quinta-feira, 25 de julho de 2013

Brasil cresce 5 vezes menos que Paraguai.

Os hermanos paraguaios vão estar bombando, segundo Cepal, e nós do lado de cá do Rio Paraná, estaremos com projeção de crescimento com viés de baixa.  E ainda assim, a presidente Dilma, vem usando os serviços do marqueteiro João Santana para mostrar que o Brasil é país de mil maravilhas.  Leiam a notícia sobre o tema e meus comentários na sequência.  

Para a Cepal, o Paraguai deve registrar o maior crescimento na região este ano, com expansão de 12,5%, seguido por Panamá (7,5%), Peru (5,9%), Bolívia (5,5%), Nicarágua (5%) e Chile (4,6%). Para o Brasil, a Cepal estima avanço de 2,5% em 2013, inferior aos 3% previstos em abril. A Argentina deverá crescer 3,5%. A Argentina deverá crescer 3,5% e México 2,8%.  Fonte: Folha. 

Comentário.

Estou tão indignado com o quadro econômico que vive o País.  Infelizmente, opiniões como as deste, não teve eco no seu devido tempo.  O País deveria ter mudado o rumo da política econômica (sic), quando a Dilma assumiu o poder.  A presidente Dilma perdeu oportunidade única de promover mudanças, sobre o plano emergencial implementado pelo presidente Lula, pós crise financeira mundial de 2008.  Mas, não fez.  Hoje, não só Dilma, mas o Brasil vive situação muito grave, poucas vezes experimentado na história, tudo por conta da incompetência da presidente Dilma.

Desde final do ano passado a início deste ano, este blog, tem feitas sucessivas matérias, chamando atenção para o equívoco da política econômica e monetária (sic) do governo Dilma.  Fui chamado de pregador do apocalypse now.  Foi me sugerido de deixar o Brasil, minha pátria amada.  Para não ir muito longe, lembro-me da matéria que escrevi com os títulos: Dilma, urge tomar medidas concretas para tirar o Brasil do atoleiro! em 16/2/2013, seria bom fazer a releitura.  Não sou plantonista dos noticiários do momento, apenas reles cidadão brasileiro que quer ajudar construir o Brasil de amanhã.

Estão certos os hermanos paraguaios, eles estão seguindo a vidinha deles, quietos, mas com crescimento.  Expulso do Mercosul, mas novamente convidado para voltar ao bloco, recusou-se a fazê-lo, pelo menos no momento para não se curvar aos poderosos do continente.  Creio que os hermanos estão com medo de serem contaminados com a onda de pessimismo que assola o Brasil.  Estão certos, os hermanos, que tem projeção de crescer 12,5% neste ano, enquanto o Brasil espera crescer 2,3% segundo Banco Central e 1,5% segundo minha projeção.

Paraguai cresce 5 vezes mais que o Brasil !  Notícia que poderia passar despercebido, se o Brasil não estivesse passando por uma grave e séria crise de credibilidade no mercado financeiro internacional.  Más os jornais dão destaque, porque merece reflexão.  Será que o Brasil está no caminho certo?  Será que não chegou o momento de o povo dizer "basta!" ou "dignidade já!" ? 

Ossami Sakamori

3 comentários:

Daniel Cohen disse...

Saka, bom dia,...

Paraguai deu uma solene lição de civilidade ao Mercosul, principalmente ao Brasil, que fez uma tremenda tramoia(mais uma), expulsando-o para incluir a podre Venezuela. Achava Dilma e seus imbecilizados "assessores", que nossos vizinhos estariam de joelhos pedindo para voltar,...ledo engando! Quando "convidados" a retornar ao seio do malogrado Mercosul, responderam com uma solene banana! "Outra hora talvez,..agora não,.." Foi um tapa, sem luva de pelica! Pura honestidade.

Paraguai cresce, via sua agricultura composta de "brasiguaios". A pouca interferência oficial, faz com que as safras escoem-se naturalmente, sendo o único entrave, os portos brasileiros. Comércio de fronteira, vai muito bem obrigado e acordos bilaterais vão acontecendo com outros países do mundo que não os atrasados do cone sul.

Ao declinar o convite, Paraguai mostrou uma tremenda maturidade política. Aguardemos agora, rodada de negociações com a energia que nos fornecem da sua parte na Itaipu. Dilma & Cia. entenderão claramente em que vespeiro foram mexer.

Essa brava gente brasileira, que nos governa, é formada de completos incompetentes.

Unknown disse...

O Paraguai será inteligente se deixar o MERCOSUL, que se tornou um clube de bolivarianos retrógrados com mentalidade de 1950. Ele deve investir na Aliança do Pacífico.

Unknown disse...

O Brasil não cresce desde os anos de 1980, a chamada década perdida. A situação só vai piorar. O Paraguai cresce graças aos fazendeiros brasileiros, chamados de "brasiguaios", que são perseguidos. O Paraguai é um país econômica e politicamente medíocre, o que deixa ainda mais visível o vexame brasileiro.

Eu me lembro que nos anos de 1994, o Haiti tinha um salário mínimo maior que o nosso. Se não fosse o golpe que destruiu de vez o país, o Haiti teria hoje um crescimento econômico melhor que o nosso, não duvido nada...

A preocupação do Brasil, dos anos de 1990 pra cá sempre foi controlar a inflação com juros altos, para frear o consumo. Claro que esta medida não daria certo. Agora, temos inflação alta e juros altos. Venezuela e Argentina, que também sofrem com inflação também crescem pouco. Como diz aquele "velho deitado", "me diga com quem andas que te direi que você é"...