quinta-feira, 9 de maio de 2013

BOVESPA, para leigo. Por que continua patinhando?


Vou descer ao nível de explanação para um simples mortal. Não quero que caiam de fora, os que não entendem. Quero capitar novos leitores sobre as matérias pertinentes.  Não adianta dizer que a bolsa ou as bolsas nada tem a ver com um cidadão comum.  Mas, tem. A Bovespa como é conhecida, hoje se denomina BMFBovespa, após a incorporação das operações dos índices futuros, está localizado na Praça Antonio Prado, 48, na cidade de São Paulo. Portanto, obedece o calendário de Sampa. Pronto, esta é a localização física do "Bovespa".

Então o que é a BMFBovespa ou simplesmente Bovespa?  Fisicamente, a Bovespa é um local onde é feito leilões de ativos.  Os ativos são compostos sobretudo de ações e derivativos destas, sobretudo.  Hoje, fisicamente, não existe mais a "boca" ou "pregão" onde os operadores apregoavam as suas ofertas de ações ou derivativos e fechavam os negócios em cada instante naquele local.  De há algum tempo, as operações passaram a ser feito via sistema de computadores.  Não há mais aquela gritaria de operadores. Hoje, é um silêncio total e operações fechadas via sistema.  

Vamos agora, ao índice Bovespa, conhecido como IBovespa, ou sigla de Ibov.  O índice Bovespa, nada mais é do que a média de preço das ações mais movimentados, no período considerado.  A média, para ser mais justa, é ponderada, isto é, influi mais aquelas ações mais negociadas em volume.  Em querendo saber a base da carteira que compõe o IBovespa, pasta consultar o site www.bovespa.com.br.  Vamos ficar só no básico, para não embaralhar o entendimento.  As bolsas internacionais funcionam da mesma maneira e formação dos índices também obedecem o mesmo critério.

Vamos lá.  O índice Bovespa, o auge do primeiro ano com o mesmo indexador de hoje, o real, deu-se no ia 13/9/1994 com 5.510 pontos.  O pico da Ibovespa, antes da crise financeira de 2008, deu-se no dia 20/05/2008 com Ibovespa batendo 73.510 pontos.  No fechamento de ontem, dia 8/5/2012, registrava 55.804 pontos.  Corrigido o pico máximo de 73 mil pontos deflacionando para hoje, seria na marca de aproximadamente 90 mil pontos.

Vamos à análise, breve e simples.  As principais bolsas, como a Dow Jones (Nova York) ou Nikkei (Tókio), estão batendo os índices que ultrapassam aqueles picos alcançados antes da crise financeira mundial de 2008.  Fazendo comparação, o Ibovespa deveria estar batendo nos 90 mil pontos.  Deveria, mas não está acontecendo, fechou ontem com 55.804 pontos.  Por que, então, Bovespa, a bolsa brasileira, está patinando?  

Nas matérias anteriores já fiz menção de que a bolsa, qualquer bolsa, inclusive a Bovespa, reflete a expectativa da conjuntura econômica de qualquer país.  Por que bolsa de Nova York e Nikkei estão subindo?  Justamente, os americanos estão com a expectativa de crescimento da economia com a política econômica implementada pelo Obama.  Os japoneses estão acreditando no novo governo, capitaneado pelo primeiro ministro Abe, que vê expectativa de crescimento do país, após quase 2 décadas de recessão, por isso, bate recorde a cada dia.  O índice Bovespa, tem expectativa pessimista da economia brasileira, seguindo o raciocínio, por isso não decola.  

A bolsa brasileira tentou decolar, no auge do plano emergencial implementado pelo Meirelles para recuperação da economia, apesar da crise mundial de 2008.  Chegou a bater nos 72.995 pontos.  Onde, o menino Eike Batista, aproveitou para construir os castelos de papel, enfiando os papeis das empresas X para o BNDESpar e aos pequenos investidores, desavisados.  E também, nesta época, que os irmãos José, Joesley e Wesley Batista, fizeram festa, enfiando os seus papeis não tão confiáveis para os mesmos tomadores.  À partir desta época que os Batista$ tomaram financiamentos a 3,5% do governo federal, cada grupo com 1 Batista$ = R$ 20 bilhões.  

