sábado, 13 de julho de 2013

Economia BR, dia 13. Que o Brasil está fazendo água, está!

Meus amigo leitores me perguntam o meu palpite sobre os números na economia no ano de 2013.  Tento compartilhar as previsões oficiais fornecidas pelo governo, mas não tem dado certo. O governo erra muito.  O próprio Banco Central do Brasil, reajusta a sua projeção todos os meses em relação ao número apresentado no início de cada ano.  No ano passado, em 212, o Banco Central começou projeção do PIB em 3,5% e terminou o ano em 0,9%.  O governo Dilma, mente muito e o povo fica desorientado! 

As entidades como CNI, apresenta projeções próprias, assim como outras entidades representativas da economia.  É um exercício de futurologia.  Umas chegam em números mais próximos da realidade e outras não.  Cada uma expõe sua metodologia e justificativas.  Nada disso vale para governo maluco como o da presidente Dilma.  Governo que não tem norte nem rumo definido.  Pior, baseado em política econômica (sic) equivocada, com erros sistêmicos graves.

Projeção por projeção, resolvi apresentar a minha.  Assim como fazem o Banco Central do Brasil e entidades representativas das atividades econômicas, vou reajustando os meus números mês a mês.  Vou basear os meus números conforme cabeça maluca da Dilma, Mantega e Tombini.  Já sei mais ou menos a patologia de cada um.  Já sei mais ou menos as medidas e instrumentos que a equipe vão usar, erroneamente, mas vão usar.  

Os números não são tão chutados como vocês imaginam, eles guardam coerência com a política econômica equivocada do trio Dilma, Mantega e Tombini.   Tenho o meu conceito particular sobre a política econômica, muito diferente da maioria dos ícones da economia brasileira.  Até por isso, tenho melhor visão sobre os equívocos cometidos com as medidas econômicas adotas.  E tenho acertado em 90% das previsões feitos neste blog, ao longo destes últimos quase 1 ano e meio.

Hoje, dia 13 de julho de 2013.  Baseado em números passados, apresentados pelo governo e sobretudo em função da nova conjuntura econômica, a projeção para fechamento da economia em 2013, no fechamento do ano, serão:

#Projeção Saka (13/7/13).

Inflação oficial, IPCA acumulado do ano em dezembro :  9,0% aa
Taxa Selic, última reunião do Copom do ano: 9,5% aa
Dólar no último dia do ano: R$ 2,40.
PIB para 2013: 1,5%.

No ano passado, quando fiz previsão no meio do ano de que o Brasil iria fechar num quadro de estagflação quase fui linchado pelos meus leitores.  O certo é que o ano de 2012 terminou com PIB de 0,9% e IGP-DI próximo de 8%, verdadeiro quadro de estagflação. Claro, não fiquei feliz com o acerto, gostaria que eu tivesse errado.

Infelizmente, o quadro econômico brasileiro, novamente, aponta para o ano de 2013, um quadro semelhante ao do ano passado, o de estagflação, ou seja PIB de 1,5% e IPCA de 9,0%, segundo minha projeção.  Por mais esforço que faça, não vejo chance de reversão. Mas, na economia global pode mudar de um dia para outro, as projeções são sempre projeções.  

As projeções só mudarão radicalmente, se forem tomadas medidas radicais, o que parece não acontecer nos próximos meses.  De gambiarras em gambiarras a presidente Dilma vai levando o País, meio à deriva, tentando chegar ao porto denominado Reeleição em 2014.  Esperamos que o nau chamado Brasil aguente a capitã bipolar e pelo menos ultrapasse o dia 5 de outubro de 2014, sem naufrágio.  Que o Brasil está fazendo água, está!  

Ossami Sakamori

9 comentários:

Unknown disse...

