Receba novas matérias via e-mail adicionando o endereço

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Occupy é movimento legítimo?

O movimento occupy praticamente nasceu em Wall Street, Nova York, para protestar, pacificamente o capitalismo selvagem, resumidamente, para não "ideologizar" mais um movimento das ruas.

No Brasil, há representação do Occupy internacional, vamos dizer, que se autodenomina Occupy Brazil.  Ao que me parece, o movimento é totalmente pacífico.  Nada garante, no entanto, num movimento desse, sem dono e sem liderança, ajam sempre ordeiramente.  Enfim, são pessoas, em tese, desocupadas, porque "ocupam" um determinado território ou espaço por um período longo.  Com certeza são mais um contingente de desempregado s marginalizados pelo sistema capitalista vigente.

Como qualquer movimento que vem de fora, quando chega no Brasil  ganha coloração diferente.  No Brasil funciona como "ocupação" do espaço para protestar qualquer tema que seja.  Occupy brasileiro é como "jaboticaba", é diferente.  Occupy brasileiro, normalmente, serve para manifestações políticas.  

Se não fosse pela depredação do patrimônio público, até acho que seria um movimento legítimo.  Como tudo que acontece no Brasil, os movimentos sociais em geral deixam rastros de destruição do patrimônio público ou privado.  O MST seria uma espécie de occupy brasileiro.  A tomada da Reitoria da USP é uma forma de occupy.  A ocupação da Câmara de Vereadores pelos manifestantes seria uma forma de occupy.  No Brasil, pelo menos, os occupay tem um traço em comum que tira legitimidade das manifestações, os manifestantes são via de regra predadores.

O acampamento dos manifestantes na frente da residência do governador Sérgio Cabral por seguidos dias, é uma forma de occupy.  A ocupação da Prefeitura de Belo Horizonte seria uma forma de occupy.  Se são legítimas as manifestações é uma questão de tolerância das manifestações. Não vejo tanto problema, desde que por período determinado e sem depredação do patrimônio público.  Mas, as coisas não acontecem como quer.  Todos sabem como começam, mas ninguém sabe como terminam.  

Esse tipo de manifestações, os occupy, está se tornando rotina na vida da população brasileira.  Isto está já está começando a ser um estorvo, um atraso na vida, para o povo que quer ver o serviço público atendido sem interrupções.

O País está vivendo momento delicado.  As manifestações dos Black Blocs quebrando tudo que encontra na frente e agora os occupy tomando conta dos recintos das vias públicas ou dos recintos públicos, vem atrapalhando a vida do cidadão brasileiro que quer apenas viver em paz.  

Que as manifestações legítimas sejam feitas em forma ordeira, sem infiltração dos Black Blocs ou dos occupy.  Por isso proponho o FlagFace, ou seja manifestações ordeiras como escrito na bandeira brasileira: "Ordem e Progresso".  Que os manifestantes dos movimentos legítimos utilizem roupas com as cores da bandeira brasileira, ou seja azul, verde, amarelo ou branco, para diferenciarem dos movimentos já citados e dos vândalos criminosos.  Que mostrem a cara, que mostrem para que estão lá, por isso  proponho o FlagFace.  

Occupy é movimento legítimo? Pode ser e pode pode não ser.  Daqui a pouco vai aparecer patrocinador para mais este movimento e aí saberemos se o movimento tem legitimidade ou não. 

Ossami Sakamori
e-mail:  sakamori10@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não há censura ou moderação nos comentários postados aqui.
De acordo com a legislação em vigor, o editor deste blog é responsável solidário pelos comentários postados aqui, inclusive de anônimos.