quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

DILMA E AÉCIO SÃO IRMÃOS SIAMESES!



Nas comemorações dos 10 anos no poder pelo PT, houve lançamento da candidatura à reeleição da presidente Dilma, antecipando o calendário eleitoral.  Pelos discursos pronunciados, não foi bem uma comemoração do aniversário da tomada do poder, mas foi o lançamento da Dilma Rousseff à presidência da República nas eleições de 2014.  

Por outro lado, o Aécio Neves, virtual presidente do PSDB, fez um pronunciamento na tribuna do Senado, criticando a administração petista, elencando 13 falhas nestes últimos 10 anos.  Ao que o senador Lindemberg Faria, petista, considerou o discurso como lançamento da candidatura Aécio Neves à presidência da República nas eleições de 2014.

Segundo legislação, o pouco que eu sei, o lançamento de candidatura aos cargos eletivos em 2014, só poderão ser feitas, explicitamente, após convenções partidárias, ratificando as candidaturas no mês de julho de 2014.  Creio que ambos, tanto a presidente Dilma como o senador Aécio Neves estão pisando na bola.  É um jogo de vale tudo, para conquistar o poder.  Que se lixem a legislação eleitoral !  

Leiam o noticiário estampado no jornal Folha de São Paulo e se quiserem podem ler o prosseguimento do meu comentário.

Em discurso no ato de comemoração dos 33 anos do PT e dos dez anos da sigla à frente do governo federal na noite desta quarta-feira (20), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez uma menção indireta ao mensalão ao dizer que a sigla não deve temer o debate sobre a corrupção. Em sua fala, Lula também fez críticas ao senador Aécio Neves (PSDB-MG), virtual candidato dos tucanos à Presidência em 2014, e à imprensa. Fonte Folha.

"Eu não vou responder a eles. Só queria dizer que a resposta que o PT deve dar é dizer para eles que eles podem se preparar, que eles podem juntar quem eles quiserem. Porque se eles têm dúvida, nós vamos dar como resposta a eles a reeleição da presidente Dilma. Essa é a retaliação na política." Fonte: Folha.

 Última a falar no ato de comemoração dos 33 anos do PT e de seus dez anos à frente do governo federal, a presidente Dilma Rousseff fez um longo discurso em que defendeu suas ações sociais, citou várias bandeiras do governo e fez pesadas críticas à oposição. "Nós não herdamos nada, o [ex-]presidente Lula. Nós construímos", disse Dilma. Fonte: Folha.

A frase foi uma resposta ao discurso que o senador Aécio Neves (PSDB-MG) fez na tarde desta quarta-feira (20). O virtual candidato tucano à Presidência disse que o PT está "exaurindo a herança bendita" que recebeu de Fernando Henrique Cardoso.  Fonte: Folha.

Venho afirmando há algum tempo que o Brasil não tem divisórias.  Os principais atores da política e da sociedade brasileira, insistem em dividir o País em dois pedaços.  É, isto mesmo!  Como se fosse dois pedaços de um bolo chamado Brasil.  E fazem questão de criar abismo entre os dois pedaços do bolo, senão vejamos.

Um pedaço é branco, outro pedaço é negro.  Um pedaço é elite, outro pedaço é pobre.  Um pedaço é direita, outro pedaço é esquerda.  Um pedaço é banqueiro, outro pedaço é setor produtivo. Um pedaço é serviço público federal, outro pedaço é estados e municípios.  Um pedaço é progressista, outro pedaço "neo-liberais" (sic). Um pedaço é PT, outro pedaço é PSDB.  

E onde ficam o povo que não fazem partes desses pedaços? Não sou nem branco, nem negro, sou amarelo. Não sou nem esquerda, nem direita.  Não sou banqueiro, nem sou do setor produtivo, sou pequeno investidor. Não faço parte da administração federal, nem estadual ou municipal.  Não sou filiado ao PT, nem ao PSDB, sou filiado ao PDT. Ideologicamente, não sou progressista, nem neo-liberal (sic).  Fiquei sem pai, nem mãe, na divisão do bolo!

Discurso besta essa de ambos partidos, PT e PSDB fazerem comparações entre si.  Para nós, povo, não interessa quem esteja no poder.  Nós queremos é governo correto, sem roubalheira, seja de que partido for, do PT, PSDB, PSB ou PV.  O povo quer o governo que coloque o Brasil como "centro" do objetivo, não como "meio" para alcançar os objetivos "espúrios" dos seus participantes.  Garanto que não tem nenhum santo nesses conglomerados políticos, nem mesmo no partido que estou filiado. Lembremo-nos que o Brasil é de todos nós!

Dilma e Aécio são irmãos siameses!

Ossami Sakamori, 68, engenheiro civil, foi professor da UFPR, filiado ao PDT.  Twitter: @sakamori12

4 comentários:

Lucìlia disse...

Concordo em parte. O que achei de positivo foi o Aécio" peitar" o PT. Os líderes e aliados do pt no senado ficaram visivelmente desconsertados.
Abc Lucìlia

daniel disse...

Quando um cachorro pitbul passa na rua, solto, todos correm de medo porque aonde ele passa morde à todos. E, se um vira-latas começa a latir querendo enfrentar o pitbul, as pessoas debocham do vira-latas, e não o ajuda.
Então; O pitbul é o PT e o vira-latas é o Aécio.

Tio Dé disse...

Realmente a coisa apareceu antes da hora, esses lançamentos de campanha. Mas no mínimo anima o cenário, fazendo Aécio sair do muro e subir (ainda modestamente) o tom nas criticas. No palanque vizinho, Dilma apoiada pelo mestre de cerimônias eleitoreiras e rei das boçalidades, Lulla I, falando e vociferando para uma platéia amestrada, passando as ilusões de 10 anos e se imaginando nos píncaros da fama, como se descobridor do Brasil o fosse, e tudo começou em 2003, até o Mundo, e com sua assinatura impressa digitalmente. Vamos ver daqui pra frente muita coisa alardeada como pronta sendo reinaugurada, muito projeto lançado, sendo relançado com orçamento triplicado, e aplaudido pela claque amestrada e sedenta de mais um reajuste no valor das bolsas. O pt esquece de um detalhe básico, que ele agora é vidraça, trincada em muitos pontos e como ainda temos tempo até os lançamentos oficiais de campanha, fica a pergunta de quem se habilitará a ser o arremessador de pedras nessas vidraças já combalidas e rachadas.

Unknown disse...

Bom dia Sakamori!Não sou filiada a nenhum partido! Porém penso: quem vem dividindo o Brasil em 3 é o Governo PT: de um lado são os que mantem e sustentam o governo a troco de grandes ou pequenos favorecimentos do outro a base manipulável que se contenta com um pouco de pão e um pouco de circo e do outro lado os que sustentam toda essa farra e tem pouco poder de reação! Com todas as criticas ao PSDB e Aécio, vou apoiar quem levantar a voz contra este Governo Populista e enganador creio que nada pode ser pior que a perpetuação destes n o poder. Abrços!