sábado, 18 de maio de 2013

Bomba! JOSÉ SERRA Presidente 2014!


Hoje, dia 16, vai ocorrer em Brasília a convenção nacional do PSDB para escolha do presidente do partido.  Pelas notícias dadas no jornal Estado, o grupo do José Serra, vai integrar a chapa, afastando definitivamente a possibilidade da mudança do partido do ex-governador de São Paulo, José Serra.  Vejam a notícia e na sequência o meu comentário.

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), disse nesta quinta-feira, 16, que irá à convenção nacional do partido, no sábado (18) em Brasília, ao lado do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e do ex-governador José Serra, e que os paulistas estarão "muito bem representados" na nova executiva da sigla. Fonte: Estadão.

Comentário.

Venho apresentando neste blog algumas alternativas de candidatura de nomes expressivos na política brasileira para o posto máximo do Poder Executiva do País.  Já falamos da Dilma, do Lula, da Marina Silva, do Michel Temer, do Eduardo Campos e Geraldo Alckmin.  Continuarei, a minha análise sobre possíveis alternativas para as eleições de 2014.

As últimas movimentações articuladas pelo governador de São Paulo Geraldo Alckmin, a primeira constatação é de que José Serra vai permanecer no PSDB, contrariando expectativa de alguns analistas da sua saída do principal partido da oposição.  José Serra permanece no PSDB.  

Pela indicação dos nomes ligados ao ex-governador José Serra, praticamente descarta a sua postulação ao posto de presidência da República, pelo menos em 2014.  Governador Geraldo Alckmin, está a demonstrar, com este último gesto, de que será candidato à reeleição ao posto de governador do estado de São Paulo.  Após a publicação da matéria sobre sua possível candidatura à presidência em 2014, pude perceber a reação do povo paulista, da preferência da reeleição do Alckmin como governador de São Paulo.

Os nomes indicados pelo governador Geraldo Alckmin ao candidato à presidência do PSDB Aécio Neves, para compor a Executiva do PSDB, mostra claramente a intenção do José Serra em influir na escolha do candidato à presidência pelo seu partido.  São indicações do Alckmin, Mendes Thame, Alberto Goldman e Andrea Matarazzo, sendo que o primeiro nome para ocupar a Secretaria Geral do partido.  Secretaria geral é o cargo chave para articulações dos convencionais na escolha do candidato na convenção do partido no final do mês de junho de 2014.

A ocupação da Executiva Nacional pela tropa de choque do ex-governador de São Paulo, tudo leva a crer que ele, José Serra, será candidato à presidência da República em 2014, contrariando a expectativa da maioria dos polítocos dentro e fora do quadro partidário.  É um fato, novo.  Aécio Neves será presidente do PSDB, na convenção de hoje, mas não será escolhido como candidato à presidência da República pelos convencionais do partido se José Serra declarar-se como pretendente ao cargo.  

José Serra como candidato à presidência da República, embora não seja nome que me empolgue, pela sua personalidade conhecida por todos de ser extremamente individualista, ele tem a seu favor ser nome com forte raiz no estado de São Paulo, com 22% do colégio eleitoral do País.  Minas do Aécio representa 13% do colégio eleitoral.  Tem a seu favor, também, nome conhecido nacionalmente, por ter sido candidato à presidência, disputando com o Lula. 

José Serra tem ainda, como fiel escudeiro, o nome como do senador Aloysio Nunes, líder do PSDB no Senado, o que faz diferença a desfavor do Aécio Neves.  Sendo José Serra candidato à presidência da República, certamente, contará com o PSD do ex-prefeito Gilberto Kassab na aliança para eleições presidenciais.  Pode sair dobradinha PSDB/PSD em nível nacional.  Na aliança Gilberto Kassab poderá ser indicado como vice do Alckmin ou candidato ao Senado na aliança desenhada.  

Esta possibilidade não foi aventada por nenhum jornal de circulação nacional, mas é um fato importante a ser considerado.  Anotem no seus cadernos, que nos próximos dias, a mídia nacional vai falar muito sobre esta possibilidade.  Afirmo que esta matéria não se trata de informações privilegiadas, até porque, não tenho nenhum acesso aos bastidores do PSDB em nenhum nível.  Sigo apenas a lógica da política brasileira.  

PSDB poderá ter José Serra como candidato à presidência em 2014. 

Ossami Sakamori, 68, engenheiro civil, foi professor da UFPR, filiado ao PDT.  Twitter: @sakamori12

10 comentários:

Unknown disse...

Bom dia Amigo!
Sempre votei em Serra sou de SP, mas seu nome para Presidente seria uma péssima escolha, fadada a derrota certa, Serra esta desgastado em SP, apesar de ter eleitores fieis, e mais ainda a nível nacional,PSDB não pode cometer este erro, na minha opinião o melhor nome do PSDB para Presidente em 2014 seria Alvaro Dias,não descarto esta possibilidade ainda que remota. Para governador de SP Alckim é certo como você bem disse,concordo que Kassab pode mesmo ser o nome para Vice embora acho muito ruim para Alckim, poderia ser um nome menos polemico.Vamos acompanhar os próximos capítulos. Vou apoiar quem tiver a chance de derrotar o PT, desde que não seja Marina Silva.Neste caso anulo o voto!

sakamori10@gmail.com disse...

Prezada Marilsa,

Obrigado comentário. As matérias são para análise dos leitores. Não gosto do José Serra, pessoa, prepotente e individualista.

