quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

APAGÃO PODERÁ ACONTECER, SIM ! Saiba o porque.


Os níveis dos principais reservatórios de hidrelétricas do Sudeste e do Nordeste do País continuam em queda, segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico, com as represas do sistema Sudeste/Centro-Oeste caindo dos 28,43% de segunda-feira para 28,32% na terça-feira. Fonte: Estadão.

No Nordeste, os reservatórios tiveram uma queda de quase meio ponto percentual em um dia, passando de 30,64% na segunda-feira para 30,20% na terça. Fonte: Estadão.

Também houve redução no Norte, de 40,23% para 39,88%. Somente no Sul houve recomposição das reservas, com o nível da água subindo de 41,36% na segunda para 43,40% na terça. Fonte: Estadão.

Segundo diretor do Operador Nacional do Sistema Elétrico, não se pode fazer previsão de chuvas num horizonte acima de 10 dias.  Então, é prematuro dizer que haverá ou não haverá racionamento de energia neste ano.  O fato é que, hoje, todos os reservatórios estão com níveis abaixo da crítica como pode se ver pelos dados acima.  E todo sistema elétrico está ligado, não sobrando nenhuma margem a mais para acrescentar ao sistema.  Enfim, estamos no limite do limite.

O dado que me preocupa é que o nível de reservatório da Usina de Itaipú está baixando.  Lembrando que Itaipú, sozinha, representa cerca de 15% de todo o sistema de geração implantado no Brasil.  E tem mais um agravante, Itaipú é uma usina projetada para funcionar como usina de base, isto é aquela que dá sustentação em todo o período do ano utilizando a sua capacidade máxima.  Reportagem mostrado, ontem, aqui na TV do Paraná, mostrou que o reservatório está baixando, também.  

Um dado que o ministério de Minas e Energia não está considerando é que o ano de 2013, coincide com o pico do ciclo solar de 33 anos, que vai culminar com uma grande tempestade solar no mês de maio deste ano.  Esta previsão é anunciada pela NASA, para que autoridades competentes, tomem as devidas reservas tanto no sistema elétrico como no abastecimento de água.  Nada a ver com a mudança climática.  É prematuro e é irresponsável fazer previsão num ano atípico, que acontece a cada 33 anos.  

Independente de discussão sobre de quem seria a responsabilidade da segurança e sustentabilidade do sistema, deveríamos estar tomando atitudes preventivas do que estar batendo no peito é afirmar uma coisa que nem o São Pedro sabe dizer, qual vai ser o regime de chuvas neste ano.  É certo que a presidente Dilma, escolheu a hora errada para promover a redução tarifária, colocando as concessionárias numa situação de desinvestimento, sucateando a maior parte do sistema.  Atitude errada na hora errada! 

Quem viu pela TV Senado, depoimento de uma importante assessora do ministério de Minas e Energia dizer que eles tinham esquecido de considerar no cálculo de indenizações os investimentos feitos pelas concessionárias durante o período da concessão, deve ter sentido arrepio na espinha.  O amadorismo dos ocupantes de cargos públicos, normalmente comissionados, sem maior conhecimento do assunto que está a tratar, marca sobremaneira o método de administração do governo Dilma.  É o resultado do loteamento de cargos públicos.  

Tendo eu formação de engenheiro civil, sinto enorme dificuldade em assimilar as medidas tomadas pela Dilma. Medidas tomadas com completo amadorismo, o tema tão importante e crucial como do apagão de energia elétrica, demonstra insegurança total.  Dá-se a nítida impressão que a Dilma quer resolver este tema, com mais uma daquelas bravatas, para manter a sua fama de gerentona do "sistema elétrico".  O problema do apagão transcende à disputa partidária.  Andar dizendo que teve apagão no PSDB e não terá apagão no PT é uma bizarra discussão que só acontece numa republiqueta de 5ª categoria.  A população não tem nada a ver com a disputa partidária!

Apagão no ano de 2013, poderá acontecer, sim! E nem será a culpa da Dilma presidente, mas a culpa será da própria população que não cobra de seus dirigentes postura sóbria que garanta o mínimo de segurança para a sua sobrevivência.

Ossami Sakamori, 68, engenheiro civil, foi professor da UFPR, filiado ao PDT.  Twitter: @sakamori12

4 comentários:

JOSÉ TORQUATO DE BARROS FILHO disse...

FALOU TUDO.
PODE ENTÃO UMA PRESIDENTA A CAVALO, TOMAR AS RÉDEAS DE SÃO PEDRO, SÓ PORQUE SEU UMBIGO ESTÁ DITANDO?
AS BANANAS QUEM É DAS BANANAS.