Tem um ditado no mercado de ações ou nas bolsas, que reflete exatamente, o que foi dito no preâmbulo desta.  As ações das companhias sobem no "boato" e baixam no "fato".  O que é que aconteceram com as ações dos Batista$?  Exatamente isto, subiu no boatos vendidos pelos Batista$ e ajudado pela imprensa que hoje os critica.  Os fatos estão aí, para o povo ver,  OGX e JBS eram empresas de papel que no fato real veio a confirmar que estão semi-falidos, para não dizer completamente falidos.  Desabou o preço das ações destas companhias.

O mercado percebe que os fatos vem demonstrando que o governo Dilma, faz intervenção direta na economia, sobretudo via controle informal do câmbio e nos preços administrados, trazem prejuízos enormes às principais empresas do País.  Pegaram na contramão, a Petrobras, a Eletrobras, as companhias privadas de energia, as empresas exportadoras, o agronegócio.  E ainda, há previsão de recrudescimento do controle da inflação, via câmbio e preços administrados.   E de sobra, as principais empresas do ramo imobiliário estão perdendo brilho, por conta do estouro da bolha.

Estão aí, os motivos (no plural) que fazem Bovespa ou índice Bovespa patinar.  O mercado financeiro não acredita na política econômica(sic) da presidente Dilma, se é que tem algum.  Pelo contrário, vê nuvens CB (Cumulus Nimbus) no horizonte.  Projeção de inflação em alta, juros Selic em alta e PIBinho pífio e câmbio estabilizado, são ingredientes para tirar "tesão" de qualquer um.   

Já vou avisando para a oposição que querem trazer equipe econômica do FHC de volta ou time do Lula querendo trazer Meirelles, que não venham não.  Ora bolas! O Brasil é diferente a cada dia, desde a sua independência em 1822.  Independente de governantes, para a nossa sorte, o Brasil sempre cresceu.  Há que elaborar um novo formato ao plano econômico, com novas cabeças, as mais arejadas.  

Há que elaborar um plano que entenda e atenda uma economia mais dinâmica, que esteja inserido no contexto global, que dê prevalência ao setor produtivo brasileiro, que invista na formação e capacitação.  Que busquem gentes competentes, que hoje, não são ouvidos, que estão esquecidos nos cantos de institutos de pesquisas, as mais renomadas do País.  

Só porque tropeçamos, não vamos buscar soluções que serviram no passado, mas que hoje já estão ultrapassadas.  Vamos dar um novo passo, com espírito arejado, livres de vícios do passado, livres de revanchismo, livres de segregação pela origem política.  Recados são para todos os partidos, sobretudo para o PT e o PSDB.

Ossami Sakamori, 68, engenheiro civil, foi professor da UFPR, filiado ao PDT.  Twitter: @sakamori12

5 comentários:

Unknown disse...

