quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Lula "Simandou" no Guiné com André Esteves!

Notícia que ia passar batido se não fosse o meu interesse em desvendar o loby que presidente Lula faz ostensivamente para o André Esteves do BTG Pactual.  Leiam o trecho da notícia do tradicional jornal Estadão, um trabalho muito bem feito, e na sequência os meus comentários.

A companhia tomou também a decisão de reduzir riscos, cancelando 70 projetos que estavam em estágio inicial e apresentavam algum tipo de risco geológico; suspendeu também o projeto do Rio Colorado, na Argentina, e de Simandou, na África, para evitar riscos políticos e geográficos.Fonte: Estadão.

Comentário.

Eu já comentei sobre o loby que o presidente Lula faz  para o empresário André Esteves do BTG Pactual em diversas matérias anteriores.  Foi interferência direta do presidente Lula para que o André Esteves tornasse sócio da CEF no Banco Panamericano.  Com interferência do Lula & Dilma que André Esteves amealhou 50% da Petrobras Oil & Gas, detentora de direitos de exploração dos campos importantes de petróleo na costa ocidental africana por preço de banana.  

Presidente Lula faz loby para o empresário André Esteves junto ao presidente Alpha Condé da Guiné (francesa), para conseguir a fatia de 50% de uma jazida de minério de ferro na província minerária do Simandou.  Já atuam na mesma província o Rio Tinto e BHP Billinton, cada um numa jazida diversa objeto da notícia.  A jazida em questão é uma das 3 jazidas concedidas pelo governo de Guiné.

O presidente Lula trabalha (faz loby) sobre o assunto, desde o final de 2010, para o empresário André Esteves.  Com a desistência da Vale no projeto Simandou, abre o caminho para a empresa B&A Mineração, uma associação da BTG Pactual e holding da empresa do Roger Agnelli, ex-Vale, se tornar dona de 50% de concessão de um dos projetos do Simandou.  A agência Reuters noticiou que a B&A teria interesse, também, na fatia de um outro projeto, o do BHP Billiton, um outro projeto na mesma província do Simandou.

Só para conhecimento, a província minerária de Simandou é considerada, na somatória dos 3 projetos, como a maior jazida de ferro do mundo.  A empresa B&A Mineração dos brasileiros André Esteves e Roger Agnelli poderá se tornar um player importante no setor de mineração no mundo.  Tudo está nas mãos do lobista Lula.  Com certeza, conseguindo sucesso, o presidente Lula, se tornará US$ bilionário com o serviço de loby, de forma legal.  Por estas e outras que o presidente Lula quer continuar mandando no governo do Brasil.  Ou vocês acham que Lula está preocupado com a fome dos sertanejos?

Ossami Sakamori

2 comentários:

Eli Reis disse...

Sakamori:

Nem com a dos africanos, negros, e tão, ou mais, pobres quanto os beneficiários das "bolsas" brasileiras.

Aliás ele só não incentiva criação de "bolsas" na África, porque não tem interesse em serem eleitos, ele ou os do seu partido, lá naquele continente.

Não que saibamos até agora...

Bom dia,


Eli dos Reis,
de Ribeirão Preto-SP.

Unknown disse...

O lobby, no Brasil, não é algo oficial, como é nos EUA, mas, como qualquer jogatina ilegal, corre solta... Lula é hoje o maior lobista do Brasil travestido de palestrante. A Petrobrás representa os interesses de grandes empresários na exploração do petróleo do continente africano. Lula - e tal Bispo Macedo - tem entrada fácil na África, é visto como um ídolo, um símbolo. Na verdade, o Lula é um Mandela do mal. Enquanto, o incansável Madiba luta pela libertação da África, um sonho muito distante; Lula, o padrasto dos pobres, promove a nova depêndencia do povo africano. Triste.