terça-feira, 12 de junho de 2012

RIO + 20, UMA PIADA!

Às vésperas da abertura da conferência das Nações Unidas sobre desenvolvimento sustentável, o Planalto não quer saber de qualquer discussão de emenda que possa comprometer a relação de Dilma com os ambientalistas e arranhar sua imagem em relação ao meio ambiente. Fonte: Folha.

Presidente Dilma quis fazer bonito na Conferência Rio + 20, mas não deu.  Os cariocas é que estão contentes com feriado ponto facultativo por conta da segurança que terá que dar aos visitantes estrangeiros.  Dilma, prefere não mostrar o povo brasileiro. Vai, orgulhosamente, mostrar a favela do Rocinha como cartão de visita aos visitantes.

Dá licença presidente Dilma e os ambientalistas.  Vocês defendem a preservação da Amazônia, mas não entendem picolina do meio ambiente. Senão, vejamos:

1. A poluição da Baía de Guanabara não é problema ambiental?  O lixo da cidade do Rio, sede da Conferência não estava sendo jogado à céu aberto, até semana passada? 

2. A existência das próprias favelas nas encostas dos morros do Rio, antes de ser problema de segurança não seria problema ambiental? 

3. Uai, a cidade do Rio de Janeiro não tem 60% do esgoto sem tratamento, jogado direto na rede de águas pluviais?  Isto não é problema ambiental? 

4. Os desastres causados pelos deslizamento das encostas das cidades serranas do estado do Rio, não são problemas ambientais?

5. A poluição do rio Pinheiro e Tietê da cidade de São Paulo, não é problema ambiental?

6. A poluição química do complexo petroquímico de Cubatão, na baixada Santista, não é problema ambiental?

7. O assoreamento do rio São Francisco, antes navegável, não é problema ambiental?

8. O baixo índice de reciclagem de lixo doméstico do Brasil, apenas 3%, não é problema ambiental?

9. O vazamento de petróleo das empresas petrolíferas, ainda que estrangeiras, não é problema ambiental?

10. As enchentes nas grandes cidades, causadas pelas chuvas de verão, não são problemas ambientais?

11. E, intermináveis casos de problemas ambientais não resolvidos, que estão diante dos nossos olhos e que envergonham a sociedade brasileira.

Diante de tantos problemas não resolvidos dentro das nossas fronteiras, o que presidente Dilma quer ensinar para os visitantes do primeiro mundo?

Acordei no Burundi ou no Haiti? 

Ossami Sakamori, 67, engenheiro civil, foi prof.da UFPR.
Twitter: @sakamori10

3 comentários:

sergio disse...

Parabéns, querido "Saka". Realmente o Brasil virou motivo de piada. Queremos enganar o mundo... É tanta mentira que dá vontade de rir. Que estamos sem crise financeira... (rrr) Que nosso povo é classe média...(rrrr) Que nossos políticos são honestos e trabalhadores... (rrr)Que nosso Judiciário cumpre as leis (rrr). Vivemos de mentira... Será que algum país estrangeiro ainda acredita em nossa mentiras ???

Lucìlia disse...

Bom dia!
Como.sempre o governo mostrarà um Brasil de tv. Brasil este, criado pelos marqueteiros. Provavelmente terão algumas passistas de biquine, crainças entregando presentes ou fazendo dancinhas. Feijoada e outras iguarias brasileiras. Nada contra. Sò que a poluição, lixo pra todo lado, continuarà igual. O Brasil realidade sabe disso.

Wilka Seto-Gehlen disse...

É, todos os amigos estão certos. O Brasil é o país do "jeitinho" , da gambiarra, da enrolation! Como é o slogan do povo brasileiro? " Sou brasileiro e não desisto nunca!"