terça-feira, 21 de maio de 2013

Rosemary do Lula levou ou não os EU$ 25 milhões para Portugal?


Até a denúncia do deputado Antony Garotinho na ocasião da aprovação do MP dos Portos sobre as composições que houveram  para aprovação do MP dos portos, eu não tinha dado muita credibilidade às informações dadas pelo mesmo deputado na CPMI do Cachoeira sobre o suposto depósito de Euro$ 25 milhões em nome de um ou uma pessoa de influência da República.  Vejam as notícias requentadas que extraí do blog do deputado Antony Garotinho.    

O caso Rosemary é um problemaço para presidente Dilma Rousseff.  Quem acha que Lula e Zé Dirceu vão sair apanhando sozinhos nesse episódio está profundamente enganado. São pelo menos 8 deputados federais do PT que têm seus nomes envolvidos em situações complicadíssimas nas armações ilimitadas de Rosemary. Fonte: Blog do Antony Garotinho.

Todas as operações da Polícia Federal têm nomes que procuram definir seus alvos, mesmo que de forma indireta os nomes sinalizam os objetivos da ação policial. Por que Operação Porto Seguro?  A resposta pode ser encontrada na cidade do Porto, em Portugal, na agência central do Banco Espírito Santo. É só uma pista. Quem descobrir pode achar 25 milhões de euros na conta de uma grande figura da República. Fonte: Blog do Antony Garotinho.

Comentário.

Como é de conhecimento do público, via de regra, no Brasil, vai preso quem faz denúncias, mesmo sendo parlamentar.  Imagine se a denúncia for feita por um reles cidadão, vai direto para cadeia.  Não, não é possível fazer denúncias no Brasil.  As instituições da República exigem que um cidadão comum, recolha a prova material para apresentar a denúncia.  É um contra senso, porque as provas materiais que não tenha sido colhido com mandato judicial não tem valor legal.  

Antony Garotinho fez denúncia, numa sessão aberta do Congresso Nacional, sobre suposto transporte de Euro$ 25 milhões, no avião presidencial AeroLula, registrado como mala diplomática.  O volume, uma mala com suposto Euro$ 25 milhões, em espécie, fora levado em mãos pela então representante da presidência da República na cidade de São Paulo, Rosemary Noronha.  A mala teria sido transportado do Aeroporto, por uma transportadora de valores para o Banco Espírito Santo, na cidade de Porto.  Em nome de quem foi feito o depósito ninguém sabe, por enquanto.  

Rosemary Noronha ficou conhecida como amante do presidente Lula, ocupava o cargo em confiança da presidente Dilma, como representante oficial da presidência da República.  O caso Rosemary não teria vindo à baila se não fosse a denúncia formulada por um funcionário do TCU sobre suposto envolvimento da Rosemary e irmãos Vieira, que vendiam facilidades para viabilizar as futuras operações portuárias do ex-senador Gilberto Miranda.

O envolvimento da Rosemay Noronha veio no bojo da investigação da operação Porto Seguro, da Polícia Federal.  As investigações levaram a proximidade da Rosemary com o presidente Lula, em razão da coincidência de inúmeras viagens feitos ao exterior em companhia do Lula, sempre na ausência da Marise.  Fofoca à parte, a proximidade da Rosemary com o Lula, reforça a suspeita do deputado Garotinho sobre a evasão de divisas de Euro$ 25 milhões por ela.  

De qualquer forma, a carta enviada pelo Antony Garotinho foi datada de 5/12/2012.  Já faz 6 meses que o fato veio a baila.  Seria bom que, as instituições da República dessem resposta à população sobre a denúncia do deputado Garotinho, até para que se inocente, o presidente Lula e Rosemary Noronha fossem definitivamente afastados dessa suspeita.  Não adianta enrolar.  Melhor defesa seria apresentar as investigações feitas pelas instituições da República, sob pena de ser considerado como verdadeira a denúncia do deputado Garotinho.

Rosemary levou ou não os Euro$ 25 milhões, em malas diplomáticas, para a cidade de Porto, Portugal?  O dinheiro tinha origem lícita ou não?  A população merece resposta urgente, até para não pairar dúvidas sobre Lula e ou Rosemary.  

Ossami Sakamori, 68, engenheiro civil, foi professor da UFPR, foi filiado ao PDT.  Twitter: @sakamori12

Um comentário:

Oswaldo disse...

O QUE MAIS TORNA A SUSPEITA COM APARÊNCIA DE REALIDADE É QUE NINGUÉM OUSA DIZER QUE NÃO É VERDADE.
EMBORA, DA MESMA FORMA NINGUÉM NEGUE ESSA POSSIBILIDADE. - NEM OS RESPONSÁVEIS PELO ACESSO À INFORMAÇÕES PÚBLICAS- UM MISTÉRIO.