Receba novas matérias via e-mail adicionando o endereço

quarta-feira, 27 de junho de 2012

A EMBRAR FAZ PARCERIA COM A BOEING

Os textos abaixo publicados na Folha de São Paulo, de ontem, por si só são auto explicativos, portanto dispensa meus comentários sobre o tema.  Apenas reproduzo os trechos importantes da matéria, com intuito de informação para os leitores deste blog.  Em tempo, a Embraer é uma empresa brasileira, privatizada.
 
A Embraer e a Boeing assinaram um acordo de parceria que poderá representar a abertura do mercado dos EUA para o KC-390, avião cargueiro brasileiro que está em desenvolvimento e que deverá fazer seu primeiro voo teste em 2014. A Boeing vai ajudar a Embraer no esforço de vendas do cargueiro e também com a troca de conhecimentos técnicos. O acordo é o primeiro na área de defesa desde a assinatura de um memorando de entendimentos firmado em abril e que engloba as áreas militar e civil. O anúncio, na manhã desta terça-feira em São Paulo, contou com a presença do presidente da Boeing Defesa e Segurança, Dennis Muilenburg.

A aproximação entre as duas empresas acontece no momento em que o governo brasileiro finaliza o processo de escolha dos caças a serem adquiridos pela Força Aérea Brasileira. Embora o governo brasileiro tenha dúvidas sobre quanto de tecnologia os EUA estariam dispostos a oferecer se o país optasse pelo Super Hornet (F/A- 18) da Boeing, o fato de a fabricante americana manter laços com a Embraer pode contar pontos a seu favor. 

O desenvolvimento do KC-390, um avião bimotor turbofan do porte do Embraer 190, vai demandar investimentos de US$ 2 bilhões. O valor será custeado majoritariamente pela FAB, juntamente com os cerca de 50 fornecedores que vão investir no desenvolvimento de suas respectivas partes e peças.
Com capacidade para até 23 toneladas, o KC-390 será o maior avião a ser produzido pela indústria aeronáutica brasileira.  O KC-390 concorrerá diretamente com o C-130, da fabricante americana Lockheed Martin, avião cujo projeto já tem mais de 50 anos mas que vem sendo atualizado constantemente. 

Parabéns Embraer! Parabéns o seu corpo técnico!

Ossami Sakamori, 67, engenheiro civil, foi prof.da UFPR.
Twitter: @sakamori10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não há censura ou moderação nos comentários postados aqui.
De acordo com a legislação em vigor, o editor deste blog é responsável solidário pelos comentários postados aqui, inclusive de anônimos.