quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

DILMA BOTOU O BRASIL NO ATOLEIRO!


Tradicionalmente, o Brasil só começa a trabalhar após o Carnaval.  Hoje é quarta-feira de cinzas.  A festa da folia já passou.  Para presidente Dilma, que está descansando (sic) na base naval de Aratu, parece não ter terminado a folia do Carnaval.  A festa de Carnaval é, tradicionalmente, representação de um estado de euforia que não existe na realidade.  Por isso, usam-se máscaras e fantasias para dissimular situações inexistentes.

O Brasil da presidente Dilma é semelhante ao Carnaval, tudo é uma fantasia.  O Brasil é um País de maravilhas.  O nosso real está demasiadamente apreciado, com intervenções constantes do Banco Central do Brasil, para que o povo sinta "poderoso", mesmo que para isto tenham que quebrar as nossas tradicionais indústrias brasileiras.  O que importa que o povo, 1,5 milhão de pessoas por ano, viajem para os EEUU, para fazerem suas compras no "out-lets" americanos.  Oh! Brasil pode tudo! O turista brasileiro é bem tratado naquele País, porque ajudam a recuperar aquele País da crise financeira de 2008.

A presidente Dilma quer que o povo continuem cheirando o "lança perfumes", para não acordar sobre a crise que já se instalou.  Dilma, ignora a quarta-feira de cinzas.  Por ela, Dilma, o Brasil vai pular o Carnaval até às eleições de 2014!  Até lá, Dilma vai jogando as serpentinas para o seu eleitorado como se a festa nunca acabasse.  Vai distribuindo os lanças perfumes, com rótulos de Bolsa Miséria e Bolsa Empresário, para mantê-los no mundo da fantasia.  Assim, ganha a reeleição fácil, fácil.  

A Dilma conseguiu colocar o País num beco sem saída.  Melhor dizendo, a Dilma colocou o Brasil numa situação econômica financeira muito complexa para recolocá-lo nos eixos.  É um círculo vicioso que, a cada dia que passa, vai complicando cada vez mais, como se fosse uma curva denominado espiral.  Espiral, para quem não é matemático, é uma curva parecido como aquela da Galáxia, do núcleo vai expandindo, expandindo, até encontrar o infinito.

Não sou analista de renome, mas entendo razoavelmente do mercado financeiro global.  Entendo de como a economia global gira em cima de uma bolha financeira.  Entendo o raciocínio dos especuladores e investidores institucionais.  Entendo a fragilidade do sistema financeiro global.  Qualquer movimento em falso, a vaca vai para o brejo.  Nem será o jeitinho do Mantega e nem a política macro prudenciais do Tombini que vai tirar o País do atoleiro que se meteu.  Aliás, os jeitinhos e políticas macro prudenciais que levaram o País neste buraco, sem fundo.

O momento é de tomada de decisões.  Chega de jeitinhos e prudências.  Chega de representação de carnaval.  Está na hora de tirar a fantasia e a máscara da folia, para enfrentar "de frente" os problemas que se instalou no País.  A Dilma, sozinha, não vai enxergar o atoleiro que o País se meteu.  Ela não conseguiu salvar nem a sua loja de R$ 1,99, quanto mais um País com R$ 4 trilhões de PIB.  Os agentes econômicos e economistas notórios, utilizam-se de verbos amenos para chamar atenção do fato grave.  A imprensa se aquietou.  A oposição ao governo Dilma, acovardou-se e recolheu-se num redoma.  Deixaram a tarefa para este chulo blogueiro para denunciar os fatos, os mais graves, das últimas 2 décadas.

Dilma, vamos trabalhar, vamos!

Ossami Sakamori, 68, engenheiro civil, foi professor da UFPR, filiado ao PDT.  Twitter: @sakamori12

3 comentários:

STEVAN disse...

filiado ao PDT. Partido politico nem um no brasil presta. E nao estou generalizando ignorantemente como pessoas sem estudos e culturas fazem, mas é a realidade. Me desculpe, ele falou tudo correto. Mas quando citou PARTIDO... ai da pra ver que é só mais 1 de tantos... Eu prefiro um MILITAR a um politico. Prefiro toque de recolher, doque eu ter que me recolher atraz de grades de minha própria casa... Vamos parar. NÃO PRECISAMOS DE MAIS PARTIDOS, oude mais pessoas que REPRESENTEM PARTIDOS POLITICOS FAJUTOS, que nada mais fazem além de quererem mamar nas tetas do governo TAMBÉM!!! Porque se falam mal, o falam por nao estarem no lugar daqueles de quem falam mal. Resumidamente é isso. Nao tenho muito tempo para escrever e me expressar, porque como sou empresário, tenho que trabalhar para manter o salário de deputados, senadores e manter partidos politicos também!

FERNANDO CANTANHEDA disse...

ELA DEIXOU-SE ENVOLVER DEMASIADAMENTE POR SEU MENTOR O DESEQUILIBRADO LULA QUE LHE PASSOU O GOVERNO JÀ ADERNADO PARA QUE ESSES FATOS TODOS SE COMSUMASSEM.ELA IMCOMPETEMTE E SEM NADA ENTENDER DE ECONOMIA DEIXOU QUE SE FORMASSE UMA EQUIPE ECONOMICA QUE TAMBEM NÃO POSSUIA COMO NÃO POSSUI EMBASSAMENTOS TECNICOS PARA UM BOM RESULTADO NA AREA ECONOMICA QUE SOFRIA TAMBEM COM AS CONDIÇÕES GLOBAIS COM A QUAL O MUNDO ESTAVA ENVOLVIDO ALEM DE SEGUIR UMA IDEOLOGIA RADICALMENTE ULTRAPASSADA FOI TAMBEM VITIMA DE UM PARTIDARISMO INCONSEQUEMTE E PERMISSIVO,E DEU NO QUE DEU E NÃO VISLUMBRO QUALQUER MELHORA NEM NO LONGO PRAZO A NÃO SER QUE ELA MUDE RADICALMENTE OS RUMOS DE NOSSA ECONOMIA O QUE SERÀ TAREFA INGLÒRIA DEVIDO AOS ELEMENTOS E CONDIÇÕES ADVERSAS QUE A CERCAM.

Unknown disse...

"Ele falou Tudo correto"... "+ um de tantos"??O sr. está falando de quem mesmo? do autor? sinceramente não entendi... mesmo sem tempo, sugiro q releia o texto e os outros, também; e mesmo este sendo um espaço democrático, desculpe, o sr. estar errado...cellyMattos