

    ResponderExcluir
  2. Na verdade essa gentalha do PT tem a capacidade de mostrar ao mundo, aquilo que NÃO SOMOS! Isso é uma vergonha!

    ResponderExcluir
  3. Artigo 5° da Constituição no País não permite puxão de cabelo.
    Ainda, quando você diz: "E ela, como ativista político, obteve do Raul Castro, visto de saída como uma cidadã comum."
    Isso não apaga o passado de que ela teve o visto de saída negado 19 vezes, é um pensamento pernicioso defender que Cuba é livre porque permitiu a saída dela apenas agora.

    ResponderExcluir
  4. SÂO DOIS REGIMES DIFERENTES E AO MESMO TEMPO CONVERGENTES,POIS CUBA PERMITIU A VINDA DE YANI AO BRASIL MAS CREIO QUE HOUVE POR PARTE DOS CUBANOS UM MONITORAMENTO E A EXECUÇÃO DESSA REPRESSÃO FICOU PREVIAMENTE COMBINADA COM ALGUMAS PESSOAS AQUI DO BRASIL COM FORTES LIGAÇÕES COM O REGIME CASTRISTA.ASSIM O REGIME AUTORITARIO CUBANO SE DILUI ENQUANTO O BRASIL DE LULA E DILMA ABRE MAIS UMA VEZ MÃO DE SUA PSEUDA SOBERANIA PARA AJUDAR SEUS IRMÃOES QUE COMPARTILHAM DAS MESMAS IDEOLOGIAS.PARECE MENTIRA OU BRINCADEIRA MAS OS SEMELHANTES SE ATRAEM.

    ResponderExcluir

Não há censura ou moderação nos comentários postados aqui.
De acordo com a legislação em vigor, o editor deste blog é responsável solidário pelos comentários postados aqui, inclusive de anônimos.