domingo, 28 de julho de 2013

O direito de ser eu mesmo!

Hoje, este blog desde sua criação está recebendo a visita de número 200.000.  Quando criei este blog, apenas espaço de manifestações das minhas opiniões, não tive intensão de ter número de leitores tão expressivos. Para os jornalistas, analistas políticos, analistas econômicos, sociólogos ou antropólogos, pode significar número inexpressivo, mas para mim é apenas motivo de satisfação e de dever cumprido.  

Este blogueiro é apenas reles cidadão, de certa forma, incompreendido pela a grande massa da população.  Vim de baixo. Sou filho de imigrante, assim como tantos que formam este País que acolheu os primeiros exploradores portugueses, escravos africanos e imigrantes europeus e asiáticos.  Não sou político e nem tenho pretensão de sê-lo.  Já estou com idade que não me permite, grandes ambições.  Devo-me comportar no meu devido lugar.  Estou quieto no meu canto,  apenas, expressando os meus sentimentos, minhas angústias, meus desejos, minhas ambições sobre o futuro do meu país Brasil.  

Não pertenço a nenhuma ideologia, nem facções políticas.  Para dizer com toda franqueza, não sei o que é ideologia.  O povo fala da esquerda e da direita, mas não sei o que isto significa isto, só sei que o termo veio do parlamento francês, onde os assentos da direita pertencia ao partido do governo e os assentos da esquerda eram  dos partidários contra o governo.  

O termo direita e esquerda, que dizem serem a ideologia, no Brasil,  no regime militar, a direita era usado para se referir ao militares a esquerda aos contras. Assim, conceitualmente, à época, eu pertencia à esquerda.  Tanta bobagem, o termo! Se adotarmos o conceito do parlamento francês, onde originou o termo usado, gramaticalmente, a direita deveria ser o Partido dos Trabalhadores que está no poder há mais de 11 anos e meio e a esquerda as oposições.  

Deixando de lado a "ideologia", o que são capitalistas e socialistas de hoje?  Presidente Hollande da França é socialista?  Xi Jinping é socialista ou comunista?  Angela Merkel é socialista ou capitalista?  Obama não seria socialista, já que os democratas são considerados de esquerda e republicanos os conservadores?  Discussão estéril.  O mundo de hoje, não é esse que os retardados pretendem pintar com as cores ao seus bel prazer.  

O mundo já deu milhões de voltas, mas o comportamento humano não mudou. Houve e sempre haverá os opressores e oprimidos, os nobres e plebeus, os capitalistas e trabalhadores, os partidos do governo e dos opositores.  Vamos reinventar o mundo?  Não vamos.  Vamos conviver como o mundo como ele se apresenta. Então tentemos influir no que e onde podemos mudar, sem ideologia.  Mudar para o melhor, é o eu venho defendendo.  Estou fora desta discussão estéril de ideologia!  Só quero Brasil melhor!

Toda vez que veiculo, meus pensamentos neste espaço, um pedacinho de canto, que a empresa Google me cede gratuitamente, sem censura, recebo xingamento, recebo pechas de portador de ideologia que não a tenho.  Eu sou ignorante e não sei do que trata as ideologias.  

Costumam me pintar de direita, nas redes sociais. Dizem que sou FHC ou que sou do PSDB.  Quanto ao FHC não o conheço pessoalmente, nem sei se ele tem ideologia, só sei que foi presidente do meu Brasil. Quanto ao partido não sou filiado a ele.  Estou filiado, sem participação partidária, no PDT, apesar de não concordar com os atos do dirigente Carlos Lupi, nem tão pouco concordo com a participação do partido na base aliada do governo Dilma.  Vou me desfiliar por isso?  Não, não vou vou continuar para esperar a mudança, o momento de lucidez do dirigente partidário, para deixar de apoiar o governo Dilma.  

Eu quero continuar manifestando os meus pensamentos, livremente. Já sofri inúmeras tentativas de cerceamento de liberdade de expressão.  A liberdade de expressão que foi me tentado calar nos tempos de estudante universitário, 1964/1968 pelo "sistema".  Os que viveram à época, deve saber o que significa "sistema".  Nos tempos mais recentes, justamente no governo do PT, venho sofrendo agressões por conta do "direito de expressão" que reservo o silêncio sobre isto.  Mas, isto tudo, não me atemoriza, apenas sofrer na víscera, o meu desencanto pelos governos que sucedem.  Um dia haverá de terminar o desencanto, como o dia que vivenciei o retorno da democracia após 20 anos de regime militar.   Não perdi a esperança, ainda, da mudança.  

