A Agência Nacional de Petróleo (
ANP
) informou que 64
empresas estão habilitadas a disputar a 11ª rodada de licitação de
blocos exploratórios, que será realizada nos dias 14 e 15 de maio, no
Rio de Janeiro.
No processo licitatório, em tese, todas empresas recebem as mesmas informações sobre pesquisas realizadas pela Petrobras, para participarem da licitação. No entanto, a Petrobras tem informações privilegiadas sobre os blocos a serem licitadas. Em querendo, a Petrobras poderá transferir estas informações para empresas privilegiadas.
Como é de conhecimento, já manifestado aqui neste blog, a OGX do menino Eike Batista, terá prioridade número 1, nesta licitação, com o objetivo de dar alguma consistência aos ativos da empresa, que no momento, está camuflados como se fossem quentes. A ANP e a Petrobras recebeu incumbência da presidente Dilma para dar uma mão nisso. Isto tudo, já é conhecimento público.
A novidade na licitação são as empresas chinesas, talvez, apenas uma delas, tem preferência garantida pela presidente da Petrobras, Graça Foster. Graça Foster, esteve na China, neste ano, para fechar o acordo com o governo chinês e com os empresário(s) da área para favorecimento de informações privilegiadas na licitação. São duas empresas: CNOOC International Limited e Sinochem Petróleo Brasil Ltda. O que ficou acertado na viagem só Graça Foster e Dilma sabem. Anotem os nomes.
Isto em linguagem popular, se chama "baralho marcado". Então, fica o registro deste blog. Vamos ver no que vai dar. Vamos torcer que isto não se concretize e que eu esteja enganado. Normalmente, tenho acertado nas minhas previsões.
Ossami Sakamori, 68, engenheiro civil, foi profesor da UFPR, filiado ao PDT. Twitter: @sakamori1AN
Nenhum comentário:
Postar um comentário