Bom dia nobre amigo:

Naturalmente, não discorrerei sobre o núcleo técnico da lúcida matéria que nos trás, por não dominá-la, mas por admirá-la e comprová-la!
Levo-lhe hoje, como contribuição ao texto, informação que com certeza agrada-lo-a, pois, agradou-me muito, saber que, nossa pregação contra o trio, terá modificações breve!
Com meus 44 anos de bastidores no Governo, por formação não desviei-me da sagrada missão de lutar por meu país e por atender sua gente!
Não conquistei fortuna, mas conquistei amigos leais, que muitos se encontram nesse Governo, do qual sou adversário como você!
Assim sendo, muitas vezes sou off e fico sabendo dessa ou daquela informação reservada aos afins dêles!
Longe de cometer um indiscrição ou quebra de confiança, o que informo a seguir, vem de encontro a sua lúcida pregação dos últimos tempos, da necessidade de reformular a equipe econômica!
Estão vendo o momento certo para êles de substituirem o Mantega, e, com o vivamento do câncer, agora no pulmão do LULA, isso propiciou uma aceleração na possibilidade! Já que a constituição não permite estrangeiro como Ministro, informo-o que, você sendo japonês não poderá assumir! Portanto, não vá criar confusão!
Livrei-me e ao Alvaro Dias dessa espinhosa e comprometedora missão! (rsrsrs)
Enfim, nobre Profeta, essa a novidade que pude colher durante o dia, ontem, antes da minha quimio à tarde!
Fico feliz com essa possibilidade de mudança, pois talvez, coloquem alguém competente e da área, e não um laranja!
Encerro, desculpando-me pela brincadeira também inserida, e retribuo a você, e a todos que se mantém informados no seu blog, o mais feliz dos fins de semana!
Fiquem com Deus !
Sayonara!!

MARKITO DE SOUZA

sakamori10@gmail.com disse...

Prezado amigo Markito,

Esclarecendo, mesmo não querendo ocupar nenhuma posição na vida pública, afirmo que sou brasileiro, nascido na cidade de Bastos, estado de São Paulo, em 1944.

Infelizmente, substituição de nomes no ministério da Fazenda não significa muita coisa. Chamar Henrique Meirelles para conduzir a política econômica, também, não diz muita coisa. Estão sempre, procurando alguém que agrade ao mercado financeiro. E assim, o Brasil vai perdendo oportunidade de desenvolvimento sustentável.

O ministro de Fazenda ou presidente do Banco Central de plantão, será sempre, de plantão. Não resolve nada, apenas posterga soluções, para atender a vontade da presidente Dilma.

O Brasil só tem uma solução, que o corrupto Lula e incompetente Dilma se abdiquem da postulação à presidência da República em 2014. O resto é resto!

Substituição de ministros não traz solução para o Brasil!

Unknown disse...

É o que dá manter no Ministério da Fazenda um sujeito que não sabe a diferença entre câmbio fixo, e câmbio flutuante, que acha que a "carestia" se combate manipulando as alíquotas de imposto, e que passou toda a sua vida PÚBLICA defendendo explicitamente a ideia de que "mais inflação: gera mais crescimento".

Unknown disse...

Nobre amigo:
Provoca-lo, é sempre bom, o problema é que você vem sempre com pedras nas mãos contra mim! Desarme-se ! Abracão, Mau horado!
Markito

sakamori10@gmail.com disse...

Amigo Markito,

É o exercício da democracia. rsrs
Sem pedras. Com flores para você e sua estimada família!
Fique tranquilo... nada contra você.

Abração!

Editoria ComunicaPress disse...

POLÍTICA DILMA do PT :
" ... deixa como tá pra ver cumé qui fica ! "

Daniella Caruso Gandra disse...

Hahahahaha, essa tal bipolaridade nem com paliativos anda diminuindo, só aumentando... Falta pouco, espero eu, para o Brasil estar em mãos de bons "marinheiros" e não mais ameaçar de se afundar. Ao menos, que no futuro, haja mais boias para todos! Hehehehehe, eleições vêm aí, hora de mudanças... Beijinhos, Saka!

Unknown disse...

7 bilhões e habitantes e aumentando. A ação humana, nesse caso, já não permite previsões, ou projeções, que se alonguem no tempo. Tudo fica mais para a sorte do que qualquer outra coisa.

