terça-feira, 16 de julho de 2013

O difícil exercício da democracia.

Acordei assustado com desinformação do povo.  A grande maioria lê o título mas não lê o conteúdo da matéria, seja nos jornais ou nos blogs.  Prefere pegar o título da matéria, preencher o conteúdo como bem achar e tecer crítica ao autor pelo que não escreveu.  

Falei sobre a possibilidade de Lula ser candidato à presidência da República, assim como fiz as matérias sobre a possibilidade do Temer, Serra, Alckmin, Eduardo Campos, Marina Silva, Aécio Neves e Dilma.  Apresento aos leitores meus, uma gama de possibilidades, para conhecer todos eles, porque um deles pode ser presidente de todos nós, independente de gostar ou não.  Poderá, lá na frente, aparecer candidato que não foi objeto de comentário meu.

Ainda, no exercício da democracia, agora ou no futuro, poderei dar minha opinião particular sobre cada um dos candidatos, como já fiz com o candidato José Serra e Dilma Rousseff.  Por eu ter anunciado a possibilidade da candidatura do Lula à presidência, não quer dizer que eu estou a advogar a sua candidatura.  Muito pelo contrário, nas matérias que escrevi e escreverei no futuro demonstrará minha posição particular sobre o cidadão Lula. Basta conferir.

O bom do movimento das ruas é que está oxigenando a democracia. Cada um fala bem o que entende.  Só deviam tomar cuidado de não botar as palavras na boca de outrem.  Chamar-me de "lulista", "serrista" ou "dilmista", para mim equivale a me xingar.  Não concordo com posição dos citados sobre a política brasileira.  Os três tem características comuns.  Eles são egoístas.  Eles enxergam o Brasil apenas sob a ótica deles próprios.   

Viver a vida pública é um exercício de paciência.  Viver vida pública é conciliar interesses do bem comum.  Viver democracia é ouvir as pessoas, sejam elas pobres ou ricos, analfabetos ou intelectuais.  Quem se candidata para vida pública, tem que recolher interesses pessoais no seu íntimo.  

Não sirvo para vida pública, porque verbalizo minha posição particular.  Porque como cidadão brasileiro quero exercitar a democracia, expondo minhas ideias sobre o futuro do Brasil.  Elogio ou critico pessoas, sem papas na língua.  Elogio ou ciritico medidas adotas pelos governos presente e passados.  Acredito assim, estar contribuindo para o fortalecimento da democracia e melhorar a minha pátria amada Brasil!

Não é fácil exercitar a democracia, mas o povo brasileiro fez esta opção e eu também.  Democracia é para ser vivenciado!

Ossami Sakamori

6 comentários:

DAVI disse...

Perfeito! A deficiência secular da nossa EDUCAÇÃO formou gente instruída pela Internet: grande volume de informação na velocidade da luz. Ninguém lê, forma opinião 'enlatada' pelos comunicadores de plantão. Excelente artigo! Parabéns! @dfernandocosta

POLÍTICA & ÉTICA disse...

Vivemos uma época estranha, Saka.
Se somos contra uma coisa, o grupo a favor nos hostiliza, como se discordar fosse pecado mortal.
Eu, muitas vezes discordo de suas posições, e as rebato, sem contudo faltar com o respeito que o ser humano, cidadão e contribuinte Sakamori faz jus, mas essa urbanidade não faz mais parte do cotidiano da maioria.
Escrever tornou-se um ato arriscado nos dias que vivemos.
Externar pensamentos nos torna alvo de agressões muitas vezes gratuitas.
Mas isso não vai fazer com que venhamos a nos furtar de emitir nossas opiniões.
Bola pra frente, sensei.

Unknown disse...

Dileto irmão :
Quisera neste país contasse com mais uma gama de Sakamoris e leitores de seu honrado e respeitado Blog!
Idiotas, medíocres, imbecis estão aí, aos montes e, como você mesmo aventou, produtomdessa democracia forjada pelas mídias, ou seria pelos instrumentos de chantagem e desinformação impressa ou multimídia aquí implantada?
Com esse novo new deal, muito provavelmente, veremos esse tipo de idiota sumir! Sumirá porque terá que exercitar, o que provavelmente, não tem, seu intelecto!
Ao absurdo assacado, perdoe, já dizia Nosso Senhor, aos ignorantes!
Fiz um comentário ao do Daniel, pois, nossas componentes,são,diferentes e sem usar a terminologia agressiva de vocês, porque podem, tento,passar as minhas que são coincidentes de forma menos pessoal!
Mas concordo em numero,e grau com vocês !
Quanto a sua provocação para descascar a democracia, mesmo tendo auxiliado a construir essa Constituinte, o Daniel e você, iram me matar, mas sigo meu querido JOÃO BATISTA FIGUEIREDO, mando prender quem não for! Rsrsrs.
Fácil assim, e o,autor da agressão mando parabuma escola pública aprender a interpretar texto!
Só isso!
Quando RAUL PILA vivia, no prédio onde cresci em Brasília, vi sua luta pelo parlamentarismo, que a época, tinha homens sérios no Congresso!
Hoje, com esse monte de empresários com mandato, infelizmente não,se aplica!
Mas, esse deveria ser o regime que este Pais deveria ter, para absorver tanta crise e tanto desmando! Pena, não é ? Falta-nos decência e compromisso com coisa pública!
Aguardemos o aprendizado desses tempos, pois, isso também ocorrerá!
Que você continue a nos exercitar com o pensamento, e a relaxar quando se deparar com um incauto!
Fica com Deus, pois hoje, estarei lutando para liberarem medicamentos dos OBESOS, que há dois anos são,proibidos pela ANVISA sem lógica! É O BRASIL !
Grande dia !
MARKITO DE SOUZA

Daniella Caruso Gandra disse...

Apoiadíssimo, Sakamori!

Que a liberdade de opinião seja um guincho para acabar com o marasmo e levar ao povo brasileiro a reflexão a fim de possibilitar melhorias em nossa sociedade.
Beijos, e ótima semana.

Unknown disse...

É Saka, bastante verdadeiro o que escreveu mas, vc sabe disto, venho passando por isto há muito, mesmo sem ter blog...Alguns tem o péssimo hábito de além de não ler o conteúdo,nem quem o escreveu, ainda se acha no direito de sair por ai, comentando quando não, julga e interpreta tudo errado...Quanto a Lulala, Nem se ele chegar perto do q chegou seu ex-vice falecido, ele será candidato, mesmo com as pesquisas e campanhas "encubadas"...Bjao

Célia disse...

É isso aí! Democracia se faz com respeito às individualidades, bem com à opiniões alheias!