domingo, 1 de setembro de 2013

Mostra a cara, Brasil !

O Brasil não pode mais ficar nesta situação, de um País de faz de conta.  Faz de conta que a presidente da República é competente, mas não é.  Faz de conta que Dilma é uma santa, que não rouba, mas não é.  Faz de conta que não existe maracutaia na Petrobras, mas existe.  Faz de conta que não existe beneficiários nos empréstimos fajutos do BNDES, mas existe.  Faz de conta que o Donadon foi afastado da Câmara, mas não foi.  Faz de conta de Lula não rouba, mas rouba.  Faz de conta que o Brasil não passa pela crise estrutural na economia, mas está em crise braba.

Enfim, o Brasil é um País de faz de conta.

Agora, aparece movimentos anônimos que faz de conta que é a favor do povo, mas não é.  Assim como os movimentos de faz de conta dos poderosos tem muitos adeptos, os movimentos anônimos tem muitos seguidores inocentes úteis.  

O Lula disse que não houve mensalão num gesto de faz de conta.  E o povo continua o aplaudindo.  O povo gosta de fazer de conta, também.  Não vem que não tem.  O povo gosta sim, também, dos gestos de faz de conta.  O STF disse que existiu mensalão, mas muitos do povo acha que é perseguição contra Lula e companheiros.

Nós, povo, criticamos o voto secreto da Câmara que iria cassar o mandato do deputado Donadon, mas nós nos portamos em nossas vidas, escondendo os nossos reais pensamentos.  Nós preferimos não manifestar sobre temas polêmicos.  Preferimos ficar no anonimato.  Mas, gostamos de criticar as posições assumidas por outros, seja de quem partiu a opinião.

Já passou do tempo de ficar no anonimato, escondendo as nossas caras com as máscaras dos anonymous.  Por que este medo de mostrar a nossa indignação.  Nós, povo, perdemos a dignidade de reclamar sobre as nossas próprias demandas.  Por que este medo?  

No movimento para redemocratização do País, o Diretas Já, que eu me lembre não vi ninguém usando máscara e nem usando vestimentas camufladas.  No movimentos de "caras pintadas" para o  impeachment do Collor, não vi nenhum estudante com máscaras,  ao contrário, o movimento caras pintadas, ficou conhecido assim porque mostravam as caras (faces) pintadas com cores da bandeira brasileira.  

Nós, povo, perdemos a coragem e dignidade?

Ossami Sakamori

2 comentários:

Unknown disse...

O "faz de conta" quem faz é o povo, que ainda é espectador de uma história da qual ele não é personagem central. A história real do povo está nas ruas, mas as ruas estão vazias de novo, deixando como protagonistas aqueles que escreveram e ainda escrevem a nossa história de frustração e sofrimento. Esta triste história do Brasil não acabou. Mas o fim desta história tem de ter a assinatura do povo, todos nós - e que este fim não seja escrito com sangue, nosso sangue.

Tuca/Marilda disse...

CHARGE NOVA: BRASILEIRO ESQUECE TUDO pic.twitter.com/FBCs4owzsN