quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

DILMA, DE JEITNHO EM JEITINHO, VAI LEVANDO O PAÍS PARA O ABISMO!


O objetivo da presidente Dilma em promover antecipação dos contratos de concessões das concessionárias de energia elétrica foi no sentido de conseguir redução de cerca de 20% na tarifa de energia elétrica para compensar o aumento de combustíveis.  

As renovações das concessões deu no que deu.  Cerca de 35% das concessionárias não aderiram à antecipação do término das concessões vigentes.  O impacto da redução tarifária não vai alcançar o efeito desejado no índice de inflação.  

Imaginava conseguir uma deflação setorial maior, em consequência da redução tarifária. Deu com os burros água!  E de sobra sucateou o sistema Eletrobras.  Desastre total, porque os burocratas da Dilma não souberam fazerlculo de investimentos não amortizadas, de forma correta.  Bem, isso já é passado.

Agora, o preço da gasolina na bomba.  A Petrobras, após o reajuste na refinaria em junho de 2012 de 10%, continuou com a defasagem devido ao impacto de depreciação do real em frente ao dólar, ocorrido no ano de 2012 em cerca de 25%.  

De lá para cá, após junho de 2012, a Petrobras vem amargando prejuízo decorrente do não acompanhamento dos combustíveis na bomba ou seja a "paridade" com o preço internacional do petróleo.  Lembrando que, para agravar ainda mais a situação da Petrobras, o preço internacional no período sofreu aumento médio de 10% em dólar.  Somado ambos efeitos, a defasagem do preço dos combustíveis está em cerca de 35% para a Petrobras.  

O desejo da Graça Foster, presidente da Petrobras, era que o rejuste dos combustíveis fosse autorizado pela Dilma em pelo menos 15%, para recuperar parte da defasagem do preço.  Mas o ministério da Fazenda, já deu sinal ao mercado de que o reajuste dos combustíveis será 7% para gasolina e 4% a 5% para diesel.  Indices que representa grosso modo a inflação oficial dos últimos 12 meses. 

O impacto do aumento dos combustíveis no índice de inflação vai ser aproximadamente igual ao da tarifa de energia elétrica, no sentido contrário.  A redução tarifária anula o aumento dos combustíveis, teoricamente.  Vamos ver como se comporta o mercado.

Diante das medidas anunciadas, informalmente pelo ministério da Fazenda, a Petrobras continuará no caminho do sucateamento, tendo que adiar investimentos na áreas prioritárias como pesquisa, refino e exploração.  O sonho da exploração do pré-sal, vai ficando cada vez mais longe de acontecer.  Os governadores e prefeitos que esperem sentados.

A reserva do pré-sal anunciado pelo presidente Lula, como se fosse a salvação da pátria, não vai acontecer tão cedo.  A Dilma sabe disso, porque ela optou por isso.  E o Brasil vai importando cada vez mais combustíveis prontos para suprir a demanda interna, ajudando a contribuir com o défict na balança comercial do País.

Como Financial Times afirmara, o Brasil é País dos "jeitinhos".  De jeitinho em jeitinho, uma forma "jaboticaba" da política econômica implementada pela presidente Dilma, o Brasil está cada vez mais próximo do abismo.  Creio que ultrapassaremos o ano de 2013, de jeitinho em jeitinho, mas a cada passo errado que se dá, o abismo vai ficando cada vez profundo.  Desse tipo que experiência, já passamos no Plano Cruzado do medíocre presidente José Sarney. Espero que não tenhamos que viver experiência tão nefasta!

Ossami Sakamori, 68, engenheiro civil, foi professor da UFPR, filiado ao PDT.  Twitter: @sakamori12

11 comentários:

Unknown disse...

Pois é Sakanori, a vida nos ensina que, toda decisão que tomamos hoje, terá um reflexo amanhã, seja ela positiva ou negativa. A conta para os brasileiros, num futuro não tão distante assim, será dolorosa. Esse é o jeito PT de governar...

Unknown disse...

Desculpe, Sakamori...

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

É Parceiro!Sakamori!! Resultado de Politica de governo Populista e Autoritário! Garantir o poder em 2014 a qualquer custo.

daniel disse...