O Brasil é uma pedra do tabuleiro que vive ainda no tempo passado, mais precisamente no século XX, lá pela metade. É por isso, caro amigo, que você ainda tenta fazer suas previsões. Não o culpo por isso, ao contrário, é um bom exercício para a mente.

No entanto, você esquece o que se passa na economia global e não leva em consideração a situação dos maiores bancos do planeta às voltas com seus vícios derivativos. A Europa, pelo menos os países da periferia, Grécia, Portugal, Espanha, já se encontram em depressão econômica. Itália está caminhando para isso em menos de 6 meses e a França conta mentiras para a sua população.

O Banco Alemão Deutsche Bank tenta se livrar de rumores de que está falido, os bancos ocidentais lidam com rumores de que lidam todas as manhãs com a possibilidade de falência, 24x7. São chamados de Zumbis os seguintes bancos:

Deutsche, na Alemanha, Barclays, na Inglaterra, e Citibank em Nova York. Já são motivos de piadas no mercado Global.

Fraudes nestes bancos são corriqueiros assuntos na mídia de internet, e parecem ser tratadas da mesma forma com que o governo brasileiro trata do mesmo assunto na Petrobras, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Fundos de Pensão dos funcionários das empresas estatais, os verdadeiros vampiros do sangue do povo brasileiro.

A inflação começa a aparecer globalmente e não há nada que o FED possa fazer para acabar com a impressão monetária. As taxas de juros aguardam o relógio dar o time para a explosão e junto com ela, o Brasil será duramente atingido.

Como se pode controlar tal quantidade de eventos ameaçando o sistema. Jamais, em toda a historia moderna, o mundo esteve tão ameaçado com riscos sistêmicos em tal quantidade.

Eu não me atrevo a fazer previsões que tenham mais do que 4 horas de vida.

A imprevisibilidade impera, e assim o tripé da livre economia reina soberano. Ação, tempo e incerteza.

http://nathalcandlesticks.blogspot.com.br/

sakamori10@gmail.com disse...

Prezado PauloCastellari Filho,

Com todo respeito que tenho por você, pelo seu conhecimento do mercado financeiro internacional, permita-me discordar do seu ponto de vista em alguns aspectos.

O Banco Central do Brasil, tem apresentado ao povo projeção de números da economia brasileira, totalmente fora da realidade. Como eu mesmo disse na matéria, se eles se permitem fazer previsões, eu me acho no direito de fazê-la.

Ao contrário do que você deve ter imaginado, eu tenho conhecimento do mercado financeiro global o suficiente para apresentar minhas posições sobre comportamento da economia brasileira. Eu fui proprietário de uma instituição financeira, pequena, mas tive.

Quanto aos números do mercado financeiro global e em especial a brasileira, não é tarefa fácil. Você sabe muito bem que o mercado financeiro global está com alavancagem muito grande. E isto traz distorções que são difíceis de corrigi-las.

Se o conhecimento teórico da economia resolvesse, a economia global que sofreu abalo com crise de crédito imobiliário, que alastrou pelo mundo em 2008, após 5 anos já deveria estar no caminho da normalidade. Mas, não está. Isto, porque o mercado financeiro global não obedece a lógica da teoria econômica. Quem não está consciente da nova realidade, está com o pensamento do século XX, como você mesmo diz.

Este blog existe para que os agentes econômicos brasileiros, tenham alguma referência, mínima que seja, diferente daquela fantasia que o Banco Central do Brasil apresenta. Não estou a afirmar que sou dono da verdade, mas apenas uma referência como tantas outras.

Apenas, uma confissão. A gente vive de expectativa. O povo vive de expectativa. Certamente expectativa muito maior que os seus 4 horas de vida. Se a gente não vive de expectativa sobre o futuro, o melhor mesmo é ficar em casa, botar pijama e pedir pizza para comer.

Com respeito e este espaço ficará sempre à sua disposição para divergir, mas sem agredir.

Um grande abraço!