Receba novas matérias via e-mail adicionando o endereço

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Dilma manda Petrobras maquiar o Balanço!

Definitivamente, a presidente Dilma não aprendeu fazer as coisas certas.  Só sabe fazer e manda fazer as gambiarras, sempre, para esconder o lado negativo de qualquer que seja o tema tratado.  Fiquei estarrecido com a notícia de ontem na Folha sobre a Petrobras.  Após o trecho, vai o meu comentário.

Para evitar o forte impacto do câmbio em seus balanços, a Petrobras informou que passou a adotar desde maio deste ano uma nova regra contábil, conhecida contabilidade de hedge -instrumento usado para proteção contra variações de moedas em empresas que tem receitas ou dívidas em outras moedas que não o real.  Fonte: Folha.

O mecanismo só pode ser usado, porém, desde que as companhias "gerem fluxos de caixa futuros em moeda de outro país que se equivalham e tenham sentidos opostos", de acordo com a estatal.  Fonte: Folha.

No último trimestre, a alta de 10% do dólar representou, portanto, um prejuízo contábil de R$ 10 bilhões (US$ 5 bilhões). Procurada, a Petrobrás informou que não falaria sobre o assunto. Fonte: Estadão.

Comentário.

A Petrobras é uma Companhia com ações nas bolsas.  As ações são negociadas na BMFBovespa e na Bolsa de Nova York, sob forma de ADR.  A Petrobras se comprometeu perante o mercado a seguir a boa governança corporativa.  Parece que isto, não vale para Petrobras.  Conforme notícia, fez gambiarras na contabilidade para não apresentar Balanço semestral com prejuízo.  Vai postergar o ajuste referente ao aumento do valor do dólar provocado no mês de junho, para não sabe quando.  

Embora, contabilmente seja permitido fazer as gambiarras anunciadas, pelas normas contábeis brasileiras, o Balanço Patrimonial ficará maquiado, isto é inequívoco.  No meu entender, vai ficar maquiado "ad eternum".  Explico porque.  

A Petrobras nos próximos anos, talvez mais de 10 anos, estará deficitário no item Comércio Exterior.  A Companhia está importando combustíveis refinados, porque o Brasil não é auto-suficiente em petróleo e em refino.  Nem com o projeto pré-sal será auto-suficiente, portanto sempre ficará deficitário em conta dólar. As gambiarra propostas, só haveriam "compensações" se no futuro próximo, a Petrobras exportasse mais do que importa, o que não acontecerá.  

O anúncio feito pela Petrobras é mais um golpe, um verdadeiro 171 contra os acionistas minoritários.  O resultado é que, a cotação das ações da Petrobras subiram significativamente, ontem. Funcionou o "pega trouxa". Não saberia dizer como as agências de classificação vão analisar isto tudo.  Com certeza virão notas com viés negativo, por conta desta gambiarra contábil.  Pode demorar, mas virá a nota rebaixada.  

Mais uma vez, os acionistas minoritários e o povo brasileiro vão ter que engolir as enésimas gambiarras da presidente Dilma e sua equipe. 

Ossami Sakamori

2 comentários:

  1. A Petrobrás é considerada uma das maiores empresas do mundo... Que grande empresa é essa que não tem ainda a tecnologia de extração e refino do petróleo que produz? Pouca gente sabe ou se lembra, mas o pré-sal é um projeto que existe desde os anos de 1950 (!!!). O Pré-sal nunca saiu do papel por causa da pobreza tecnológica do Brasil. A chamada descoberta do Pré-sal foi apenas mais uma jogada do ilusionista Lula. Estamos no século 21 e ainda não temos tecnologia de refino e extração do chamado Pré-sal.

    Mas a Petrobrás serve para isso, para especulação. Além de pagar altíssimos salários para funcionários ociosos. E os leilões de Petróleo, em que vendemos a preços baixíssimos nossos recursos para os norte-americanos??? Esta empresa passa por um processo de privatização branca faz muito tempo. Enquanto isso, o preço da gasolina daqui é um dos mais altos do mundo. Os altos preços do combustível é um dos maiores vilões da inflação. Se o preço das tarifas de ônibus são altas e ocasionaram os protestos que fizeram o Brasil tremer, a responsável foi a Petrobrás com os impostos absurdos que cobra sobre o combustível.

    A Petrobrás é isso mesmo, um meio de lucro para especuladores do mercado financeiro. Não podemos esquecer que figuras como Eike Batista surgiram neste meio sujo do petróleo. Os barões do mercado financeiro lucram com nosso petróleo e quem suja as mãos somos nós, pagando altos impostos...

    ResponderExcluir
  2. Caro Sr. Ossami, excelente artigo!

    Como o tema é pertinente, e endossando o que já está escrito, gostaria de indicar a matéria que saiu recentemente no site do Instituto Von Mises Brasil: "Como ser Dilma Roussef - em 13 passos":

    http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=1522


    PS. Seria cômico não fosse trágico.

    ResponderExcluir

Não há censura ou moderação nos comentários postados aqui.
De acordo com a legislação em vigor, o editor deste blog é responsável solidário pelos comentários postados aqui, inclusive de anônimos.