Folha. O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa, deve
expedir os primeiros mandados de prisão do mensalão nesta sexta-feira
(15). No início da tarde de hoje ele determinou o chamado trânsito em
julgado --fim efetivo do processo-- para 16 réus, entre eles o
ex-ministro José Dirceu e alguns que, mesmo sem os votos necessários,
haviam apresentado recursos à corte. A certificação do trânsito em julgado é o último passo necessário antes
da expedição dos mandados de prisão, que devem ser enviados à polícia
por volta das 17h.
1. Ex-ministro José Dirceu
2. Ex-presidente do PT José Genoino
3. Ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares
4. Operador do mensalão, Marcos Valério
5. Ex-sócio de Marcos Valério, Ramon Hollerbach
6. Ex-sócio de Marcos Valério, Cristiano Paz
7. Ex-vice-presidente do Banco Rural José Roberto Salgado
8. Ex-presidente do Banco Rural Kátia Rabelo
9. Ex-diretora da SMPB Simone Vasconcelos
10. Ex-sócio da corretora Bônus Banval Enivaldo Quadrado**
11. Ex-tesoureiro do PTB Emerson Palmieri**
12. Ex-deputado Romeu Queiroz
13. Delator do esquema, Roberto Jefferson
14. Ex-deputado Bispo Rodrigues
15. Ex-tesoureiro do PL Jacinto Lamas
16. Ex-direitor de marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolatto
** Cumprirão penas alternativas
Comentário.
É assim inicia o último ato do julgamento do processo de número 470, denominado de mensalão. O ato que uma grande maioria da população, incluindo este que escreve, já não esperava que acontecesse antes da decadência das penas.
Espero que este seja o início de limpeza no alto poder da República, para que o Brasil retome a sua própria dignidade, mostrando ao mundo que o País é sério. Tantas denúncias são noticiadas, nos altos postos da República, que o Brasil apequenou perante o mundo, nestes últimos anos.
Hoje de manhã, no dia da proclamação da República, afirmei que o Brasil era uma republiqueta de 5ª categoria, pelo envolvimento de figuras notórias na vida política brasileira nas mais diversas formas de atos lesivos à pátria.
Estes cidadãos e cidadãs, utilizando-se de cargos públicos, para praticar ladroagem à luz do dia, para praticar lobby para iniciativa privada, para participar das falcatruas nas empresas de controle da União, para utilizar-se de verbas orçamentárias para angariar apoios políticos, para conseguir dos empresários dependentes do poder público financiamento de suas campanhas eleitorais.
Espero que com o fim deste processo julgado pelo STF, inicie-se uma nova fase, para colocar o País a limpo. Desejo que os operadores da justiça exerçam, cada um, o seu papel e resgate a República, que venha as ser orgulho de todos nós.
Ossami Sakamori
3 comentários:
Ainda hoje pela manhã vi uma foto que dizia mais ou menos assim: O dono do tempo sabe a hora de mudar a história . Que comecemos um Novo Tempo aqui também! Mostremos nós nos comentários, nas próximas eleições, quando se fizer necessário que, o que precisamos é Mudar os rumos do nosso País!
Ontem, a decisão de Joaquim Barbosa, pode ter sido uma nova proclamação da República, em que uma decisão fundamental para o destino do Brasil, desta vez, contou com participação efetiva de toda a sociedade brasileira, sem exceções. Acho que, em muitos anos, não tivemos um feriado tão discutido e comemorado. O pedido de prisão dos principais mensaleiros no dia da Proclamação da República foi, sem dúvida, um ato simbólico.
E como vivemos ainda num país dividido, de uma maneira muito peculiar, vejo as viúvas ressentidas do PT despejando ódio e rancor, misturados com um tipo de preconceito que é só nosso, em cima da figura do venerável Joaquim Barbosa. E os que comemoram, pelos mais diversos motivos a atuação do já citado presidente do STF. Em nenhum momento, o lado de lá, do PT, falou em justiça, mas apenas em interesses ideológicos, um dogmatismo tão cego quanto fingido. José Dirceu não é mártir de nada é, na verdade, um Tiradentes às avessas... Mas ainda há muitos como o Zé Dirceu, como mostram os escândalos envolvendo o governo e a prefeitura de São Paulo.
E, pela primeira vez, a justiça puniu, finalmente um "Pê", que tem dinheiro, influência, admiradores e, claro, bons advogados. Agora, foi o PT, mas esperamos a punição de muitos outros "Pês" com dinheiro no bolso, geralmente, roubado dos cofres públicos.
Com o fim do caso do Mensalão, o Brasil, após décadas de incerteza, começa a chegar a maturidade. Ainda falta muito, mas estamos caminhando.
Isso não passa de um truque de mágica . E todo truque só é feito pq o mágico tira a atenção da plateia .
Não acho que foi feito justiça .
- cadê o dinheiro ?
- como eles ainda tem o direito a receber salário .
Com um trabalhador comum isso é motivo de cadeia e justa causa .
Resumindo ... + uma vez somos ludibriados .
O BR continua fingindo que é um país , finge que tem justiça , finge que tem gente séria , finge , finge e finge ... Enquanto "Justin beaber" (nem sei se escreve assim) vem aki e faz o que quer , mostrando ao mundo o q realmente somos.
Parabéns BR .
Postar um comentário