Receba novas matérias via e-mail adicionando o endereço

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Economia BR, dia 22. Os números que BC manipula!

Economistas reduziram novamente a projeção de inflação e de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) no boletim Focus divulgado nesta segunda-feira (22).  O relatório, elaborado pelo Banco Central, reúne as previsões de cerca de cem economistas de instituições financeiras.  A inflação passou de 5,80% para 5,75% e a estimativa para o PIB, de 2,31% para 2,28%, a décima queda consecutiva. Fonte: Folha.

Comentário.

Essa previsão dos economistas respaldada pelo Banco Central do Brasil, causa mais estrago do que benefício.  Muda a cada momento.  Agora, deu de projetar inflação para 5,75% abaixo do teto da meta do Banco Central que é de 6,5%.  A projeção de PIB que era de 3,5% no início do ano, já pela enésima vez, baixa para 2,28%.  Eu não sei donde eles tiram estas projeções.

Hoje, dia 22 do momento que comecei cronometrar a crise brasileira, pós manifestações das ruas do mês de junho.  Ainda mantenho minhas projeções sobre os índices para o final do ano de 2013, assim como segue:

PIB de 2013:                     1,5%
Inflação do ano:                9,0%
Selic em dezembro:          9,5% 
Dólar em dezembro:  R$ 2,40                        

Como faz o Banco Central do Brasil, vou ajustando os números conforme o quadro da economia brasileira e mundial vai mudando.  Por enquanto, nenhuma medida tomada pelo governo e nem tampouco o quadro da economia mundial, altera as minhas projeções.  Assim como faz Banco Central, os números são baseados na evolução da economia, no dia a dia.  

De modo geral, o Banco Central do Brasil, prega números otimistas, para ver se o mercado acompanha na economia real.  Uma mentirinha para ver se pega.  Os meus números são retratos da verdade, a deles, baseado no pensamento dos operadores financeiros do governo Dilma, o ministro Mantega e presidente do BC, Alexandre Tombini.

Nada há no horizonte, motivos que justifiquem tamanho otimismo por parte dos agentes do governo Dilma.  Por enquanto, vamos acompanhando os números apresentados por mim, que será mais prudente. 

Ossami Sakamori

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não há censura ou moderação nos comentários postados aqui.
De acordo com a legislação em vigor, o editor deste blog é responsável solidário pelos comentários postados aqui, inclusive de anônimos.