Receba novas matérias via e-mail adicionando o endereço

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

BRASIL PODERÁ SER A BOLA DA VEZ, NEGATIVAMENTE


Veja o que eu disse, hoje de manhã, em "Dilma, gambiarra de novo coma Petrobras?".  Infelizmente, o jornal Financial Times, diz coisa parecida na sua matéria de hoje sobre o câmbio.  Vamos conferir.

Tentar entender o que quer o ministro da Fazenda, Guido Mantega, pode ser "exaustivo", segundo o jornal Financial Times. Em texto publicado no blog sobre mercados emergentes, o BeyondBrics, a publicação diz que esse problema é ainda maior no tema preferido do ministro brasileiro: a chamada "guerra cambial". 

A reportagem sugere, inclusive, que o recente sobre e desce do dolálar pode indicar, entre outras coisas, que o governo "não tem ideia do que está fazendo". Fonte: Estadão.


Para a repórter Samantha Pearson, do escritório do FT em São Paulo, "há três explicações possíveis" para as mensagens que parecem contraditórias. A primeira é que o governo brasileiro "quer uma valorização gradual do real para conter a inflação e os avisos de Mantega foram destinados a moderar os movimentos" da moeda norte-americana. Fonte: Estadão.

A segunda opção é que a equipe econômica pode ter avaliado que o real está "no nível certo" e, então, passaram a ser emitidos sinais contraditórios para "estabilizar a moeda". Fonte: Estadão.

Há, porém, uma terceira opção. "Eles não têm ideia do que estão fazendo". Fonte: Estadão.

Comentário.  Eu já sou mais pessimista que o Financial Times, o ministro Mantega sob orientação da presidente Dilma, está colocando o País numa situação de alto risco, promovendo apreciação exagerada do real frente ao dólar.  Para mim, a equipe econômica da Dilma, está com a quarta opção.  "Eles sabem do que estão fazendo.  Estão pensando somente naquilo, a reeleição da presidente Dilma, nem que tenha que levar o País no abismo."

Por favor, não brinquem com coisa séria.  O que eles estão fazendo é botar mais carga na "bomba relógio".  O pavio já está aceso.  Eles nem estão aí.  Com o engessamento da economia, não só no câmbio, mas no preço de combustíveis e demais tarifas administradas, tão somente para tentar segurar a inflação, está provocando distorções na economia difíceis de avaliar.  A economia está desorganizada e os diversos preços administrados estão desalinhados, levando a iniciativa privada a recuar em novos investimentos neste ano.

Daqui a pouco, Dilma, o Brasil poderá experimentar situações do Plano Cruzado do medíocre governo Sarney.  Fique atento, por favor.  Brasil poderá ser a bola da vez, negativamente.

Ossami Sakamori, 68, engenheiro civil, foi professor da UFPR. Filiado ao PDT.  Twitter: @sakamori12

2 comentários:

  1. Caro saka,

    Já estamos vivendo o tenebroso momento que vc entende como futuro. Hoje os investimentos do governo em infra estrutura estão totalmente paralisados pois a fonte, por mais que jorre impostos, esta como seca, já que não existe um serio planejamento de médio/longo prazos, tudo acontece no afogadilho da urgência, péssima conselheira.

    Quanto ao Brasil, sinto informá-lo que já somos motivo de chacota, aqui dentro, para os economistas sérios e la fora para todos demais. Maquiar contas é algo que Dona Merkel nem deve saber do que se trata, pois no seu país deve dar até cadeia,....(No minimo renuncia imediata) Essa mesma Merkel cuja cara de pau da Dilma, arvorou-se dar lições de economia. Justo a ela, que esta sendo a boia salvadora da zona do Euro, baseada em tudo aquilo que conseguiu, seguindo a tradicional cartilha do BEABÁ,...poupança, superávit,cambio liberado e mais: Investimento em produtividade.(sem o que, esqueçamos crescimento sadio.)

    Vc tem receio de vivermos um plano cruzado? Ora,..estamos às portas de tal. O represamento fictício e atabalhoado dos preços, uma hora vai mostrar suas garras,...Os empresários neste cenário, simplesmente não investem,...O povo, é instado a comprar carros, cuja gasolina sobe,...as prestações recheadas de juros, corroem salários e impedem poupança, e o nível de emprego, mola mestra da administração PT, já demonstra seu evidente desgaste.

    Bola da vez? Sim! Com direito a gramado,arquibancadas e alambrados. Só não peça iluminação, por que energia não temos,...

    ResponderExcluir
  2. Este governo sem rumo ainda governa rancorosos com o FHC e não se dá conta de que não tem um plano de longo prazo para o Brasil
    As medidas são tomadas pontualmente e sem uma real avaliação dos impactos.
    Vide elétricas e Petrobrás
    Com isto o capital está fugindo para outros países e a nossa bolsa está em queda livre
    Internamente estamos gastando mais e fazendo "acertos" para fechar as contas.
    A inflação está ganhando força, e o ministro fazendo pronunciamentos para angariar apoio popular
    Devemos nos preparar para dias difíceis

    ResponderExcluir

Não há censura ou moderação nos comentários postados aqui.
De acordo com a legislação em vigor, o editor deste blog é responsável solidário pelos comentários postados aqui, inclusive de anônimos.