sexta-feira, 22 de junho de 2012

DILMA AUTORIZA AUMENTO DE GASOLINA

O governo Dilma deve anunciar nos próximos dias, conforme notícias publicadas na imprensa, o reajuste de combustíveis que deve variar entre 4% a 15%.  A imprensa aposta em 10% em média.  O anúncio deve ser feito antes das eleições municipais, contrariando previsão deste bloguista.
 
O Conselho de Administração aprovou, na semana passada, um aumento pequeno nos investimentos. Ao elaborar o plano, a estatal embutiu nos cálculos reajuste de 15% nos combustíveis. Fonte: Folha.

A ala política do governo tem defendido, porém, um adiamento estratégico para depois das eleições municipais, diante do receio de impacto negativo para os candidatos da base aliada. O Planalto ficou de dar uma palavra final após a Rio+20. Fonte: Folha.

Técnicos não acreditam, porém, que o governo venha a autorizar um aumento dessa ordem no próximo mês. O percentual tido como mais realista é de 10%, que não deve ser repassado totalmente para os consumidores. O espaço para essa manobra está cada vez menor. Hoje, para reajustar o preço da gasolina em 8% sem repassá-lo ao consumidor final, o governo teria de zerar a cobrança da Cide sobre o combustível. No caso do diesel, o reajuste máximo seria de 4%. Fonte: Folha.

Segundo analistas do mercado, a Petrobrás está com a defasagem nos preços de combustíveis em 26%.  Com dólar sinalizando como o piso em R$2,00 a Dilma não tem mais margem para segurar o preço de combustíveis até as eleições de outubro, sob pena de colocar a Petrobrás na situação de extrema fragilidade, o que não é bom para o próprio governo Dilma.

Presidente Dilma o carnaval já terminou, está na hora de tirar a fantasia e a máscara e enfrentar de frente os problemas reais do país.  Cadê a sua competência de gerentona que os marketeiros tanto insistiram de passar à população brasileira como se fosse?

Ossami Sakamori, 67, engenheiro civil, foi prof.da UFPR
Twitter: @sakamori10

2 comentários:

Zé Carlos disse...

Bom dia.

Voce inicia o texto com a afirmação inequivoca que a Dilma faz a coisa certa.
Inclusive confessa que a Presidente te surpreende positivamente.

Qual a razão do ultimo paragrafo?

Ranço partidario?

Daniella Caruso Gandra disse...

Sakamori, meu caro, pega leva com nossa presidenta, afinal, ela é a líder do país, mas depende de muitos outros para que consiga realmente abrandar os efeitos desse aumento... Penso que a máscara também serve, nesses acasos, para a autoproteção. Hehehehe... Abraços.