Receba novas matérias via e-mail adicionando o endereço

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Estilo DILMA de governar o Brasil !


O procedimento descrito pela Folha, conforme abaixo, dá noção exata de que, em mãos de quem está entregue a condução do País, notadamente na área econômica.  Afirmo que a Dilma não entende nada da política econômica, demonstradas pelas sucessivas declarações desastradas que ela vem dando ao público, interno e externo.  Leiam os tópicos de notícias e meu comentário na sequência.  

A presidente Dilma Rousseff não tolera turbulências nem as corriqueiras agitações da política nacional nem as literais: ela detesta quando o avião presidencial sacode em pleno ar. Foi pelo medo do balanço que se habituou a verificar, pessoalmente, o plano de voo antes de decolar, tal qual um controlador de tráfego aéreo. Fonte: Folha.

Não raro, Dilma exibe, a 39 mil pés, seu estilo de chefia tão conhecido em terra. "Joseli, por que o avião está sacudindo?"; "Joseli, que curva é essa?"; "Joseli, eu não quero ir mais rápido se for para passar por turbulência". O requisitado é Joseli Parente Camelo, tenente-brigadeiro do Ar e autoridade máxima nas rotas oficiais desde os tempos em que a Presidência era ocupada por Luiz Inácio Lula da Silva. Fonte: Folha.

Comentário.

Todos sabem que comandar um avião do tipo Aerobus, o avião presidencial, o AeroLula, requer treinamento e habilidade de um piloto comercial com anos de experiência.  Só imagino o contrangimento do comandante Joseli, tenente-brigadeiro, recebendo instruções da presidente Dilma, em seus voos oficiais.  Imagino ela metendo bico, no Plano de Voo do AeroLula, mudando roteiro para desviar das turbulências.  Para presidenta (com a) tudo pode!

Não é preciso adivinhar o que ela apronta com os responsáveis pela condução da política econômica do País.  Dando ordens para o ministro Mantega e ao mesmo tempo dando contra ordens para o presidente do BC Alexandre Tombini.  O planejamento da política econômica como todo já é complicado, por ter que compartilhar o rumo com dois pilotos, um na Fazenda e outro no BC.  Só pode dar no que está a acontecer.  Um caos! 

Uma boa política econômica precisa de Plano de Voo, para começo de conversa.  Tem que definir exatamente, de onde está partindo e para onde queremos chegar.  Estabelecer também o destino alternativo de chegada do aparelho quando houver imprevisto no aeroporto destino.  Tudo bem esquematizado, para desviar de turbulências e estresses desnecessários.  Muitas vezes, tem que atravessar um Cumulus Nimbus (CB) não previsto na rota traçada, mas o piloto e co-piloto terão que ser competentes suficientes, afinados entre si, para não ocorrerem tragédias como muitos que já vimos acontecer.

Não sou psicólogo para analisar o "estilo Dilma", mas as atitudes do cotidiano, de certa forma, mostram o comportamento de uma pessoa diante das situações de difícil solução.  O Brasil é um país emergente, cheio de nuanças e desafios para vencer.  São inúmeras alternativas para encontrar melhor destino a ser dado ao País.  Para dirigir o País tem que ter conhecimento muito mais do que saber para que serve o câmbio e Selic.  Dilma não é competente e nem tem os pilotos competentes para estabelecer política econômica adequada ao tamanho do País.  

Definitivamente, Dilma não sabe estabelecer o Plano de Voo adequado à magnitude de um país com US$ 2,2 trilhões de PIB.  Ela ainda tem carteira PP (piloto privado), e se mete a pilotar um  Airbus 320, eis a questão.  O Brasil necessita urgentemente de um comandante com habilidade de um Joseli Parente Camelo para fazer uma navegação segura, mas sem a subserviência dela para com a Dilma.  O Brasil não pode ficar com os atuais pilotos incompetentes, como Mantega e Tombini para pilotar o Brasil.  Mas, vamos curvar ao estilo da Dilma de governar o País, afinal ela é presidente de todos nós. 

Ossami Sakamori, 68, engenheiro civil, foi professor da UFPR, filiado ao PDT.  Twitter: @sakamori12

2 comentários:

  1. Eu não me curso ao estilo da Dilma de governar porque ela já nos demonstrou e demonstra incompetência. O Brasil está indo para o ralo e todos esperam não sei o quê para tirá-la do poder.
    Hitler era assim: Todos o obedeciam por medo e ele era incompetente. Dilma não é diferente. E, ela só sairá do governo junto com sua desastrada equipe por meio do voto ou como Hitler: das armas.

    ResponderExcluir
  2. Nobre Sakamori:
    Matéria interessante como as que você nos brinda sobre atitudes da nossa Presidenta fora dos olofotes do cotidiano!
    Não me surpreende também, a atitude do piloto da aeronave, se verdadeira essa passagem, pois, muitos pilotos nos dias atuais, comandando os mais diversos segmentos ou atividades nacionais, têm se utilizado da hierarquia para justificarem sua covardia !
    Não interessam-lhes o preço a ser pago pelo povo e pela nação!
    Interessa sim, o que irei conseguir de proveito próprio pela minha atitude covarde, omissa na minhas responsabilidades de condutor !
    A responsabilidade de uma assessoria, de há muito foi relegada ao peleguismo, a subserviência, ao capachismo de ocupantes de funções públicas !
    Aqueles que foram guindados pelo voto, estão se submetendo, quão mais, os demissíveis "ad nutum" !
    Quanto a equipe econômica, me recuso a reafirmar o aqui patenteado inúmeras vezes!
    Faço coro com o Daniel e com você, são uns bostas !
    Fracos, servis, incompetentes para as funções a que foram chamados, e, prestam um deserviço a nação e a própria Presidente da República, quando não contra-argumentam suas afirmações!
    Ela com o imperalismo de suas afirmações, tem encontrado covardes ou corruptos como interlocutores, daí, muitas vezes errar pela omissão de uns e subserviência de outros!
    Não a estou inocentando, mas, registrando a verdade que ocorre no Palácio !
    A fraqueza de caráter é imensa dos assessores, e, ao meu ver, deveria defenestrar toda a equipe, pois, não são capazes de ofertá-la opções ou alternativas ao seu blefe !
    Testa todos, e todos reagem com subserviência!
    Daí, o que temos visto!
    Portanto meu amigo, teremos que amargar esses sobresaltos, e atravessar os CBs que existirem, e esperamos em Deus que auxilie na navegação e na condução, pois, O PILOTO SUMIU !!!
    Um grande abraço, e cuide da saude, não se extressando com a pilotagem deste país !
    Seu amigo,

    MARKITO DE SOUZA

    ResponderExcluir

Não há censura ou moderação nos comentários postados aqui.
De acordo com a legislação em vigor, o editor deste blog é responsável solidário pelos comentários postados aqui, inclusive de anônimos.