quinta-feira, 28 de junho de 2012

MOOD´S REBAIXA NOTA DOS BANCOS BRASILEIROS

Na segunda feira, dia 25, fiz matéria com o título "Brasil poderá ser a bola da vez".  As coisas poderão estar caminhando para isso.  Petrobrás em dificuldade para geração de caixa, Eike Batista perdendo alguns US$ bilhões e para completar, o rebaixamento das notas dos bancos brasileiros, embora queira mitigar dizendo que é apenas ajustamento. Vejam as notícias.


A agência de avaliação de risco Moody´s rebaixou o rating (nota) de oito grandes bancos brasileiros. O motivo foi o nível de exposição dessas instituições à dívida pública.
Os bancos afetados foram Banco do Brasil, Safra, Santander Brasil, HSBC Brasil, Bradesco, Itaú, Itaú-BBA e Votorantim. Fonte: Folha.

Os bancos brasileiros, assim como seus equivalentes europeus, também possuem uma grande parte de seu capital aplicado em títulos emitidos pelo governo. Embora o Brasil esteja numa situação econômica bem mais confortável que os países da Europa, a Moody´s levou em conta o risco de uma piora na condição financeira dos bancos caso essa situação fiscal soberana deteriore.Fonte: Folha.

Vamos acompanhar de perto, os acontecimentos. Qualquer novidade, volto ao blog.

Ossami Sakamori, 67, engenheiro civil, foi prof.da UFPR
Twitter: @sakamori10 

Nenhum comentário: