Receba novas matérias via e-mail adicionando o endereço

segunda-feira, 4 de junho de 2012

DILMA, BRASIL URGENTE!

Presidente Dilma, no sábado, dia 2 de junho, fiz comentário sobre a situação econômica financeira do Brasil, sob o título "Dilma, a máscara caiu !".  Não demorou nem 48 horas, para pipocar a crise!  O Banco Central anunciou nesta segunda-feira a intervenção no Banco Cruzeiro do Sul por problemas na contabilidade e descumprimento a normas do sistema financeiro. 

Dilma, atuo no mercado financeiro há alguns anos, e sei o que significa isso.  Eu já vinha alertando os meus seguidores do twitter para migrarem suas contas dos bancos pequenos para os bancos maiores.   Isto funciona como efeito dominó.  Não é caso isolado.  BC tem que estar muito atento à crise de liquidez do sistema bancário.  O cenário externo, mostra que a crise financeira global não vai resolver nos próximos dias.  Talvez, demore muito mais do que se imagina.  O Brasil não escapa do tsunami que vem de fora.  Não fizemos deveres de casa neste, pelo menos, 1 ano e 5 meses do governo Dilma.  Não é, "tão de repente" que o problema estrutural do país é resolvido.  

Meus leitores, reitero, retirem aplicações rendosas dos bancos pequenos e transfiram para bancos maiores, como BB, CEF, Banco Itaú ou Banco Bradesco.  Muitas surpresas poderão vir, no meio do caminho.  Temo pelo efeito dominó.  Antes prevenir do que remediar. 

Presidente Dilma, chamem o Mantega e Tombini para não brincarem mais com a economia do país, já que não temos plano nenhum de longo prazo.  Só sabemos resolver problema de tesouraria.  São todos amadores.  Na condição que se apresenta, é possível que a Senhora tenha que chamar Meirelles para Banco Central, embora não tenha mais moral nem credencial para voltar a ocupar o posto de guardião da moeda.

Eu dirira que o sinal da economia está mudando de amarelo para vermelho.  O resultado desta intervenção, que em termo de volume é irrisório, mas pode representar para o mercado financeiro expectativa de crise de liquidez da própria dívida pública brasileira.  Dilma, chamem os ex-presidentes do BC brasileira para uma discussão sobre possível crise de liquidez, por favor.

Dilma, Brasil urgente!

Ossami Sakamori, 67, engenheiro civil, foi prof.da UFPR
Twittter: @sakamori10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não há censura ou moderação nos comentários postados aqui.
De acordo com a legislação em vigor, o editor deste blog é responsável solidário pelos comentários postados aqui, inclusive de anônimos.