Se o plano real for para o espaço, vai ser um Deus nos acuda. A inflação virá a galope. Deus nos livre de passarmos de novo por experiências nefastas como o cruzeiro novo; plano cruzado I e II; plano Bresser....a população só levava na cabeça. Com o Plano Real do presidente Itamar Franco, tendo como min da fazenda Fernando Henrique, nós saímos do poço e começamos a respirar ar puro. Com a entrada de Lula, que deveria dar prosseguimento à consolidação do Plano Real, o sujeito começou a destruir tudo. Como a equipe dele(Lula) continuou com a Dilma, o desmonte avançou. Agora, só Deus para nos ajudar.
A inflação retornou agressiva e depois do reajuste dos combustíveis ela deverá atacar mais ainda.

Arno Edgar Kaplan disse...

Um pensa uma coisa, outro pensa outra coisa... E, o Diabo, tá em todas !

Anônimo disse...

O tempo dirá. Ou não... PEDRO S. MALAN

Coincidência ou não, vale o simbolismo: o governo federal escolheu dois 7 de Setembro (2009 e 2012), dias de nossa Independência, para anunciar mudanças importantes nos regimes de concessão nas áreas de petróleo e energia elétrica.

Fonte: O Estado de São Paulo
Posted 2 days ago by Brasil Soberano e Livre

Anônimo disse...

Fonte: O tempo dirá. Ou não

PEDRO S. MALAN ---
http://brasilsoberanoelivre.blogspot.com.br/2013/01/o-tempo-dira-ou-nao.html

Daniel Cohen disse...

Saka,...há muito tenho vaticinado, e vc é testemunha ocular da história, que sob a batuta da incompetente Dilma & Mantega(rançosa) a vaca(animal,não a presidenta) iria marchar solenemente para o brejo! Honestamente, só não esperava que para sorte nossa(explico em seguida) fosse logo agora. Esperava que tal situação fosse materializar-se em 2015/16.

E por que a tal sorte? Fiquei maluco? Explico: Na verdade, ao ver a situação deteriorar-se logo agora em 2013, teremos condições de mudar de rumo ou no minimo, mudarmos em 2014 o comando da nação, que a meu ver estará tão deteriorada, que só cabeças muito especiais poderiam assumir. Talvez e só talvez, a força da necessidade de mudanças, destrone a quadrilha que nos dirige, como uma tremenda nave desgovernada, descendo um barranco estrelar desprovido de bússola, já que nunca tivemos qualquer gestão que olhasse um palmo a frente dos porcos umbigos partidários, que mais visam a manutenção barata do poder, do que as sérias ansiedade de uma nação que busca o futuro, ancorado no desenvolvimento sustentável, seja econômico, ecológico ou ético e pombas, por que não dizer, político.
Dilma simplesmente não sabe administrar uma crise. Não tem preparo, estofo ou condições intelectuais para tal. Não bastasse isso incorre em mais dois importantes erros: Não tem quadros competentes, tampouco delega! Besta mania provinciana de sentir-se uma "gerentona"! Vestiu uma falsa fantasia, e por desgraça da nação, acha que o papel lhe cabe! Trocando em miúdos, falta-lhe algo importante nos atuais dias, a HUMILDADE! A maior desgraça que podemos viver, é termos uma líder, que "pensa saber das coisas" Perdoe-me os que aqui navegam, a linguagem, mas na falta de algo mais adequado, lhes digo: ENTENDE BOSTA NENHUMA!!!! Quebrou a Petrobrás, quebrou o sistema Elétrico e agora a imbecil avança com apetite nas prefeituras, envolvendo-as em seu maluco projeto, não de "segurar" a inflação,...mas de REPRESA-LA! Ora, qualquer imbecil sabe, que represas quando estressadas, um dia simplesmente vazam ou pior,..explodem!
Enfim,..essa é a triste radiografia, de um país, que passou o bastão para um governo irresponsável, que olha mais para seu projeto de poder, do que para qualquer outra consideração. Para eles, olhar Macro é ver aqueles supermercados de bons preços atacadistas. Nada mais que isso,...
Espero que o Brasil consiga resistir aos nefastos avanços dessa quadrilha. Certamente dentro de pouco tempo, estaremos sentindo uma tremenda saudades dos militares. Militares esses, que os lembro, só instituíram a ditadura no país, por causa dessa mesma turminha que hoje esta no poder,...pensem nisso,...

Unknown disse...

E A DROGA AMIGO, É QUE VAI VOLTAR A DROGA QUE ERA ANTES. E SE TIVER A CARA DO PSDB. FERROU E HOJE É ESTRANDO. OLHANDO PT É QUASE TÃO RUIM QUANTO ERA O PSDB. ENTÃO PRA ONDE O BRASILEIRO VAI FUGIR?

Unknown disse...

É isso. Exatamente isso.