Receba novas matérias via e-mail adicionando o endereço

terça-feira, 7 de maio de 2013

Petróleo. ANP. 11ª licitações tem baralho marcado!


A Agência Nacional de Petróleo ( ANP ) informou que 64 empresas estão habilitadas a disputar a 11ª rodada de licitação de blocos exploratórios, que será realizada nos dias 14 e 15 de maio, no Rio de Janeiro.  

No processo licitatório, em tese, todas empresas recebem as mesmas informações sobre pesquisas realizadas pela Petrobras, para participarem da licitação.  No entanto, a Petrobras tem informações privilegiadas sobre os blocos a serem licitadas.  Em querendo, a Petrobras poderá transferir estas informações para empresas privilegiadas.  

Como é de conhecimento, já manifestado aqui neste blog, a OGX do menino Eike Batista, terá prioridade número 1, nesta licitação, com o objetivo de dar alguma consistência aos ativos da empresa, que no momento, está  camuflados como se fossem quentes.  A ANP e a Petrobras recebeu incumbência da presidente Dilma para dar uma mão nisso.  Isto tudo, já é conhecimento público.

A novidade na licitação são as empresas chinesas, talvez, apenas uma delas, tem preferência garantida pela presidente da Petrobras, Graça Foster.  Graça Foster, esteve na China, neste ano, para fechar o acordo com o governo chinês e com os empresário(s) da área para favorecimento de informações privilegiadas na licitação.  São duas empresas: CNOOC International Limited e Sinochem Petróleo Brasil Ltda.  O que ficou acertado na viagem só Graça Foster e Dilma sabem.  Anotem os nomes.

Isto em linguagem popular, se chama "baralho marcado".  Então, fica o registro deste blog.  Vamos ver no que vai dar.  Vamos torcer que isto não se concretize e que eu esteja enganado.  Normalmente, tenho acertado nas minhas previsões. 

Ossami Sakamori, 68, engenheiro civil, foi profesor da UFPR, filiado ao PDT.  Twitter: @sakamori1AN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não há censura ou moderação nos comentários postados aqui.
De acordo com a legislação em vigor, o editor deste blog é responsável solidário pelos comentários postados aqui, inclusive de anônimos.