quarta-feira, 1 de maio de 2013

Dia do Trabalhador. Homenagem a todas Marinas do mundo!


Hoje, comemora o Dia do Trabalhador no Brasil e em maioria dos países do mundo, menos nos EEUU, onde o Labor Day é comemorado na primeira segunda feira de setembro, para emendar com o final de semana.  No entanto, a comemoração do Dia do Trabalhador iniciou-se nos EEUU e originariamente era comemorado, também, no dia 1º de maio.

Custo a compreender a separação de classes sociais entre patrões e empregados.  Trabalho desde os meus 10 anos para ajudar os pais no meu próprio sustento.  Estudei trabalhando. Formado em engenharia montei empresa construtura onde exerci função de patrão e empregado, simultaneamente, porque iniciei atividade empresarial como micro-empresa.  Em toda minha vida de empresário, tirei uma semana de férias, uma única vez.  Eu me acho mais trabalhador do que patrão.

Fiz um preâmbulo para a homenagem que quero prestar à minha assessora financeira, à Marina (pseudônimo).  Puxa! Acho que a Marina é ícone do trabalhador, se assim a sociedade quiser separar pela classe social.  Perante o contador, ela é uma funcionária que cumpre as funções da lei e eu como empresário as funções de empregador.  Mas as relações do patrão e empregado, não são bem como a legislação prevê.  Não somos escravos da lei, nem burocrata de administração pública e nem máquinas de trabalho.

Contar um pouco da Marina, estaria homenageando ela e em extensão a todas Marinas do Brasil e do mundo.  

Pois, a Marina veio trabalhar comigo, na área financeira em 1993, portanto há 20 anos.  Coincidência ou não o registro na carteira ocorreu no dia 2 de maio daquele ano, no dia seguinte ao Dia do Trabalhador.  Puxa, 20 anos de convivência!  Ela acompanhou todos meus altos e baixos, empresarialmente.  Mesmo em momentos difíceis, a Marina nunca nos abandonou.  

Romeu, o marido da Mariana e os filhos Leandro e Camile fazem parte integrante do meu mundo, do meu dia a dia.  E a eles estendo meus cumprimentos pela paciência que junto com a Marina tem comigo.  Hoje, Romeu é professor de português.  No mínimo 10 erros de português ele vai achar neste texto.  Agora, o Leandro é engenheiro da companhia de eletricidade e a Camile, bióloga.  Ah! Camile fez monografia do trabalho que ela desenvolveu na Antártida! Ah! Quem souber, estou à procura de emprego de bióloga para ela! Puxa, quantas vezes o Leandro e Camile foram me fazer visita no meu escritório.  Eram pirralhos, à época!  

Bem a minha família, creio que confia mais na Marina do que no que digo.  Ela não mente.  E eu, de vez em quando, conto uma mentirinha útil, para não levar preocupações empresariais para dentro da família.  Ah! Dificilmente, ligo para a casa dela.  Respeito a sua vida privada.  Só mesmo, algumas vezes, para contar a solução de algum problema que ficara pendente durante a semana.  Que eu me lembre, ela nunca me ligou para mim, em algum final de semana, para me trazer preocupações.  

O meu colega de turma de engenharia, Pompeu ou Juramir, sabem que os recados para mim é com ela.  Quase não paro no escritório.  Takekawa é meu agente de viagens e é meu amigo de mais de 40 anos.  Creio que ele, Takekawa, fala mais com Marina do que comigo.  Fico sabendo da vida do engenheiro que já trabalhara comigo, o Canhoto, como estagiários há 30 anos, através da Marina.  Os amigos Caliani, Silvinho, Bello, Macedo e todos os parceiros de negócios antigos e novos, estão sempre presentes na vida da Marina.  Sem contar com os Tales, Alan, Rogério, das instituições financeiras, que mais fala com a Marina do que comigo.  

Marina, hoje é nosso Dia do Trabalhador.  Independente de ser patrão ou empregado, o dia é para nós trabalhadores.  Presto homenagem a você, pela amizade e carinho que me proporcionou durante os 20 últimos anos e espero contar com a sua prestimosa assessoria para os próximos 20 anos, se até lá eu viver!  Ao Romeu, Leandro e Camile, obrigado, também, pelo carinho e atenção que sempre me dispensa! Um beijo grande, que mando para vocês, via este blog! 

A homenagem é extensiva às Marinas e aos Marinos desse mundão todo!  Parabéns, Dia do Trabalhador.

Ossami Sakamori, 68, engenheiro civil, foi professor da UFPR, filiado ao PDT.  Twitter: @sakamori12

4 comentários:

Unknown disse...

Bom dia Sakamori!! Trabalhadores somos todos nós que não pertencemos a classe politica! kkkkk!! Parabéns a Marina e a você por terem construído essa relação maravilhosa! A legislação trabalhista nossa compromete veementemente a relação patrão e empregado, os coloca quase como inimigos!

Anônimo disse...

sou sua admiradora parabéns se todos tivessem esta vontade de crescer o brasil ia pra frente, parabéns.

Unknown disse...

Nobre amigo:
A cada dia que passa, alem do aprendizado das coisas do mundo, você, agora nos submete uma das lindas declarações de amizade e humildade, que um chefe poderia dar a sua importante colaboradora!
Já fiquei ligado no pedido para a filha, e, se puder, irei cair em campo ou auxiliar no que for preciso, onde for preciso, com quem seja preciso? Inclusive com o EIKE ! rsrsrs,Seu desejo é uma ordem, meu nobre amigo!
Quanto a outra matéria,saiba, digo, saibam que apesar a mídia procurar juntar e misturar todos em Brasilia, e alguns, como a Marilsa Precinoti radicalizar e racionalizar seu conceito sobre os que vivem política, somos muito diferentes, e lamentamos que a população brasileira, esteja votando tão mal, e nos submetendo em Brasília, a obrigação de ter que conviver com os crapulas, e vagabundos eleitos nos seus Estados.
Outra informação, vocês tem pressa,e nós também, para findarmos o que acreditamos ser aviltante aos codigos morais, obrigatorios na Administração Pùblica!
Tranquilizem-se, pois, suas matérias e seu blog, tal como eu, tem causado admiração entre os que têm a responsabilidade de defender a nação contra eventuais predadores! Acredito, que tenha muita gente lendo e conhecendo alguns assuntos que você levanta, ou mesmo, com outras, consubistancia outras ações em andamento,mas que,com sua didática, fazem-nos entender melhor o assunto, ou mesmo nos apresenta uma nova vertente!
Portanto acalmem-se, e , acreditem em suas instituições!
Encerrando, faço das palavras da Paty Reis, as minhas!
VOCE É O CARA !!!
Saiba que tem sido um privilégio estar convivendo e eventualemnte, deixando algum pensamento desse velho servidor público!
O Brasil precisa de homens de caráter como você!
FELIZ DIA DO TRABALHO !!!

MARKITO DE SOUZA

Inconformada disse...

Boa Noite,amigo Sakamori! Parabéns pelo texto tão edificante!

Como seria bom que todos os trabalhadores pudessem contar com uma Marina! Parabéns a ela!

Aproveito p/ deixar um gde abraço a todos os trabalhadores do país,do mais humilde ao mais importante!
Boa Noite!
Zinha Bergamin (Lelezinha_09)