Daniel Cohen disse...

Caro Saka,...

Como assim, "nem é culpa da Dilma"??? Ora, há 10 anos ela esta no poder,sendo certo que é da área. Não esqueça que era Min.de Minas e Energia. Sendo certíssimo entretanto, que da área ela não entende bulhufas! O que acontece hoje, é simplesmente FALTA DE PLANEJAMENTO! É cuspir para cima, acusando o governo FHC, que diferentemente do que vemos hoje, cacifou o custo político e enfrentou os problemas de um racionamento, Escolheu dos males,...o mais adequado e honesto. Hoje o que vemos é bem diferente, escolhem dos males o pior! O que baseado na covardia partidária, mente descaradamente, não assumindo uma postura técnica, preparando a população para um possível racionamento e desde já, pedindo um sacrifício voluntário de economia de energia. Que nada, a exemplo do Titanic, a orquestra toca, enquanto o barco afunda!
Outro problema, que vc cita e é real, diz respeito não só ao campo da energia; tudo "nestepaiz" esta politicamente aparelhado. Temos a maior indústria de cabides de empregos do universo. Veja vc o tal Lobão,...essa múmia paralítica, mal sabe a diferença entre uma tomada e um interruptor e põe-se a falar merdas impensáveis sobre energia,...Abre a boca e percebemos que o capitão do navio, mal sabe nadar,...
Teremos racionamento? Sei lá,...Deus é brasileiro, e vai que chove,...entretanto, saibamos todos, que hoje, o único técnico capacitado a resolver nosso problema, esta no céu, O Criador! Certamente Ele deve estar cansado de ser brasileiro por tanto tempo,e já já vai acabar pedindo cidadania em paragens mais amenas, onde pessoas capacitadas resolvam os problemas terrenos, deixando-o curtir seu eterno descanso em paz,...

jmsolano disse...

Aliado ainda temos a incompetência do min. Lobão, que nada tem com o ministerio que comanda...ele não entende nada do assunto e nem tem moral para fazer as ordens.

Unknown disse...

Caro Sakamori: Você e o Daniel Cohen definiram com muita propriedade e conhecimento o que estamos vivendo! Vivendo em Brasília entenderia melhor a ação predadora patrocinada pelos delegados partidários que lotearam o nosso país ! É nojento!
O Lobão está cumprindo tabela para seu Superior,o mesmo que desgenerou os locais por onde passou, e agora, auxilia a implodir o Senado Federal! Mas esse estado de coisas me faz lembrar que sem o auxilio do FHC, isso não teria ocorrido, e, o eixo MG/SP são os grandes eleitores desse pessoal, pois que, não permitem que lideranças como do Arthur Virgilio, Alvaro Dias, possam despontar no cenário nacional com condições de emplacarem uma candidatura a Presidencia da República ! Por questão de justiça, saiba que não sou simpatizante do PSDB, fui amigo do Mario Covas, do José Richa, tenho um respeito e admiração ao Alvaro, pois que, desde sua primeira eleição para a Camara dos Deputados, sempre foi digno e coerente com os valores vivenciados pelo invejável povo do Estado do Paraná! Aqui para nós, sempre foi um homem sério e comprometido com o interesse nacional ! Eu, para que não paire duvidas sou de direita! Fui companheiro do Marco Maciel, também um homem muito honrado! Por questão de justiça, procuro avaliar as pessoas pelo que são e não pela coloração que eventualmente estejam vestidas! Getulio Dias que o dissesse, se vivo ainda fosse! Mas voltando ao foco, fico impressionado com a capacidade de se acabar com o que estava feito, desse pessoal que agora desejam dirigir nossas vidas! No MPF, você não imagina o que se esta investigando, e, agora com a ameaça de amordaçarem ou caçarem o direito de investigação adquirido na Constituinte de 88! Desejam que somente a Federal faça investigação " rs,rs,rs!!!
A sociedade brasileira precisa saber que está sendo subtraida dessa instrumentação democrática para chamar à responsabilidade os maus brasileiros!
Seria imperioso uma campanha pelos instrumentos sociais que movimentasse a sociedade e pressionasse o Congresso para que tal descalabro náo ocorra! Precisa-se de ajuda, e isso, quem sabe e sempre soube fazer, são vocês da antiga esquerda!
Com ações como a que você desenvolve com o blog, tenho certeza que a nossa sociedade irá saber se pautar para os desafios de recontruir o país ! Somos como fenix! Grande abraço e parabens ! Markito de Souza