Falta muito para me calar.  Os que se acham "donos do poder" que esperem sentados.  Estou quase na idade de usar bengala, mas os "donos do poder" que me aguardem, porque estarei sempre, denunciando as mazelas dos sucessivos governos.  Já escrevi 797 artigos e continuarei escrevendo tantos quantos necessários, até que o povo volte ao poder, através de quais mãos que forem.  

Para mim, basta que o próximo presidente seja probo e competente, apenas isto. Não quero saber de "ideologia".  E parem de colar rótulos na minha testa, pois não faço papel de bobo da corte, seja de que lado for. Eu sou extremamente egoísta. Estarei sempre na trincheira para defender o meu lado, o lado da minha família, o lado do povo, nada mais!

Que saco, ter que estar explicando isso tudo!  Mas, faz parte do jogo democrático que defendo, não é mesmo? 

Aviso: Aqueles que são contrários aos meus pensamentos, o espaço abaixo para comentários, é reservado para expressar opiniões concordantes ou discordantes.  Se quiserem, podem me xingar, mas aqui no blog, claramente. Não deleto, opiniões contrárias, nem xingamentos.

Ossami Sakamori
e-mail:  sakamori10@gmail.com 

7 comentários:

Unknown disse...

Parabéns! Sou uma leitora assídua do seu blog, continue denunciando as mazelas dos sucessivos governos.

Gilberto Figueredo disse...

Prezado Irmão Sakamori. “Quanto mais lamentável for à situação do país, tanto mais estaremos no dever de não perder a fé no seu destino”. O amigo além de não perder a fé, é um grande incentivador para que todo o faça.
Desmoralizar uma nação requer um espetáculo em grande escala, e a luta do povo pela ética é inglória e insignificante para a maioria dos políticos e nossas lutas são invisíveis e inaudíveis para eles, porque o envelhecimento mental e intelectual, o flagelo da ética e da moralidade de certos políticos, a intenção pessoal de poder e riqueza na vida pública, é que desmoraliza cada voto recebido e nos revolta pela perfídia recebida em troca.
Sabemos que os “monstros” de Brasília não podem ser eternos. Pior que foi..., pior que está..., não vai ficar. Pessoas como vc Sakamori, não dormem, não fraquejam e não descansam, estão sempre vigilantes. Por sinal, o povo esta vigilante, e pior que está! Não vai ficar! Porque juntos, vamos fazer uma “nova nação” o “Apocalipse político” está próximo e o “Gêneses” estar por vir. Esperemos.

Roberto Vieira disse...

Sakamori,

Parabéns pelo sucesso do blog. No artigo anterior você fala em uma situação parecida com a da Espanha alguns anos atrás. Eu concordo contigo e acho que a crise vai ser feia. Você acha que a bolha imobiliaria vai desinflar por anos como no caso espanhol?

Unknown disse...

Não vejo saída a curto prazo. Você viu a micareta em que se transformaram as manifestações que tomaram conta do país?

A classe política brasileira, o grosso da nossa elite econômica e política, é composta por ladrões. Os políticos apenas refletem o caráter da maior parte da população. O "povão" só não é mais corrupto por falta de capacidade intelectual, e de oportunidade.

No mais, estão mais interessados em futebol, cerveja, novela. E na mulher do vizinho.

Anônimo disse...

Parabéns, Sr. Sakamori.

Continue o bom trabalho e não dê atenção aos palhaços que se ligam aos rótulos e modismos da época. Eles passarão.

Sucessos disse...

Parabéns amigo Saka, leio todos seus artigos e o importante é denunciar enquanto pudermos os mal feitos dos corruptos políticos deste nosso Brasil. Levantamos a bandeira "sim" de defender nossos direitos e saber que somos cidadães de princípios. Esta é a ideologia. Princípios que estão nos roubando dia a dia, o que não é só o $$ que nos levam. Nos carregam um pedaço da alma, porque mexem como nosso brio, aquilo que herdamos dos nossos pais. Sou neta de imigrantes europeus, como você menciona, sabemos que eles deixaram legado e honra para esta Nação. abçs

Aurora Brasilis disse...

Parabéns

Não pare, não desanime e tenha fé em Deus que tudo vai dar certo. Vamos trabalhar e votar certo para nosso BRASIL melhorar sempre

Abraço de seu leitor assíduo @WilsonHazak