domingo, 19 de maio de 2013

ÁLVARO DIAS, Presidente 2014!


Ontem, teve a convenção do PSDB para escolha da Executiva Nacional para próximo biênio, conforme noticiado em principais jornais do Brasil.  Foi eleito para presidir o PSDB, a figura do Aécio Neves, ex-governador de Minas Gerais.  Foram eleitos nos principais postos, também, a tropa de choque do ex-governador de São Paulo, José Serra, o que motivou este a escrever a possível candidatura do José Serra à presidência da República.  

A matéria sobre José Serra, teve repercussão positiva e negativa.  Mas, houve muitas manifestações, nas redes sociais a citação do nome do senador Álvaro Dias como sendo sendo desejável, por muitos participantes, no lugar do José Serra.  Já citei como possível postulante, os nomes da Dilma, Lula, Michel Temer, Aécio Neves, Eduardo Campos, Geraldo Alckmin e José Serra.  Hoje, vou ensaiar uma possibilidade da candidatura do senador Álvaro Dias à presidência da República em 2014.  

No caso do senador Álvaro Dias, minha posição é delicada em  escrever esta matéria, sugerindo à sua candidatura, por ser amigo do senador pelo Paraná.  Não conversei este assunto com o senador e  nem tenho autorização para lançar a sua candidatura ao cargo máximo da República.  Tudo aqui, se passa como ilações da minha parte.  É provável que eu leve reprimenda do senador, mas o faço em nome de alguns amigos da rede social.  Prometi-os.  

No estado do Paraná, as notícias dão conta de que ele é candidato à reeleição ao Senado Federal pelo PSDB.  Segundo comentário de principais analistas políticos da terra dos pinheirais é de o nome dele é imbatível para recondução ao Senado Federal.  Duas coisas são certas, ele, senador Álvaro Dias não é candidato ao governador do estado do Paraná, pois ele vai respeitar o governador Beto Richa que  é candidato à reeleição pelo PSDB.  Outra situação é que ele não será candidato à presidência da República pelo PSDB.

Mas, o quadro dos postulantes à sucessão da presidente Dilma Rousseff não está ainda definido.   Em tese, até o dia 4 de outubro deste ano, existe possibilidade de troca-troca de partidos, com vistas às candidaturas nas eleições de 2014, para qualquer cargo eletivo.  Dentro desta tese é que enquadro o nome do senador Álvaro Dias como sendo candidato à presidência da República.  

História política o senador Álvaro Dias tem.  Na vida privada ele foi radialista em Londrina.  Elegeu-se vereador em 1968 pelo MDB. Foi deputado estadual em 1970, deputado federal em 1974 e 1978. Em 1982 elegeu-se senador pelo PMDB.  Em 1986 elegeu-se governador do estado do Paraná. também pelo PMDB.  Em 1998, foi eleito senador pelo PSDB. Em 2002, pelo PDT, concorreu ao governo do estado do Paraná, perdendo para senador Roberto Requião. Em 2006, elegeu-se senador pelo PSDB e seu mandato expira em 2014.  

Álvaro Dias, governador ficou conhecido como tocador de obras, asfaltou diversas rodovias estaduais, que até hoje, não tem quem o suplante nas estatísticas. Álvaro Dias, como parlamentar, atuou ativamente contra a corrupção, o que motivou, inclusive a sua expulsão juntamento com o senador Osmar Dias, seu irmão, do PSDB. A saída motivou os irmãos Dias a se abrigar no PDT.  Osmar Dias, ainda permanece no PDT, atualmente, ocupando uma diretoria do Banco do Brasil.  

Isto não foi dito por ele, mas digo eu, que o Álvaro Dias poderá ser candidato à presidência da República.  A candidatura do Álvaro Dias só poderá ocorrer, se o PDT do Carlos Lupi e do senador Cristovam Buarque, o aceitarem de volta ao partido e aceitarem, também, como seu candidato à presidência da República.  É uma costura política difícil, mas não é impossível e nem improvável.  De outra forma, ele não tem chance de ser candidato à presidência da República, mesmo que os seus seguidores assim o quiserem, a legislação eleitoral não o permitiria.  

Na política tudo é possível.

Ossami Sakamori, 68, engenheiro civil, foi professor da UFPR, filiado ao PDT.  Twitter: @sakamori12,

4 comentários:

Nascimentoctba disse...

Maravilhosa teoria mais uma decepcionante pratica seria se isso acontecesse qualquer que seja o Candidato os Partidos devem apoiar Unidos com um único objetivo derrubar a quadrilha do crime organizado que se instalou no seio do poder, pelos votos diretos para poder-mos evitar um levante popular no Brasil, não é possível que o Crime organizado politicamente esteja mandando nos brasileiros e só o povo esteja sendo massacrado.

Unknown disse...

Boa Noite Saka-DEMORÔ - Todos Unidos AlvaroDias Presidente 2014!!

Unknown disse...

Amigo Boa Noite!
Sabemos dos apelos da politica e até mesmo da politicagem, Alvaro Dias hoje o nome mais eficaz no combate ao PT, impõe credibilidade apoiado 1000000% Palavra de Paulistana! Defendo uma movimentação nas redes socais. O Brasil merece!

Unknown disse...

Francisco Carvalho Filho Antenado, inteligente sabe das coisas, Senhor Ossami, parabéns. abs.
há 19 horas · Curtir (CellyMattos) Publicado no face-