Iluminado amigo:
Que maravilha de explicações sobre essa incognita, até aqui para mim !
Que chamamento maravilhoso a nós, neófitos e temerosos de irmos alavancar nossas industrias e nossas riquezas na Bolsa!
Confesso, que você me deu uma mexida no assunto,e, aproveito para dizer-lhe que, gostaria de iniciar essa possibilidade, mas, ainda não tive respondida o, com quem ou como irei efetuar esses investimentos!
Receamos o mau caratismo militante nos corretores disponibilizados no mercado, assim como, o aferimento das Corretoras e Fundos de Investimento!
Por exemplo, participo da Direção de uma Instituição com mais de 17 mil Servidores, que eventualmente, poderiam se interessar por essa possibilidade, desde que confiável, e assim, amealhar quem sabe o seu ordendo para cima !
Desde que bem orientado, é lógico !
Utilizando palavras do Daniel Cohen, também em outra vidas, tive outros aprendizados e experiências na vida financeira e industrial !
Enfrentei o plano cruzado com 2.800 funcionários, e sei o que foi! Receber o Jair Meneguelli, e este me dizer que iria paralizar minha industria, porque havia pago somente 50% do Decímo terceiro salário, e não conseguia efetuar emprestimo mercantil, pois estava abarrotado de matéria prima, nem com o Banespa e nem com o Badesp!
Com todo patrimônio que tinha, êle com um telefonema para o Governo de Estado, que era nosso, arrumou na hora o necessário para o pagamento do restante 50# por cento! Inflação, na ordem de 82% !
Coisas que fracassaram engendradas pelo Sarney, que queria o Funaro como seu sucessor, e que, Ulisses, com sua boa fé, referendou com o apoio do Montoro do filho do Ulisses, o Tito, e com a negação minha e do Pacheco e Chaves, na casa do Pacheco em Brasilia! Nos, eu e Pacheco e Chaves, atuavamos nos assuntos agro-industriais, e esse segmento, já tinha avisado da impossibilidade de manter aquela política, pois o agio era insuportável para o setor! Fomos votos vencidos!
Quanto a política que aí está, da área economica, se é que assim podemos chamar,percebo que nossos chamamentos a responsabilidade, aos poucos vão amainando o sentimento de posse dos feudos, e já dão demonstrações que deverão micigenar essa incompetente equipe!
Considero um ganho ao país, em que pese, o histerismo de alguns setores, a vinda do Guilherme Afif, pois , não podemos achar que quanto pior melhor! Que com sua simpatia, e capacidade de aglutinaçao,consiga implementar sua visão de redução de custos para o nosso povo, e, alavancar o grande patrimonio nacional, que são as pequenas e médias empresas!
Para encerrar, meu diário mestre, congratulo-me consigo pela excelente oportunidade que nos enseja, com essa desmistificação da temida Bolsa de Valores!
Que nosso Senhor o guarde e nos permita tê-lo sempre nas leituras iniciais de nossos dias,
Seu sincero amigo,

MARKITO DE SOUZA

Magalhães disse...

Muito agradecido sen-sei... jamais saberia os fundamentos dessa incapacidade e discrepâncias absurdas provocadas por incompetentes em seus postos! São verdadeiros britadores que reduzem tudo a pó... Não é novidade... o cachorro está morto e insistem ressuscitá-lo... Valores da Bolsa voltaram ao seu inicio 1994...

Concordo com o nosso gêmeo irmão: MARKITO DE SOUZA :

" Que nosso Senhor o guarde e nos permita tê-lo sempre nas leituras iniciais de nossos dias,
Seu sincero amigo,"
MARKITO DE SOUZA

Unknown disse...

Sakamori amigo
Utilizo o espaço para agradecer de coração a qualificação a mim atribuida acima,por BARCARENA EM FOCO, no tocante ao ser irmão gêmeo !
MENÇÃO JAMAIS OUVIDA MAS QUE MUITO ME AGRADA! RETRIBUO A IRMANDADE!
MARKITO DE SOUZA

sakamori10@gmail.com disse...

Aos amigos Markito e Magalhães,

Este espaço é destinado a troca de idéias, dentro e fora do tema. Único patrocinador é o Google que cede este espaço gratuitamente. Não há censura, nem da minha parte e nem da parte do patrocinador. Faça de conta que é a "boca maldita" de Curitiba, espaço para livre manifestação de idéias e pensamentos.

O convite é destinado a tantos quantos amigos que quiserem se manifestar, à favor ou contra as opiniões do autor e dos comentaristas.

Inconformada disse...

Concordo plenamente com seu comentário,amigo Sakamori!

Vivemos outros tempos, novos tempos, crescemos,evoluímos e nosso Brasil é um outro Brasil,que começou a crescer ordenadamente após a vitória sobre a Inflação,em 1994/95!

Tem-se que procurar novas maneiras de colocar o país nos trilhos de novo; ficaria ridículo vestirmos as mesmas roupas, com os mesmos modelos dos anos 90!

O difícil está aí!Este indefectível governo não escuta ninguém,não pára para observar comentários de economistas que, por não serem filiados à base aliada,passam por "inimigos do sistema! rsrs

Seria cômico se não fosse trágico!

Gde abç,
Zinha Bergamin (@Lelezinha_09)