Quanto ao senador Álvaro Dias, é um nome a ser considerado. Ele é meu amigo. Não vejo chance no PSDB. Até 4 de outubro pode rolar muita coisa. Estou torcendo para ele, Álvaro Dias, mudar de mala e cuia para PDT.

Meu posicionamento e deste blog é contra candidatura da presidente Dilma e do presidente Lula, em qualquer posto executivo. Eles roubam muito.

Beijão!

Unknown disse...

Não gosto de Serra. Não sou PSDB, mas PT, Deus me livre!!! Alckmin seria a opção mais sensata. Serra é desagregador, não é um bom nome. Pelo visto, teremos uns vinte anos de PT no poder. Aí, eu não aguento... Ótima matéria.

Unknown disse...

BomDiaBoaTarde!!QuandoDisseOntemQSoube SoubeMesmo e nãoLiguei,DizemTantasCoisas!!!TemHorasQsouMesmoMeioDesligada...SouÁlvaroEnaoVejoOutraOpção...QueVençaOmelhor...ConfiandoQopovoDasBolsasEdemais"Coisitas"...ACORDE "DeusEscreveCERTOporLinhaTortas"... #Fé CellyMattos

Unknown disse...

ComSempreFaçoPostandoNasDiversasredes!!CellyMattos

Rosangela disse...

Amigo Ossami, muito me entristece a análise que você faz de Serra. Circulo nos bastidores do PSDB e sei que Serra reage ao boicote sangrento que seu próprio partido exerce há anos contra ele, além dos ataques da MÍDIA PETRALHA há décadas! SERRA É O ÚNICO QUE PETRALHAS TEMEM! É o único que pode - se Deus quiser! - chegar lá e botar a organização criminosa pra correr! Não é 'simpático' porque não transige, é exigente, vira noites trabalhando, sendo O POLÍTICO E ADMINISTRADOR MAIS COMPETENTE DO BRASIL! A maioria das ótimas ações deste país, estado e cidade são iniciativas de Serra! Enquanto Traecio Never vira noites em baladas, SERRA TRABALHA! SALVE SERRA, PRESIDENTE EM 2014! SERIA A MELHOR NOTÍCIA PARA ESTA NAÇÃO, TOMADA PELO CÂNCER DA QUADRILHA DE LULARÁPIO!

Eduardo Marinho disse...

Eu não gosto do Serra e assuno isso publicamente,mesmo sendo filiado ao PSDB. Discordo quase inteiramente de seu texto, a não ser quando diz que Serra não sai do partido, o que infelizmente eu concordo. Mas tudo foi perfeitamente negociado com a ala paulista para que o partido cedesse espaço a um mineiro, que comandará o partido a partir de hoje e será sim o candidato para 2014...e garanto, terá muito mais votos do que Serra,pois por mais que serristas o critiquem, nas eleições não terão opção contra o PT, somados os votos em quase totalidade de MG e muitos também do RJ, o que por sí só já o coloca em muito melhor situação do que Serra(que tem mais de 50% de rejeição entre os paulistanos)... Eduardo Marinho

Eduardo Marinho disse...

Hahaha...quem não se lembra da campanha de 2010, onde o próprio Serra rasgava elogios a Lula ao invés de defender legado de FHC....tenho que rir muito disso.

O ESCOLHIDO disse...

Sou Paraibano e Vejo que Aércio Neves Será o Nome para Presidente da República! Ademais; é o único; Acredito que tenha a Capacidade de Conglomerar em torno de sua Candidatura. Espero que o PSDB o Escolha e que Saiamos dessa Ditadura encapada em que vivemos, imposta pelo PT!! E QUE POSSAM COLOCAR O SENADOR CÁSSIO DA CUNHA LIMA COMO CANDIDATO É CLARO; O ÚNICO QUE PODE TIRAR O CANDIDATO DO PSB DO PALÁCIO DA REDENÇÃO! VALEU PELO ESPAÇO!

Unknown disse...

Nobre Samurai:
Para começar, bom dia!
Domingo, grande dia para você e todos que tem como eu, o discortínio de iniciar o dia lendo suas matérias!
Quanto ao tema !Não tenho a menor idéia do que ocorreu, ontem, aquí em Brasília, no que se refere ao PSDB !
Não me encanta e não me seduz, pois, como sua matéria, estamos camihando para novamente, ter o SERRA, como cabo eleitoral do PT !
Gostaria de saber, se verdade isso, de Serra candidato a Presidência, quem está levando vantagem nisso ?
Nao tenho nada com o PT, e muito menos com o PSDB, no entanto, exitem diferenças de niveis, de posturas, um mais discsreto que o outro, e, isso seria bom depois desse porre de governos sucessivos de PT !
Serei breve !
A se constatar o mencionado pelo amigo, já escolhi meu voto!
SOU EDUARDO CAMPOS, e fim !
Ao menos vamos mudar, e, por fim nessa legenda de apoio que se trasnformou o PSDB, quando o assunto é eleiçao presidencial!
Ficar brigando e gritando na Tribuna, não resolve os problemas nacionais, não nos tira dessa camisa de força, ou a alternativa, poderia a que você propoz, trazer o ALVARO para o PDT, e com o sul, efetuar uma reviravolta nos assuntos políticos deste país !
Não estaamos mais falando de partidos, estamos falando de Homens, que é o a grande falta deste país!
Bom dia !
MARKITO DE SOUZA