segunda-feira, 25 de junho de 2012

BRASIL PODERÁ SER A BOLA DA VEZ

A situação geral do setor bancário neste ano se assemelha à que ocorreu com o colapso do Lehman Brothers, afirma o BIS (sigla em inglês de Banco para Compensações Internacionais), que também advertiu para o risco do Brasil. Fonte: Folha.

O aumento do crédito muito acima do crescimento econômico é normalmente presságio de turbulência econômica. Esse é o caso quando tal descompasso supera os 6%, segundo o BIS. A instituição sustentou que o Brasil está na zona de perigo por considerar haver um descompasso entre o crescimento do crédito e da expansão da economia.Fonte: Folha.


Citou também preocupação com o nível de endividamento das famílias e das empresas brasileiras e com o forte crescimento dos preços do mercado imobiliário.Fonte: Folha.

Notícia que percorreu ontem, dia 24 de junho, pelo mundo a fora. As fontes originais são da EFE e da Reuters.  Mal presságio! Muito mal, mesmo!

Vamos rezar ou orar muito para que o Brasil não seja a bola da vez, após a Espanha e Itália.  Para completar o quadro, BC acaba de divulgar o endividamento líquido do Tesouro, que já bateu R$1,95 trilhões no fim de maio.  Grosso modo, representando 50% do PIB.  Sem considerar o endividamento bruto que inclui dívida casada com BNDES, Petrobrás e outros.

O quadro me parece que está deteriorando rapidamente.  Vamos ficar com a barba de molho, que é melhor!

Acoooorda, Dilma!

Ossami Sakamori, 67, engenheiro civil, foi prof.da UFPR.
Twitter: @sakamori10

4 comentários:

sergio disse...

No Brasil, a esperan�a � a primeira que morre. Como acreditar em um pa�s com tamanha mis�ria, falta de educa�o e infra-estrutura, viol�ncia, corrup�o, impunidade etc... S� um milagre nos salva. N�o precisamos esperar por uma grave crise... Vivemos sempre em uma grave crise... Deus nos proteja !!!

Blog do Jorge Hipólito disse...

Eu não sou especialista em economia e nem sou governo, mas se governo fosse,promoveria programa educativo, onde ensinaria, principalmente, o povo pobre, a não permitir a ilusão do cartão,financiamento e endividamento. Eu na condição de governo jamais endividaria o meu povo, para simplesmente, resolver uma crise dos outros. Num futuro breve teremos duas crises, quais sejam a primeira, pois na verdade ainda não se findou e a segunda que foi provocada pela primeira e pelo próprio governo.

Zé Carlos disse...

Voce sabe bem que não sou economista. Sou normal. rs
Trabalho com representação de linha branca.

Para minhas vendas esta redução de juros+aumento de credito+redução de IPI JÁ DEU!!!

Amilcar Faria disse...

O Banco Central está encetando iniciativas com vista a fomentar a Educação Financeira país a fora. Até uma nova diretoria foi criada com este objetivo!

A salvação, ou o milagre meus amigos, está no que eu defendo: que as pessoas de bem, íntegras, com bons valores (com boa criação...rsrs) comecem a se politizar, ou seja, interessar-se por política, que leiam, se instruam, que não fiquem alheias aos noticiários sobre política, que procurem conhecer os candidatos, que procurem candidatar-se, que procurem apoiar os bons candidatos (se encontrarem algum) ou sejam os bons candidatos (se não encontrarem nenhum).

Eu prego que não abandonemos a política aos corruptos e inescrupulosos, porque a política somos todos nós, são nossos interesses, é o nosso bem estar social!

“E nunca antes na história desse país” foi tão fácil conhecer os candidatos (para saber quem é bom, quem não é). Com um click do mouse você tem, hoje, acesso ao histórico de qualquer que se “aventure” ou exerça com consciência esse serviço público (os eleitos pelo voto são prestadores de serviço público, devem prestar seu serviço aos que ele representa, daí minha luta pessoal pela pena de morte política – Se comprovado corrupto, nunca mais elegível – e pelo voto parlamentar aberto e nominal, exceto (talvez, ainda não firmei convicção) em votações contra o executivo, onde é preciso proteger o parlamentar, já que o governador ou presidente detém o poder de prejudicar o “desafeto”)

Para conhecer melhor os políticos segue o link excelencias, abaixo, mantido pelo portal da transparência:
http://www.excelencias.org.br/

Tanto o TCU quanto o TSE quanto os TREs estão divulgando listas dos candidatos fichas suja que precisam ser execrados da política pelo voto do povo!

http://www.tcu.gov.br/contasirregulares/contasirregulares/contasJulgadasIrregulares.pdf