quarta-feira, 15 de maio de 2013

OGX. Lula e Dilma são santos ou bandidos? Você decide.


A ANP realizou nesta terça-feira, 14, o primeiro leilão de áreas de exploração de petróleo e gás no Brasil em quase cinco anos, levantando o valor recorde de R$ 2,8 bilhões.  O regime de exploração será em regime de concessões.  O resultado era o que este blog já anunciara.  Vejam o destaque das notícias dos principais jornais e vejam os meus comentários.

A OGX, petroleira de Eike Batista que vem acumulando prejuízos, problemas operacionais e dívidas, foi uma das surpresas do leilão da ANP ao fazer lances para blocos em cinco bacias, arrematando, ao todo, 13 áreas. Fonte: Folha.

A OGX surpreendeu ao fazer várias ofertas, apesar de enfrentar uma crise de confiança e dificuldades para geração de caixa. Era da OGX o recorde de valor pago por um bloco (R$ 344 milhões), mas apesar de ter sido ousada no passado a companhia não encontrou petróleo como esperava. Fonte: Estadão.

Comentário.

No resultado final, a OGX do menino Eike Batista, arrematou mais blocos que a própria Petrobras. Enfim, o primeiro passo para socorro às empresas do menino Eike, uma operação calculada pela presidente Dilma e em execução pela Graça Foster, presidente da Petrobras, está em andamento.   Os ativos, atualmente, em exploração pela OGX estavam quase todos "micando", resultando em poços secos ou de baixa produção.  Precisavam, urgentemente, substituir por outros potencialmente promissores.  Repito, potencialmente.  

A OGX não tem capital nem mesmo para tocar os atuais blocos de exploração.  Como já noticiado aqui, a OGX teve que vender, ao invés de adquirir, 40% do bloco de exploração de um bloco presumivelmente rentável para Petronas, empresa maláia, para fazer caixa.  Pior de tudo, não tem mais crédito na praça.  O menino Eike Batista, participou agressivamente, nos leilões, mesmo com dificuldade de caixa, porque sabe que faz parte de um plano de socorro às empresas X pelos presidentes Lula e Dilma.

Contabilmente, os novos blocos arrematados, poderão ser super-avaliados, para substituir os blocos "micados", que fatalmente, uma hora terá que lançar como prejuízo.  Agora, com os blocos arrematados e sendo superavaliados, o balanço patrimonial, artificialmente, poderá se tornar "positivo", saindo a situação técnica de uma empresa "falida".  A OGX não é mais falida, após o leilão.

O Eike Batista, criou um fato novo, para em conjunto com a Petrobras, sob comando da Graça Foster e à mando da presidente Dilma, tentar reerguer o castelo de papel, novamente, nos mesmos moldes que ele fez há 5 anos passados.  Vai ser, novamente, tudo em cima do papel, agora com a participação explícita e em parceria, com a Petrobras.  Qualquer movimento de alta das ações, é pura manobra especulativa, para tentar enfiar, de novo, nos pequenos investidores.  O movimento de alta, também, será necessária para justificar o socorro e parceria da Petrobras. As ações da OGX subirá, artificialmente, novamente.  

Na prática, em menos de 2 anos, não há possibilidade de avaliar exata dimensão dos blocos arrematados em leilões, porque é preciso perfurar os poços para fazer avaliações.  Até lá, a OGX terá que levantar capital para investimentos na área, sem ter credibilidade nos bancos.  A Petrobras vai dar o aval, com garantia de parceria.  Isto é a história que vocês vão ouvir daqui para frente.  Vamos assistir ao remake do caso OGX na Bovespa, para breve.  Esperamos para ver.  Os grafistas devem estar ajustando a linha para tendência de alta.  Amigos leitores, estou dando gargalhada, sozinho! A experiência diz que os otários caem no mesmo golpe pela segunda vez. 

Outro fato que não foi divulgado pela imprensa com destaque, nada a ver com o caso OGX, é a forma como foi feita a licitação.  O PT e os presidentes Lula e Dilma, suspenderam os leilões dos blocos, porque era radicalmente contra o regime de exploração do petróleo, em forma de concessões.  Pintaram e bordaram, fizeram brigas, usaram mídia, para anunciar o novo regime de exploração do petróleo, o de partilha. Diziam que o regime de concessões eram como entregar o petróleo para os bandidos.  Pois, o 11º Leilão de Exploração fora feita no regime de concessões!  O próximo leilão previsto para outubro, também!  Nada como um dia atrás de outro. Agora, Lula e Dilma estão a atestar boa conduta para FHC ou eles se igualam e todos são bandidos, dito por ambos, antes, ou todos são santos. 

Ossami Sakamori, 68, engenheiro civil, foi professor da UFPR, filiado ao PDT.  Twitter: @sakamori12

Nenhum comentário: